O que é o INSS Digital?

Entenda a nova forma da concessão de benefícios

12

O que é o INSS digital? Visualizando essa nova plataforma digital do INSS chegamos à conclusão que o órgão tem se mostrado cada vez mais moderno, para auxiliar de forma justa o cidadão brasileiro. Mas, o que é INSS digital?

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social apresentou algo novo ao cidadão. Um meio que agiliza os processos nas agências e reduz o tempo de espera nos atendimentos dos assegurados.

O que antes levava semanas, tanto para segurados quanto aposentados do INSS, hoje, estes observam seus processos durarem apenas poucos dias previstos.

Continue conosco e entenda melhor como funciona essa nova modalidade do INSS digital.

Afinal, o que é o INSS Digital?

O INSS Digital é um novo processo de atendimento com o fim de melhorar o fluxo dos processos do INSS aumentando assim a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

É digital porque se tornou eletrônico permitindo, por exemplo, que agendamentos, assim como concessões de benefício sejam realizados via Internet pelo segurado ou pela instituição que o representa.

O salário maternidade, por exemplo, é um benefício que já pode ser concedido de forma automática, através da internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Para isso basta acessar o site Meu INSS e fazer o pedido, ou ligar no telefone 135.

Se você quiser mais informações sobre como dar entrada no Salário Maternidade pela internet, criamos um artigo exclusivo sobre o tema, que poderá ser acessado aqui.

O que antes exigia a presença física do cidadão no brasileiro na agência mais próxima, gerando filas e lotação, com o INSS digital a garantia é que o segurado possa receber o mesmo atendimento tendo acesso a serviços diversos sem sair de casa.

Todos os canais vêm sendo digitalizados e através do INSS Digital, contribuintes podem encaminhar documentos para análise de forma digital e fazer requisições de benefícios previdenciários.

Com essa iniciativa não é mais necessário esperar horas em uma agência esperando por atendimento, nem mesmo esperar dias para oficializar a solicitação e mesmo ligar a todo instante para saber a respeito de um processo.
INSS pela internet
INSS Digital: Plataforma já é realidade na internet

Mas, como envio minha documentação do INSS pela internet?

Antes de enviar sua documentação você precisa saber que a plataforma INSS Digital se disponibiliza devido a um acordo de cooperação técnica. Sendo assim, é importante mencionar que:

Empresas, cooperativas, órgãos públicos e sindicatos podem representar trabalhadores e encaminhar documentações pertinentes a seus colaboradores de forma digital.

 Por enquanto, os requerimentos de benefício junto ao INSS podem ser feito através desse acordo de cooperação. Trazendo essa comodidade ao trabalhador impossibilitado de ir a uma agência sem precisar ausentar-se do trabalho.

Neste caso, não há preocupação da parte do colaborador. As entidades que o representam terão a responsabilidade de cuidar do envio de seus documentos.

Elas poderão dar entrada em diversos tipos de benefícios, como salário maternidade, por exemplo, ou mesmo pensão por morte, aposentadoria e revisões de benefício.

No entanto, existem casos em que segurados não estão ligados a uma empresa. Estes também podem enviar seus documentos via internet para um servidor direto da Previdência Social para que a mesma faça a análise.

Trabalhadores rurais são representados automaticamente pelo seu sindicato rural no INSS Digital. Enquanto trabalhadores autônomos precisarão continuar comparecendo pessoalmente a uma agência.

como funciona o INSS digital
INSS digital

Procedimentos do INSS pela Internet

Antes de comparecer pessoalmente em uma agência do INSS, procure se informar se o serviço não pode ser feito pela internet ou se precisa de agendamento para fazer o mesmo.

A cada dia, o INSS está reduzindo mais e mais os serviços que são realizados diretamente as Agências, devido a enorme falta de servidores que o órgão possui. Assim, para você não perder a sua viagem, é fundamental saber se realmente é preciso fazer o serviço pessoalmente no INSS.

Atualmente, grande parte dos extratos e certidões emitidas pelo INSS estão sendo disponibilizadas pelo site Meu Inss, como por exemplo:

Existem ainda outros serviços que devem ser feito totalmente online, como por exemplo:

Cadastrar Procuração para Receber o Benefício

Fazer a Transferência do Benefício de uma cidade para outra (TBM)

Mudar o benefício de Conta Corrente para Cartão Magnético e virce-e-versa

Após solicitar o serviço na internet, se for necessário o comparecimento do segurado em uma agência, este será convodado através de uma notificação de exigência.

Mas são poucas as situações que necessitam do comparecimento pessoal em um posto, portanto, fique atento e não perca a sua viagem!

Como cooperar com o INSS Digital?

Instituições interessadas neste novo modelo digital precisam procurar uma agência do INSS e direcionar-se ao gerente da mesma. Somente assim será possível formalizar qualquer acordo de cooperação.

Mais informações a respeito do INSS digital podem ser encontradas no site oficial (www.previdencia.gov.br) ou mesmo pelo contato telefônico para a Central 135.

12 Comentários
  1. Andressa Tamires Diz

    Oi quero saber se é muito demorado mesmo pra eu no caso receber meu salario maternida foi consedido como rural mas já faz uns dois anos eu acho e até agora ñ recebi nada será q devo ir atrás de algum jeito ou espero mais prq tenho um papel q diz q me foi consedido agr ñ sei oq faço alguma dica ???

    1. benjamin Diz

      Andressa,
      No seu caso, o melhor a ser feito é ir pessoalmente em uma Agência do INSS com todos os seus documentos em maõs para saber o que aconteceu. Caso o seu benefício tenha sido negado, você poderá entrar com recurso. Veja aqui como recorrer: https://previdenciasimples.com/como-entrar-com-recurso-no-inss/

  2. João Batista Ferreira Souza da Silva Diz

    Sou servidor público federal, estou com 54 anos, faço 55 anos em abril, tenho 38 anos de contribuição somando os anos dos empregos da iniciativa privada com as da estatal. Pergunto-lhes tenho direito a me aposentar, ainda este ano?

    1. benjamin Diz

      João,
      Servidor público federal tem uma exigência de idade: 60 anos para se aposentar.Veja os detalhes aqui:
      https://previdenciasimples.com/aposentadoria-do-servidor-publico-federal/

  3. Rosinete Diz

    Qual documento necessário pra apresentar no inss pra salario materno rural ja trabalhei de carteira assinada em 2014 tem algum problema eu dar entrada em um salario materno de uma criança que nasceu em 2018

    1. benjamin Diz

      Sobre Salário maternidade rural, veja aqui:
      https://previdenciasimples.com/salario-maternidade-rural/

  4. Maria irisnalva da Silva lima Diz

    Boa tarde dei entrada na pensão por morte rural dia 10 /04/2019 até agora Nada quantos dias agente sabe do resultado

    1. Benjamin Francisco Diz

      Impossível saber ao certo quanto tempo demora, pois a depender da região, pode demorar de 3 meses a um ano.

    2. Viliane Diz

      Olá dei entrada ao meu salario maternidade como agricultora dei entrada no dia 11/01/2019, mais até agora não consegui receber sempre que ligo falam que esta em analise. O que devo fazer? Pois estou precisando do meu beneficio .

      1. Benjamin Francisco Diz
  5. Raimunda dos Santos Feitosa Diz

    quero saber o que devo fazer dei entrada no meu salário maternidade rural no dia 28 08 2019 e ater agora está em análise o que devo fazer por que eu preciso muito

    1. Benjamin Francisco Diz

      Raimunda,
      Ainda está no prazo para o INSS analisar o seu pedido. Então você só precisa aguardar mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações