Educação Previdenciária de Qualidade

O que é o INSS Digital?

Entenda a nova forma da concessão de benefícios

O que é o INSS digital? Visualizando essa nova plataforma digital do INSS chegamos à conclusão que o órgão tem se mostrado cada vez mais moderno, para auxiliar de forma justa o cidadão brasileiro. Mas, o que é INSS digital?

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social apresentou algo novo ao cidadão. Um meio que agiliza os processos nas agências e reduz o tempo de espera nos atendimentos dos assegurados.

O que antes levava semanas, tanto para segurados quanto aposentados do INSS, hoje, estes observam seus processos durarem apenas poucos dias previstos.

Continue conosco e entenda melhor como funciona essa nova modalidade do INSS digital.

Afinal, o que é o INSS Digital?

O INSS Digital é um novo processo de atendimento com o fim de melhorar o fluxo dos processos do INSS aumentando assim a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

É digital porque se tornou eletrônico permitindo, por exemplo, que agendamentos, assim como concessões de benefício sejam realizados via Internet pelo segurado ou pela instituição que o representa.

O salário maternidade, por exemplo, é um benefício que já pode ser concedido de forma automática, através da internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Para isso basta acessar o site Meu INSS e fazer o pedido, ou ligar no telefone 135.

Se você quiser mais informações sobre como dar entrada no Salário Maternidade pela internet, criamos um artigo exclusivo sobre o tema, que poderá ser acessado aqui.

O que antes exigia a presença física do cidadão no brasileiro na agência mais próxima, gerando filas e lotação, com o INSS digital a garantia é que o segurado possa receber o mesmo atendimento tendo acesso a serviços diversos sem sair de casa.

Todos os canais vêm sendo digitalizados e através do INSS Digital, contribuintes podem encaminhar documentos para análise de forma digital e fazer requisições de benefícios previdenciários.

Com essa iniciativa não é mais necessário esperar horas em uma agência esperando por atendimento, nem mesmo esperar dias para oficializar a solicitação e mesmo ligar a todo instante para saber a respeito de um processo.
INSS pela internet
INSS Digital: Plataforma já é realidade na internet

Mas, como envio minha documentação do INSS pela internet?

Antes de enviar sua documentação você precisa saber que a plataforma INSS Digital se disponibiliza devido a um acordo de cooperação técnica. Sendo assim, é importante mencionar que:

Empresas, cooperativas, órgãos públicos e sindicatos podem representar trabalhadores e encaminhar documentações pertinentes a seus colaboradores de forma digital.

 Por enquanto, os requerimentos de benefício junto ao INSS podem ser feito através desse acordo de cooperação. Trazendo essa comodidade ao trabalhador impossibilitado de ir a uma agência sem precisar ausentar-se do trabalho.

Neste caso, não há preocupação da parte do colaborador. As entidades que o representam terão a responsabilidade de cuidar do envio de seus documentos.

Elas poderão dar entrada em diversos tipos de benefícios, como salário maternidade, por exemplo, ou mesmo pensão por morte, aposentadoria e revisões de benefício.

No entanto, existem casos em que segurados não estão ligados a uma empresa. Estes também podem enviar seus documentos via internet para um servidor direto da Previdência Social para que a mesma faça a análise.

Trabalhadores rurais são representados automaticamente pelo seu sindicato rural no INSS Digital. Enquanto trabalhadores autônomos precisarão continuar comparecendo pessoalmente a uma agência.

como funciona o INSS digital
INSS digital

Procedimentos do INSS pela Internet

Antes de comparecer pessoalmente em uma agência do INSS, procure se informar se o serviço não pode ser feito pela internet ou se precisa de agendamento para fazer o mesmo.

A cada dia, o INSS está reduzindo mais e mais os serviços que são realizados diretamente as Agências, devido a enorme falta de servidores que o órgão possui. Assim, para você não perder a sua viagem, é fundamental saber se realmente é preciso fazer o serviço pessoalmente no INSS.

Atualmente, grande parte dos extratos e certidões emitidas pelo INSS estão sendo disponibilizadas pelo site Meu Inss, como por exemplo:

  • Extrato de Benefícios
  • Extratos de Empréstimos Consignados
  • Resultado de benefício
  • Resultado de Perícia
  • Certidão Negativa de Benefício.

Exitem ainda os serviços que precisam ser agendados antes de comparecer à uma Agência. Entre eles podemos citar:

Cadastrar Procuração para Receber o Benefício

Fazer a Transferência do Benefício de uma cidade para outra (TBM)

Mudar o benefício de Conta Corrente para Cartão Magnético e virce-e-versa

Como cooperar com o INSS Digital?

Instituições interessadas neste novo modelo digital precisam procurar uma agência do INSS e direcionar-se ao gerente da mesma. Somente assim será possível formalizar qualquer acordo de cooperação.

Mais informações a respeito do INSS digital podem ser encontradas no site oficial (www.previdencia.gov.br) ou mesmo pelo contato telefônico para a Central 135.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.