Educação Previdenciária de Qualidade

Cadastrar Procuração no INSS

Cadastrar Procuração no INSS é algo relativamente simples. Mas sabemos que muitas pessoas não sabem como Cadastrar  procuração no INSS para os mais diversos procedimentos.

Assim, com o objetivo de orientar e auxiliar essas pessoas, decidimos escrever este artigo. 

Muitas vezes, os segurados do INSS não podem se deslocar a uma agência  para requerer o seu benefício.

Outras vezes, um segurado que já recebe benefício não está em condições de ir pessoalmente a uma agência bancária para receber o seu pagamento.

Nestas situações, o INSS permite que seja realizado o cadastramento de uma procuração, nomeando uma outra pessoa para praticar os atos.

Entendam que as duas situações descritas acima vão requerer procedimentos diferentes, por isso vamos tratá-las uma de cada vez.

Atenção: a procuração é apenas para casos em que a pessoa titular do benefício está consciente, em pleno uso de suas faculdades mentais e podendo se expressar normalmente.

Para os casos em que a pessoa não tem discernimento ou que por algum motivo não está em condições de se expressar poderá ser um caso para cadastramento de Curatela. Se este for o caso, leia este artigo aqui que está explicando qual o procedimento a ser feito nesses casos.

 Cadastrar Procuração no INSS para Requerimento de Benefício 

Para os casos em que a pessoa ainda vai requerer um benefício, como Aposentadoria, Salário Maternidade ou qualquer outro, mas está impossibilitada de ir pessoalmente em uma agência do INSS para fazer tal procedimento, ela poderá designar um procurador que poderá fazer tal requerimento por ela.

Cabe frisar que o instrumento de mandato (procuração) poderá ser público ou particular, preferencialmente preenchido num modelo disponibilizado pelo próprio INSS, que você poderá baixar aqui.

Lembrando que o instrumento particular é aquele feito pela própria pessoa, sem a necessidade de fazer no cartório, e o público é a procuração obrigatoriamente feita em cartório.

Na hipótese de um dos interessados (procurador ou quem está passando a procuração) forem analfabetos, obrigatoriamente a procuração vai precisar ser feita em cartório (pública).

Se os dois assinarem, poderá ser usado o modelo disponibilizado pelo INSS, devidamente preenchido. Todas as pessoas capazes, no gozo dos direitos civis, são aptas para outorgar ou receber mandato, excetuando-se:

I – os incapazes para os atos da vida civil, ressalvado o menor entre dezesseis e dezoito anos não emancipado, que poderá ser apenas o outorgado (procurador). 

II – os servidores públicos civis e militares em atividade somente poderão representar o cônjuge, o companheiro e/ou parentes até o segundo grau, observado que, em relação aos de primeiro grau, será permitida a representação múltipla.  Lembrando que são parentes em primeiro grau os pais e os filhos e, em segundo grau, os netos, os avós e os irmãos.

CADASTRAR PROCURAÇÃO 2

Nos instrumentos de mandato público ou particular deverão constar os seguintes dados de quem está passando e de quem está recebendo o mandado de procuração, conforme modelo de procuração:

I – identificação e qualificação do outorgante e do outorgado;

II – endereço completo;

III – objetivo da outorga;

IV – designação e a extensão dos poderes;

V – data e indicação da localidade de sua emissão;

VI – informação de viagem ao exterior, quando for o caso; e

VII – indicação do período de ausência quando inferior a doze meses, que servirá como prazo de validade da procuração. 

A procuração outorgada no exterior, para produzir efeito junto ao INSS, deverá ser legalizada na Repartição Consular Brasileira no país onde o documento foi emitido, exceto para os países:

I – França, que será dispensada a legalização ou qualquer formalidade análoga, conforme o disposto no artigo 23 do Decreto n° 3.598, de 12 de setembro de 2000; e

II – Argentina, que será legalizada apenas pelo respectivo Ministério das Relações Exteriores, não havendo necessidade de ser submetida à legalização consular, conforme Acordo sobre Simplificação de Legalizações em Documentos Públicos, publicado no DOU nº 77, de 23 de abril de 2004.

A procuração emitida em idioma estrangeiro, particular ou pública, será acompanhada da respectiva tradução por tradutor público juramentado.  

A procuração deverá ser apresentada no início do atendimento e, quando formalizado processo, será anexada aos autos acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador. 

Será exigida a apresentação do documento de identificação do outorgante (de quem está passando a procuração) quando a procuração for particular sem firma reconhecida ou  houver divergência de dados cadastrais entre o CNIS e a procuração.

Quando se tratar de procuração pública com amplos poderes, deverá ser anexado ao processo cópia autenticada por servidor, sendo o original restituído ao interessado.

Devemos ter atenção, pois este caso trata-se somente de procuração para o requerimento do benefício. Essa procuração não vai permitir que a pessoa que deu entrada receba os valores do benefício no banco, caso este seja concedido. Para isso vamos tratar agora, no próximo tópico:

CADASTRAR PROCURAÇÃO
Cadastrar Procuração no INSS

 CADASTRAR PROCURAÇÃO PARA RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO NO BANCO

 Para recebimento do benefício, o titular poderá ser representado por procurador que apresente mandato com poderes específicos nos casos de:

I – ausência;

II – moléstia contagiosa; 

III – impossibilidade de locomoção (comprovado através de atestado médico)

Isto que dizer que, se o segurado pode ir pessoalmente ao banco para receber o seu benefício e fazer a prova de vida, o INSS não permitirá o cadastramento de procuração.

Só mesmo se a pessoa comprovar através de atestado médico que tem dificuldades de se locomover (andar), seja pela idade ou por alguma doença. 

Para o cadastramento da procuração deverá ser observado que a comprovação da ausência será feita mediante declaração escrita do outorgante contendo se a viagem é dentro país ou exterior e o período de ausência, que poderá ser suprida no preenchimento da procuração fornecida pelo próprio INSS , sendo nos casos em que o titular já estiver no exterior, apresentar o atestado de vida (prazo de validade de 90 dias a partir da data de sua expedição) legalizado pela autoridade brasileira competente.

É importante frisar que se o segurado vai viajar para dentro do país e ficar um tempo mais longo, é mais interessante pedir a transferência do benefício para o lugar onde ele vai ficar durante esse tempo.

Para isso, basta se dirigir com os seus documentos pessoais e comprovante de residência do lugar onde ele ficará e solicitar a transferência do seu benefício. A transferência deverá se solicitada na Agência do INSS mais próxima do lugar onde ele for ficar. Para saber mais sobre como transferir o seu benefício, veja aqui o artigo.

a procuração outorgada por motivo de moléstia contagiosa será acompanhada de atestado médico que comprove tal situação. A procuração outorgada por motivo de impossibilidade de locomoção será acompanhada de atestado médico que comprove tal situação ou, se for o caso, atestado de recolhimento à prisão, emitido por autoridade competente, nos casos de privação de liberdade, ou ainda declaração de internação em casa de recuperação de dependentes químicos, quando for o caso.

Importante você saber que o cadastramento e renovação de procuração no INSS para receber o benefício agora tem que ser agendado. Por isso, não perca seu tempo. Antes de ir ao INSS com os documentos, entre no site e faça um agendamento. 

É só esoclher a opção: cadastrar ou renovar procuração e pronto! No dia marcado compareça na Agência que você escolheu com todos os documentos necessários.

Atenção: Os documentos que acompanham a procuração, no caso o atestado médico, atestado de recolhimento à prisão ou de internação, deverão ser emitidos há, no máximo, trinta dias da data de solicitação de inclusão do procurador.

 Os efeitos da procuração cadastrada para recebimento de benefícios vigoram por até doze meses, podendo ser renovados dentro do prazo estabelecido, mediante comparecimento do procurador para firmar novo termo de compromisso e, conforme o caso, apresentação do atestado médico ou dos demais documentos que comprovem a permanência da situação de impossibilidade de locomoção. 

Uma dica importante: quando forem cadastrar procuração no INSS levem os originais e cópias do documento de Identificação do Procurador e do interessado. Não precisa levar a pessoa que está passando a procuração.

 Outra dica importante: os documentos de identificação devem estar válidos, em condições razoáveis e não muito antigos, caso contrário o INSS poderá se recusar a realizar o procedimento.

O objetivo do site Previdenciasimples é sempre levar informação de qualidade até você. Leia nosso artigos e fique por dentro dos procedimentos do INSS e da Previdência Social.

O procedimento de procuração está regulamentado pela Instrução Normativa Nº 77 do INSS, em seus artigos 498 a 510. Caso você queira conferi-la pode clicar aqui.

você pode gostar também
250 Comentários
  1. Sonia Diz

    Boa Tarde ,Me desculpe mas nao entendi direito ,Peço orientaçao por favor.Meu pai e idoso , está acamado e com confusao mental desde 01/2016. Como devo proceder p/ receber o beneficio dele no banco?Tenho que ir no Inss ou no cartótio?

    Grata Sonia

    1. benjamin Diz

      Se o seu pai conseguir assinar, preencha a procuração disponibilizada pelo INSS (nesta postagem tem o link). Junte um atestado médico que comprove a situação dele de não poder se locomover. Aí é só levar ao INSS a procuração preenchida, o atestado e os documentos seu e dele. Caso ele não assine é o mesmo procedimento, mas a procuração tem que ser feita em cartório. O atestado médico é sempre necessário, mesmo com a procuração do cartório. Se ficou alguma dúvida pode perguntar de novo que eu vou tentar esclarecer.

      1. Raquel Diz

        Boa noite! Minha irmã está presa,e precisa comprova vida no banco ela fez uma procuração em meu nome, uma está escrito com punho e outra digitado. Liguei na previdência eles disseram pra mim ir no banco o benefício dela não caiu esse me ajudem por favor o que fazer?

        1. benjamin Diz

          Raquel,

          Compareça na agência do INSS onde está mantido o benefício de sua irmã com a procuração, um documento emitido pelo lugar onde ele está presa atestando essa situação e os documentos pessoais seu e dela. Lá você vai cadastrar a procuração e só depois vai ao banco para fazer a prova de vida e liberar o pagamento.

    2. Paulo Diz

      Primeiro você vai no cartório com toda sua documentação e os de seu pai.Depois de feito a procuração vai a agencia do inss com essa procuração para você ser cadastrada como procuradora para ficar recebendo.

    3. lucilio Diz

      afinal de contas esta procuraçao para uma pessoa que esta com problemas de saude precisa ir ao cartorio ou simplesmente preencher a
      procuraçao que que tem no portal da previdencia levar os documentos com o atestado medico

      1. benjamin Diz

        Lucilo

        Se a pessoa que vai passar a procuração for alfabetizada e conseguir assinar poderá ser preenchido apenas o formulário constante no site do INSS. A procuração pública é para quem não sabe ou está impedido de assinar por algum motivo.

        1. Claudia Diz

          Como faço uma procuração publica para receber o benefício de minha mãe, pois ela fez a cirurgia a tempos nas vista e hj ela não consegui escrever e nem + se locomover como poço fazer

          1. benjamin Diz

            Procure o cartório ou tabelião da sua cidade.

  2. marizi Barreto doria Diz

    estou no exterior e ja tirei a Prova de vida no consulada, agora tenho que fazer uma procuração pra meu irmão levar o Atestado de Vida ao inss no Brasil, pra eles liberaram meu benefício, me Oriente como faço a procuração! agradeço muito.
    Marido Barreto

    1. benjamin Diz

      Marizi,

      Caso você tenha firma reconhecida em algum cartório do Brasil, sugiro que você preencha o modelo disponibilizado pelo INSS que pode ser baixado ( no texto deste artigo tem o link) e mande para o seu irmão assinar e reconhecer a firma da sua assinatura, sendo que todos os campos deveram ser preenchidos corretamente.

      Caso não tenha firma reconhecida em Cartório no Brasil, vai ter que procurar um Cartório no país onde está residindo e emitir uma procuração lá, levando depois esse documento na repartição consular brasileira para legalização desse documento, sendo que a procuração emitida em idioma estrangeiro deverá ser acompanhada da respectiva tradução por tradutor público juramentado (sobre isso a repartição consular poderá lhe orientar).

  3. Tatiane Ferreira Aguiar Diz

    aonde encontro o formulário da procuração ?
    e o atestado pode ser do posto de saúde da vila ou NO HC de londrina em que ela faz acompanhamento do neuro em cada 6 meses.

    1. benjamin Diz

      Tatiane,
      Neste post tem diversos links com o formulário da Procuração. É só clicar em um deles. Quanto ao atestado, pode ser de qualquer médico, desde que conste que a pessoa está impossibilitada ou com dificuldade de se locomover.

      1. Tatiane Ferreira Aguiar Diz

        Te agradeço pela informação.

      2. Tatiane Ferreira Aguiar Diz

        SO MAIS UMA PERGUNTA DEPOIS DE BAIXADO O FORMULÁRIO TENHO QUE PREENCHER A CANETA OU DIGITADO? E TENHO QU RECONHECER CARTORIO TAMBEM?E QUAL ESPAÇO DO FORMULARIO O ESPAÇO ESP/NB QUE SIGNIFICA?

        1. benjamin Diz

          Tatiane,

          Pode ser à caneta ou digitado. O que ficar melhor para você. Não precisa reconhecer em cartório, é só levar os originais dos documentos para o servidor do INSS conferir a assinatura. O espaço NB / Espécie é sobre o número do benefício e a espécie. Pode deixar em Branco que o INSS preenche.

  4. glaciel Diz

    cadastrei uma procuracao pra receber o salario do meu tio,so que quando fui ao banco nao tava constando e ja fazia 15 dias que eu tinha ido ao inss, o que sera que houve?

    1. benjamin Diz

      Glaciel,

      Só mesmo na agência do INSS onde você cadastrou essa procuração para saber o que pode ter acontecido.

  5. Vânia Diz

    Minha mãe é cadeirante,e gostaria de saber então se com o atestado médico e os documentos pessoais dela,eu mesmo consigo pedir a procuração sem ter que leva-lá ao inss?

    1. benjamin Diz

      Isso mesmo Vânia. Só é necessário levar os documentos e atestado médico. Não precisa levar ela não.

  6. Orlando de O. Silva Diz

    Depois de cadastrado a procuração, como eu receberei o beneficio.

    1. benjamin Diz

      Orlando,

      É só se dirigir a agência bancária onde o titular recebe o benefício. Seu nome já vai constar no sistema do Banco. Você poderá renovar a senha e fazer prova de vida. Quando tiver o cartão do benefício poderá receber em qualquer Agência do Banco.

  7. hugues j adam Diz

    Ola,

    Eu tenh um procuração publica feita no cartorio e meu pai mora no exterior. Pode ser usado?Se for, eu posso inserir ele no beneficio dele?

    att,

    hugues

    1. benjamin Diz

      Hughes,

      É necessário que seja analisado o conteúdo desta procuração, bem como, a situação de comprovação de vida do seu pai junto ao INSS. Para isso será necessário que você vá pessoalmente em uma Agência do INSS e procure se informar.

  8. marcos sousa Diz

    muito bom os esclarecimentos foi muito útil obrigado

  9. Rosa Diz

    Bom dia. Sou procuradora da minha mãe para receber benefício por ela (com procuração registrada no INSS), pois ela tem dificuldade de locomoção. Todo final de ano tenho que revalidar essa procuração e levar laudo médico e documentos. Eu tentei agendar pela internet mas não tem nenhuma opção para esse serviço.O atendente do 135 disse que não precisa agendar esse serviço, mas tenho receio de chegar sem agendamento e não ser atendida. O que fazer? No ano passado agendei o serviço errado, mas mesmo assim fui atendida. Obrigada

    1. benjamin Diz

      Rosa,
      Atualmente não existe opção para agendar renovação de procuração. Pode ir sem agendamento que você vai ser atendida.

      1. Rosa Diz

        Vou tentar então. Muito obrigada!

  10. Orlando de O. Silva Diz

    Olá. Queria saber o devo fazer, pois sou procurador de um senhor, que acabou falecendo 4 dias apos eu ter recebido seu beneficio. De já agradeço.

    1. benjamin Diz

      Orlando,

      Você deverá procurar um cartório para que seja emitida a CERTIDÃO DE ÓBITO do falecido. Com a emissão deste documento, o INSS é avisado automaticamente sobre o óbito pelo cartório e dá baixa no benefício, sem a necessidade de você ir até uma agência. Importante frisar que em nenhuma situação é permitido o saque do benefício após o óbito do titular, prática configurada como crime de estelionato contra o INSS.

  11. joao elisio Diz

    como posso cadastrar uma procuraçao publica no inss preciso agendar

    1. benjamin Diz

      João,

      Não é necessário agendamento. Mas leve originais e cópias dos documentos e atestado médico.

  12. MOISÉS DA SILVA Diz

    Como posso comprovar junto ao INSS que trabalhei na zona rural desde 12 anos de idade(1978) ate 18/09/1987 quando teve meu primeiro registro em carteira profissional, tempo este para uso na aposentadoria, existe formulário padrão e quais os documentos necessários(sendo que neste período era dependente do meu pai, que pagava as contribuições mensais do sindicato trabalhadores rurais)

    1. benjamin Diz

      Moisés,

      Você poderá comprovar através de Declaração do Sindicato e documentos da época em nome do seu pai.

      1. MOISÉS DA SILVA Diz

        Obrigado pelos esclarecimentos.

  13. Luana de Oliveira Soares Diz

    Bom dia
    Está acontecendo um problema com minha vó também!
    Ela recebe um benefício por morte do meu avô. Mas no início desse mês a senha venceu, e quando fomos renovar o Banco do Brasil nos disse que o novo cartão estava pronto, mas não dia ser liberado porque ela precisa ter um procurador,apenas porque é analfabeta…
    Fomos no Cartório, fizemos as procurações e quando fomos apresentar no INSS, a instituição não aceitou me cadastrar como procuradora da minha vó porque ela não tem problema nenhum de saúde e goza de plenas faculdades mentais. E agora? Minha vó está sem receber porque o Banco do Brasil precisa que eu esteja como procuradora e o INSS não me aceita cadastrar pq minha vó não tem impossibilidade alguma….

    Eu já fui inúmeras vezes nas instituições para resolver esse problema. Já tá causando constrangimento e eu não tenho nenhuma noção de como resolver esse problema. E minha vó precisa desse benefício!

    1. benjamin Diz

      Luana,

      Faça uma reclamação na OUVIDORIA do Banco do Brasil. Eles não podem exigir uma procuração da sua avó. Eles fazem isso pra ela abrir uma conta corrente. Não aceite isso. Você também pode dar uma queixa no ministério público da sua cidade.

  14. Cleudiana Diz

    Olá bom dia, minha mãe vai viajar e me deixou como procuradora de um dos seus beneficios, o outro ela leva. Gostaria de saber como faço para proceder o cadastramento da procuração junto ao INSS? Levo somente a procuração com os documentos e cópias de ambos ou tem mais aglum a levar por ela ir viajar?

    1. benjamin Diz

      Cleudiana,
      Se possível, leve a passagem comprovando que a sua mãe vai viajar, e o formulário de procuração já preenchido. O formulário você encontra nesta postagem aí acima.

  15. Viviane Diz

    Bom dia! Minha mãe tem os 15 anos contribuídos para o requerimento por idade, porém, todas as vezes que entrou com recurso, foi indeferido, e não consta o motivo. Neste caso, qual seria o tipo de procuração que o advogado irá lhe solicitar para requerimento do beneficio? Porque as opções no motivo desta procuração que está no artigo (incapaz, exterior…) não corresponde ao caso dela. Neste caso, o advogado vai solicitar só uma procuração para requerer o beneficio, ou vai solicitar algum outro tipo de procuração para ela também? Grata.

    1. benjamin Diz

      Viviane

      O próprio advogado já tem modelo de procuração específica.Não precisa se preocupar com isso.

      1. Viviane Diz

        Obrigada pela atenção, é que se tratando de procuração, todo cuidado é pouco né…

  16. Margarete Diz

    Boa noite, minha sogra receber dois benefícios (o dela e pensão morte do marido)esses benefícios é creditado na conta corrente do banco dela. Hoje descobrir que o beneficio pensão de morte não é depositado desde abril/2016, e não recebemos qualquer aviso desse bloqueio. Entramos em contato com o INSS e disseram que ela tem que fazer PAB (pagamento alternativo benefício)na agencia INSS, só que ela tem 92 anos anda com dificuldade, ela só consegue fazer a prova de vida pois o banco é perto de casa. Que tipo de procuração devo fazer nesse caso.Grata

    1. benjamin Diz

      Margarete,

      Você deve fazer uma procuração para recebimento de benefícios e levar junto com um atestado médico que confirme a dificuldade de andar da sua sogra. O modelo tem aí em cima na postagem. Se ela não assinar, vai ter que fazer uma procuração pública em cartório.

  17. Claudia Diz

    Boa noite, meu benefício está vinculado à uma conta poupança no Itaú, e qdo consulto o Extrato de Pagamento, no site da Previdência ele está disponivel a parir de hoje, mas nao foi creditado na conta. Minha mãe ligou no INSS e informaram que seria falta de atestado de vida. Isso deve ser feito na agência do Itaú. Estou morando no exterior, e já me informei de ir até o Consulado e emitir um atestado de vida e uma procuração de pelos e totais poderes para meu pai. Eu enviando esses dois documentos e consegue resolver por mim esse problema. Obrigada

    1. benjamin Diz

      Claudia

      Acredito que com esses dois documentos vocês consigam resolver essa situação sim.

  18. Sergio Camargo Diz

    vou cadastrar a procuração de minha mãe juntos ao inss por problemas de locomoção estou levando a procuração e copia, rg meu e dela copia e original comprovante de residencia copia e original preciso levar os cartoes de recebimentos do inss tambem

    obrigado

    1. benjamin Diz

      Os cartões não precisa. Precisa de atestado médico comprovando a incapacidade de locomoção.

  19. Edilberto Tadeu Diz

    Minha mãe está cega devido glaucoma,tem também Alzheimer, tem 82 anos ela recebe pensão por invalidez, como devo proceder pois fui ao banco onde a mesma recebe o benefício, e me orientaram a ir no inss, para pedir uma procuração, como devo proceder primeiramente e quais dos documentos necessários para tal procuração.

    1. benjamin Diz

      Edilberto

      ANTES de ir ao INSS providencie uma procuração pública e um atestado médico constando que a sua mãe não tem condições de se locomover. Depois vá ao INSS e faça o cadastro procuração.

  20. Maria Diz

    Estou no exterior e preciso que meu filho no Brasil seja meu procurador no inss, posso fazer uma procuração no consulado brasileiro daqui pra ele? Só com essa procuração ele consegue se cadastrar como meu procurador?

    1. benjamin Diz

      Maria,

      Além da procuração feita no consulado, você deverá preencher o formulário de cadastramento da procuração constante neste post indicado o motivo de sua ausência no país. Deverá também providenciar cópias autenticadas dos seus documentos de identificação. De posse destes documentos, acredito que o seu filho consiga cadastrar a procuração na agência onde está mantido o seu benefício.

  21. Edilberto Tadeu Diz

    Me tire somente uma dúvida de posse da procuração pública e do atestado médico, minha mãe tem que ir também no inss, para cadastro procuração.

    1. benjamin Diz

      Edilberto,

      Não precisa da presença de sua mãe.

  22. Evandro Diz

    Bom dia!
    Meu tem Alzheimer e reisde em um clínica especializada!
    Ele ainda anda, mas não entende quase nada. Ele recebe aposentadoria pelo banco em uma conta corrente e estão pedindo a prova de vida.
    Está correndo um processo de interdição do meu pai pela doença e eu sou o Curador provisoriamente, até finalizar o processo. Não temos o cartão de débito e senha do banco. Mas ele recebe normalmente e fazemos a retirada pela internet. Por favor, Qual a melhor maneira de realizar a prova de vida do mei pai ?
    Obrigado!

    1. benjamin Diz

      Evandro,

      Se você é curador provisório, vá até a agência do INSS onde o benefício do seu pai está mantido, leve seus documentos e o dele, o termo de curatela atualizado que o INSS vai cadastrar você como responsável pelo benefício. Desta forma, é você mesmo quem fará a comprovação de vida do seu pai.

      1. Evandro Diz

        Por favor, preciso ir no inns cadastrado ou qquer agencia do inss, pois não sei qual é?

        Outra dúvida, faço a prova de vida no inss e depois no banco?

        Com isso aposentadoria do meu pai continuará no nome dele e na conta dele do banco,certo?

        Muito obrigado!

        1. benjamin Diz

          Evandro,

          Para cadastrar procuração tem que ser na agência onde o benefício do seu pai está mantido. Normalmente é o mais próximo do endereço dele. Se não for, lá eles vão informar. Você primeiro cadastra a procuração no INSS e depois faz o reconhecimento de vida no Banco.

  23. Glaucia Diz

    Bom dia
    Estou no exterior e minha cunhada q tem minha procuração não conseguiu se cadastrar no INSS p fazer minha prova de vida ! O q tenho q fazer?

  24. marcos Diz

    Sou curador da minha irmã que é deficiente mental e está internada em um hospital ela é pensionista, sua pensão foi cortada pelo banco bradesco. Ela não pode assinar a procuração, o que devo fazer para receber o beneficio

    1. benjamin Diz

      Marcos

      Se você é curador, não precisa de procuração,é você mesmo quem faz a prova de vida. dor e diretamente no Banco e resolva a situação.

  25. Daniely freitas Diz

    Procuração tem validade?

    1. benjamin Diz

      Daniely

      A procuração pública feita no cartório só tem validade se constar essa informação na própria procuração. Se não constar ela não tem validade, mas todo ano deve ser renovada no INSS junto com um atestado médico.

  26. Elaine Diz

    Olá. Minha mãe é procuradora do meu pai e, agora é a primeira vez que vamos renovar a procuração – gostaria de confirmar é só ir no INSS com o atestado médico, o formulário e os documentos? É necessário reconhecer firma das assinaturas? Outra coisa – fui no cartório me informar, e fiquei mais confusa ainda… pois além disso eles disseram que também terá que ser feita nova procuração pública em cartório com testemunhas para renovar a procuração no banco – essa questão não entendi, já que minha mãe só recebe o benefício – é possível explicar?

    1. benjamin Diz

      Elaine

      Para renovar, você só precisa levar ao INSS um atestado médico e os documentos.Não precisa fazer uma nova procuração no cartório.

      1. Elaine Diz

        Muito Obrigada!!!

  27. Luciana Silva Diz

    Boa tarde!
    Minha vó é aposentada e seu beneficio é depositado em conta corrente. E essa conta é de Alagoas e minha vó esta aqui em são paulo. Acontece que o cartão dela venceu mês passado e eu gostaria de saber se pedimos a transferência do beneficio no banco ou na agencia do inss? Pois pedi informação no banco e disseram que por ser conta corrente teria que solicitar no banco e iria demorar cerca de 3 meses pra efetuar a transferência e, que nesse periodo, eu teria que levá-la todo mês no banco para conseguir que ela retire o pagamento. Só que minha vó é idosa e tem muita dificuldade de locomoção.
    No caso de solicitar na agencia do inss o tempo é o mesmo? E se for poderia ser retirado os valores que não será retirado nesse periodo de uma vez? Pra evitar locomover minha vó tantas vezes.

    1. benjamin Diz

      Luciana

      Faça uma procuração e pegue um atestado médico indicando que ela esta impossibilita de andar. Então vá ao INSS e ptransferência do benefício. Com a procuração e o atestado não será necessário levar ela, você mesmo resolve no INSS e depois recebe no Banco. é muito simples.

      1. Luciana Silva Diz

        Benjamin essa procuração faço no cartório?
        E posso me tornar procuradora através da agencia aqui de são paulo, antes de solicitar a transferência do beneficio?

        1. benjamin Diz

          Luciana

          Se a sua avó assinar o nome dela, é só preencher o formulário que tem aqui nessa postagem e vocês duas assinam. Aí você leva ao INSS junto com o atestado médico. Lá você já pede a transferência do benefício e eles também já te cadastram como procuradora. Caso a sua avó não assine, então tem que ser feita a procuração no cartório e depois você leva do mesmo jeito ao Inss. Em qualquer caso leve RG e CPF seu e dela (originais e cópias) quando for ao INSS.

          1. Luciana Silva Diz

            Muito Obrigado pelas informações e pela atenção, foram de grande ajuda

  28. gisela soares dutra mota de azevedo Diz

    Como faço para mudar a agência mantenedora?

    1. benjamin Diz

      Gisela

      Vá até a agência para onde quer transferir o seu benefício com original e cópia dos seus documentos e comprovante de endereço e solicite a transferência.

  29. Patricia Diz

    Tive bebê no dia 05 e vou nomear meu pai como procurador para requerer a licença maternidade porque não tenho como ir com o bebê até o INSS. Nesse caso, alego dificuldade de locomoção? E basta um atestado médico de que tive o bebê no dia 05? Eles aceitam essa justificativa?

    1. benjamin Diz

      Patrícia

      Procuração para requerimentos de benefício não precisa alegar o motivo, é só preencher o formulário de procuração que tem aqui nessa postagem, assinar, e mandar ele levar seus documentos originais e certidão de nascimento da criança. Não se esqueça de tirar cópia de tudo. Você só precisar alegar dificuldade de locomoção ou outra opção caso queira nomear um procurador para receber o benefício no Banco.

      1. Patricia Diz

        Entendi, muito obrigada

  30. Elaine Diz

    Meu pai teve um avc e está internado a um mês sem receber seu benefício.Para ser sua procuradora basta eu ir em um cartório pedir uma procuração e caso ele não assine,eles pegam a digital.Porque moro longe de onde ele está internado e gostaria de saber se poderia fazer a procuração no cartório aqui mesmo sem necessidade de ir até lá?

    1. benjamin Diz

      Elaine

      Só quem pode lhe responder essa pergunta é o próprio cartório. Converse com eles.

  31. paulo cesar dos santos Diz

    qual a validade da procuração do inss de uma pessoa impossibilitada de andar, se é um ano ou doze meses

    1. benjamin Diz

      Paulo

      A validade é de um ano.

  32. ESTER Diz

    Na relaçao de documentos exigidos para renovaçao da PROCURAÇAO junto ao INSS consta que :O PROCURADOR tambem deverá apresentar (ALEM dos documentos RG )o SEU NIT/ PIS e o n ºdo beneficio

    minha duvida é : o que é NIT
    e o PIS e nº do benficio
    Todos esses documento do PROCURADOR ?

    1. benjamin Diz

      Ester

      O Nit é o número de inscrição do trabalhador. Não precisa levar esses dados se não os tiver. No próprio INSS o servidor consegue esses dados no sistema.

      1. ESTER Diz

        Obrigado pelo esclarecimento.
        So achei estranho no papel fornecido pelo INSS menCionar que o PROCURADOR tambem deverá apresentar o SEU NIT/PIS e nº do beneficio. Não seria do SEGURADO?

        1. benjamin Diz

          Ester

          O Inss cadastra o procurador através do seu Nit. Por isso a necessidade.

          1. ESTER Diz

            Mais uma vez agradeço pelos esclarecimentos e pela agilidade da resposta.

  33. Rosana Diz

    Bom dia. Eu, como advogada, posso ser procuradora para pedir aposentadoria sem demonstrar os motivos pelos quais o beneficiário não pode comparecer? Ou essa procuração outorgada à mim deve contém obrigatoriamente os motivos da ausência do segurado. Abraço

    1. benjamin Diz

      Rosana

      A procuração para fins unicamente de requerimentos de benefícios não precisa constar o motivo. Apenas se fosse também para receber pagamentos.

  34. Carlos Diz

    Meu pai não pode se locomover. Sei que tenho que levar um atestado médico dizendo que ele tem impossibilidade de locomoção. Esse atestado tem que ser do SUS ou pode ser de um médico particular?

    1. benjamin Diz

      Carlos

      Pode ser de um médico particular.

  35. Mailson Diz

    Bom dia, meu pai tem cegueira e marcapaço e toda vez que vai ao banco é uma dificuldade, apresentando essa procuraçao no inss, minha mãe poderá fazer o teste de vida por ele?

    1. benjamin Diz

      Mailsom

      Além dessa procuração tem que ter um atestado médico para comprovar a dificuldade dele para se locomover.

  36. Pamella CRistna Diz

    Ola
    estou fazendo uma procuracao para recebimento de salario maternidade. so que estou com meu filho internado mais ai o beneficio nao seria para este suposto filho seria para o outro o que posso assinalar nas alternitivas que possui na procuracao e o que eu preencho no campo ESP/NB:?

    1. benjamin Diz

      Pamela

      Esse campo deixe em Branco. O INSS quem preenche.

  37. Luciana Diz

    Bom dia.
    Considerando uma pessoa idosa e com doença que impede sua locomoção, pergunto se é possível fazer o seu recadastramento / prova de vida por meio da procuração? Ressalto que o prazo estabelecido para o seu comparecimento já se findou (ela estava no hospital) e o seu benefício foi suspenso.
    Nesse caso, a outorgada pode ir ao INSS com a procuração, atestado médico e documentos e resolver a situação? Em caso afirmativo, que poderes específicos devem ser preenchidos no modelo de procuração do INSS?
    Grata pela atenção!

    1. benjamin Diz

      É possível sim resolver tudo mediante procuração e atestado médico. Os poderes na procuração é receber pagamentos.

      1. Luciana Diz

        Agradeço o esclarecimento.
        Mais uma pergunta: se a pessoa, além de não poder se locomover, também está impossibilitada de assinar (avc), como seria o procedimento para fazer a procuração pública? O funcionário do Cartório vai até a casa da pessoa e, comprovando sua impossibilidade, elabora a procuração pública?
        Grata.

        1. benjamin Diz

          Luciana,

          Isso mesmo. O funcionário do Cartório vai até a pessoa. Agora só lembrando que a pessoa tem que se manifestar verbalmente dando a entender que concorda em passar a procuração para outra. Caso não consiga manifestar a sua vontade por algum motivo, o Cartório não vai emitir a procuração, pois seria um caso de interdição judicial.

  38. helena Diz

    Gostaria de saber como devo proceder junto ao INSS dada a seguinte situação: minha irmã encontra-se internada e impossibilitada de assinar e inconsciente. O cartão do beneficio (banco Itaú) venceu em 01/17.

    1. benjamin Diz

      Helena
      Se ela está inconsciente infelizmente não tem como resolver a situação. Se for algo a longo prazo, vocês vão ter que pedir a interdição dela na Justiça. Isso é um processo demorado e que precisa de Advogado.

  39. Jennyfer Diz

    Bom dia, Tenho uma cliente menor impúbere. No caso dela a mãe é sua representante legal. Apenas a procuração do INSS já me da os direito de agir pela filha?

    1. benjamin Diz

      Jennyfer,

      Sim.

  40. princesinha da mamãe Diz

    Olá!
    Bom dia .gostaria de saber como agente faz pra da entrada no auxílio maternidade rural.

    1. benjamin Diz

      Leia cuidadosamente este artigo e ae ficar alguma duvida procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade.

  41. Akemme Diz

    Bom dia,
    Meu pai mora no Japão e está perto de se aposentar preciso do tempo de serviço dele aqui, para juntar com o de lá. Como faço essa procuração o que colocar. Ajudem- me

    1. benjamin Diz

      Akeme

      Só é colocar que o motivo da procuração é viagem ao exterior.

  42. Jbs Diz

    Boa noite!
    Sou procurador legal dminha a mais de 2 anos,por ela ser analfabeta.
    Até início do ano passado, toda documentação, inclusive o cartão de recebimento do banco, ficam com ela.
    Ela tá muito doente, 79 anos, mais dentro de suas faculdades mentais. O problema é que ela faz dividas compulsivamente e o salário por ser loas, já que ela mora com um filho que nem registro tem.
    Daí peguei a documentação com o cartão do banco pra ve se conseguia pagar as dívidas e poder fazer os exames dela.
    Minha pergunta é, ela quer os documentos de volta e pra isso sai pedindo esmolas, o que já era costume antes do benefício e durante, alegando que não tá recebendo o mesmo.
    Tenho como provar que tô fazendo o repasse e os pagamentos. O que faço?

    1. benjamin Diz

      Jbs

      Sugiro que você devolva o cartão do benefício e os documentos dela, vá ao cartório e ao INSS e manda cancelar o mandado de procuração.Se ela tem discernimento então o que ela fizer, mesmo que se prejudique, é problema dela. Mas o fato de reter o cartão e os documentos dela, mesmo por uma boa causa, podem lhe trazer problemas, se chegar ao conhecimento do Ministério Público ou Polícia.

  43. Toni Diz

    Boa Tarde Benjamin, gostaria de tirar uma dúvida, minha esposa trabalha em empresa particular e está no final de gestação e afastada pelo INSS devido a fortes dores de coluna até por conta da gestação e infecção urinária que não consegue curar pelo mesmo motivo, diante disso a previdência a afastou até uma data x, e a orientou que se o bebê nascer antes do final desse período ela ou procurador devem ir ao posto onde ela cadastrou o beneficio para dar baixa e dar entrada no salário maternidade na empresa, minha dúvida é, eu posso ir ao posto do inss munido da certidão de nascimento para pedir para cessar o benefício do auxílio doença? e qual motivo eu preencho para esse caso? dificuldade de locomoção? desde já agradeço muito a ajuda!

    1. benjamin Diz

      Toni,

      Como motivo, poderá ser colocado: solicitação de cessação do auxílio doença tal …

  44. Laura Diz

    Boa tarde
    Não estou conseguindo acessar o formulário da procuração. Eu clico no link, baixo, mais na hora de abrir diz: Não é possível abrir o arquivo. O que faço???

    1. benjamin Diz

      Laura,

      Tente baixar no site do INSS ou procure no Google.

  45. Lígia Ferreira de Souza Diz

    Boa tarde, meu pai tem 70 anos de idade e passou mal várias vezes quando vai receber sua aposentadoria,ele quer fazer uma procuração pra mim q sou sua filha,ele assina,posso preencher esse formulário do link e ir direto no INSS? Ou preciso ir no cartório? Paga alguma taxa por esse serviço. Agradeço muito o retorno e parabéns pela ajuda a todos.

    1. benjamin Diz

      Lígia

      Além de preencher a procuração que aqui se encontra, você tem que levar um atestado médico informando que o seu pai tem dificuldade / impossibilidade de se locomover. Nãoé cobrado nada pelo serviço no INSS.

  46. Juliana Diz

    Bom dia, gostaria q vc tirasse uma duvida,minha mae faleceu tem, 2 anos eu que estou correndo atras da pensao de morte para meu padrasto, pois ele nao entede muito bem do assunto, pois entao ele queria pedir uma procuracao no meu nome, mas ele q tem pedir ao inss? ou eu posso me pedir por ele? no dia da entrevista.

    1. benjamin Diz

      Juliana

      Para entrevista o INSS não aceita procuração.

  47. Luana Silva Diz

    Boa tarde.

    A respeito da declaração formal que pede em caso de nomear procurador para recebimento de benefício por caso de ausência, há disponível algum modelo?

    1. benjamin Diz

      Luana

      Sim. Aqui mesmo neste post e no site da previdência.

  48. Leandro Diz

    Bom dia!Foi dado a entrada do beneficio para minha mãe receber a pensão por morte de meu pai, minha mãe está com dificuldades de locomoção, tivemos que mudar recentemente os documentos dela para nome de casada, só que agora devido a idade ela não está assinando mais e os documentos estão somente com a digital. Oq devo fazer para receber o beneficio pra ela e representar ela no banco e no inss?
    Desde já agradeço;

    1. benjamin Diz

      Leandro

      Faça uma procuração pública em cartório, pegue um atestado médico constando que ela tem dificuldade de se locomover e leve junto com os documentos de identificação e Cpf seu e dela ao INSS. Assim, você ficará responsável pelo recebimento do benefício.

  49. Marcilen Diz

    Bom dia se o segurado for fazer uma nova pericia, o procurador também tem que fazer uma nova procuração procuração? mesmo se a procuração não estiver vencida?

    1. benjamin Diz

      Marcilen

      Não precisa fazer outra procuração porque se o benefício for prorrogado vai continuar o mesmo número e o mesmo procurador.

  50. Raimunda Diz

    Sou pensionista só que minha irmã e responsável por min mas agora sou de maio e qero pode receber meu benefício como Faso para troca o nome dela do meu benefício ela gasta meu dinheiro todo com contas dela min ajude?

    1. benjamin Diz

      Raimunda

      Se você não for interditada pela justiça, é só ir na Agência do INSS com os seus documentos e pedir pra incluir você mesma como responsável pelo benefício.

  51. Roseane Diz

    Sou procuradora do meu pai e gostaria de sabe se é possível renovar a procuracão so com meus documentos ou e presciso leva os dele tambem

    1. benjamin Diz

      Roseane

      Precisa levar os dele também.

  52. Rayane Diz

    Olá, sou curadora do meu pai e irei morar fora do país por um período de 1 ano ou mais, gostaria de saber se posso fazer um procuração “minha” para minha irmã e nessa procuração colocar o inss como uma das especificações como autorização para me representar?
    Meu pai vai todo mês junto com minha tia receber seu benefício junto ao banco. Eu ainda estou no Brasil, mas o interesse dessa procuração é apenas para minha irmã poder me representar no dia que meu pai for chamado a comparecer ao inss para avaliação. Tipo provar que continua vivo e doente.
    Existe essa possibilidade de procuração ou só em juízo?

    1. benjamin Diz

      Rayane

      O curador ou o tutor poderá outorgar procuração a terceiros, mediante instrumento público.

      No seu caso, como o motivo da procuração é ausência, a comprovação da ausência será feita mediante declaração formal feita por você, devendo especificar ainda se a viagem será dentro do país ou para o exterior e qual o período. Lembre-se de levar a documentação ao INSS para ser cadastrado o procurador no sistema.

      Quando você já estiver no exterior e precisar renovar, deverá ser apresentado ainda um atestado de vida, legalizado pela autoridade brasileira competente e que será considerado válido pelo INSS se emitido no máximo há 90 dias quando da sua apresentação.

      Se você pensar em ficar muito tempo no exterior, considere a possibilidade de entrar com uma ação judicial para substituição de curatela junto à justiça, afinal, a curatela implica diversos outros deveres que extrapolam a administração do benefício previdenciário e que uma pessoa ausente não estaria desempenhado a contento. Mas aí já é uma questão pessoal que cabe somente a você é sua família decidirem.

      1. Rayane Diz

        Obrigada pelos esclarecimentos!!

  53. Ana paula santana Diz

    Oi bom dia ! Meu avô se encontra internado e precisa fazer o recadastramento pra conseguir receber a aposentadoria dele, como devo proceder? Não sei que fazer me ajude

    1. benjamin Diz

      Ana Paula

      Tem que nomear um procurador para fazer o recadastramento por ele. Se ele assinar, use o modelo de procuração que o link aqui nesse artigo,preencha tudo e leve ao INSS junto com um atestado informado que ele está internado. Se ele não assinar, tem que procurar um cartório para emissão de uma procuração pública. Dê uma lida cuidadosa no artigo que está tudo explicado, como proceder.

  54. Edna neto Diz

    Boa tarde eu tenho um filho autista e vou viajar para portugal ,cmo q faço pra deixar minha mãe cmo PROCURADORa.eu fiz prova de vida em fevereiro ,e melhor fazer lá ou aq a procuracao ,ou deixo algum documento pronto

    1. benjamin Diz

      Edna

      O curador ou o tutor poderá outorgar procuração a terceiros, mediante instrumento público.

      No seu caso, como o motivo da procuração é ausência, a comprovação da ausência será feita mediante declaração formal feita por você, devendo especificar ainda se a viagem será dentro do país ou para o exterior e qual o período. Lembre-se de levar a documentação ao INSS para ser cadastrado o procurador no sistema.

      Quando você já estiver no exterior e precisar renovar, deverá ser apresentado ainda um atestado de vida, legalizado pela autoridade brasileira competente e que será considerado válido pelo INSS se emitido no máximo há 90 dias quando da sua apresentação.

  55. Samara Diz

    Boa tarde! Moro em um estado e minha mãe em outro, eu posso enviar uma procuração no nome dela pra dá entrada nos benefícios que tenho pra receber, sendo que ela tbm vai receber os mesmos benefícios, já que ela é viúva do meu pai?

    1. benjamin Diz

      Samara

      Se não for benefício rural poderá ser feito por procuração. Se for rural, só você mesma poderá dar entrada pois tem a entrevista no INSS.

  56. MARCIA Diz

    QUAL O PRAZO DE VALIDADE DE UMA PROCURAÇÃO FEITA EM CARTORIO PARA CADASTRO JUNTO AO INSS? ME DISSERAM QUE É DE 5 ANOS ESSA INFORMAÇÃO
    PROCEDE TEM QUE FAZER OUTRA OU REVALIDAR?

    1. benjamin Diz

      Márcia

      Até onde sei, procuração não tem data de validade, a não ser que o próprio outorgante coloque isso claramente na procuração.

  57. carmemdeia Diz

    Boa tarde, minha mae morava em Rondonia e agora esta aqui no Rio de Janeiro, devido a dificuldade de locomoçao ela passou uma procuraçao pra mim,eu posso cadastrar no INSS aqui mesmo com atestado médico ou tem q ser em Rondonia? ela esta sem receber porque tem q revalidar senha.obrigada

    1. benjamin Diz

      Pode ser aí mesmo no Rio. Você vai precisar pedir a transferência do benefício. Procure a Agência do INSS mais próxima de sua residência, leve todos os documentos inclusive cópias, e lá será feito todo procedimento.

  58. Daniela Diz

    Meu pai faleceu e seu benefício era da cidade de Londrina, no Paraná. Ele morava comigo na cidade de São Paulo, estado de São Paulo há 5 anos. Como recebia o benefício no banco com o cartão magnético não era necessário ir até Londrina para isso. Moro em São Paulo e quero requerer o saldo residual do benefício dele até a data da morte. Em uma agência do INSS fui informada de que preciso ir até Londrina para requerer. Já tenho o alvará e não tenho condições de ir a Londrina para fazer isso. Posso passar uma procuração para uma prima que mora lá, porém, não encontrei no modelo da procuração a situação de requerimento de saldo residual por um procurador. Como devo proceder?

    1. benjamin Diz

      Daniela

      Faça uma procuração particular especificando os poderes para sacar resíduo do benefício tal, em nome de fulano, para sicrano. Assine e reconheça firma da sua assinatura em Cartório. Mande para o procurador. Nestes casos você realmente não vai encontrar modelo pronto.

  59. Kelly matos Diz

    Depois q reconhecer a procuração no INSS tem como outra pessoa ir lá no INSS e reconhecer outra procuração sendo que já tem um procurador ainda no prazo de validade da procuração

    1. benjamin Diz

      Kelli

      Não tem como. A não ser que o titular do Benefício nomeie outro procurador.

  60. Rilly Diz

    olá,fiz 18 anos e pasaei o beneficio de pensão por morte pro meu nome,porém perdir o cartão que recebia o beneficio. Se eu for pedir outro cartão,vai eu ou a minha mãe que no caso era a titular antes deu ficar maior de idade?

    1. benjamin Diz

      Rilly

      Você é quem tem que ir.

  61. Michelle Gavassi Diz

    Olá minha mãe tem esquizofrenia e foi questionada pelo INSS, fez perícia, depois nos notificaram que houve denúncia que trabalha, no entanto é impossível que isso seja verdade.
    Nos disseram que a perita deu alta, e deu 10 dias para defesa feita na própria agência através de carta assinada e escrita pela minha mãe, como ela fará isso se tem problema mental.
    Posso fazer uma procuração?
    Pode ser de cartório?
    Tenho atestado alegando sua deficiência.
    Obrigada.

    1. benjamin Diz

      Michele

      Este caso é complexo, você vai precisar do serviço de um advogado para representar sua mãe. Embora não seja obrigatório, é extremamente recomendado, pois sua mãe está sendo sendo acusada de irregularidade.

  62. Aline silva Diz

    Minha mãe teve um AVC e ficou com sequelas não anda nao fala r eu fui fazer uma procuração para levar para o INSS e a moça disse que não pode ser feita a procuração pq minha mãe não sabe falar para responde às perguntas oque eu faço ?

    1. benjamin Diz

      Aline

      Neste caso só interdição. Tem que procurar um advogado.

  63. Davi Diz

    Gostaria de saber se há realmente a necessidade de cadrastamento tanto no Inês,como no banco?!!!

    1. Davi Diz

      Só gostaria de concertar minha pergunta*
      Gostaria de saber se há necessidade de cadastrar a procuração no inss e também no banco?!

      1. benjamin Diz

        Davi

        Apenas no INSS.

    2. benjamin Diz

      Sim.

  64. Mariana Diz

    Boa noite!

    Quando dias demoram entre o cadastro da procuração no INSS e a atualização do banco para saque. Cadastrei (pela segunda vez) uma procuração para receber beneficio do meu marido (que está internado), em 05/04/2017, e até hoje 10/04/2017, meu nome não consta no banco.

    1. benjamin Diz

      Mariana

      A procuração só vai valer para pagamentos que forem gerados após o cadastramento. Pagamentos que já estiverem no Banco quando cadastrou a procuração não vai aparecer seu nome.

      1. Janaina Diz

        Tenho um caso parecido… meu cunhado está internado, mas antes de ser internado ele havia passado numa pericia para continuar recebendo o beneficio por dependencia. Porém nessa nova pericia o beneficio foi negado, até ai tudo bem. Mas o INSS informou que ele tem um valor proporcional para receber no banco. A esposa dele foi cadastrar a procuração para receber este valor e o INSS informou que só ele pode ir lá receber, que não pode cadastrar ela como procuradora porque o beneficio saiu antes que ela se cadastrasse e se ele não for receber vai perder esse valor. Isso procede? Obrigada desde já.

        1. benjamin Diz

          Janaína

          Está correto sim.

  65. janete de oliveira Diz

    meu pai faleceu tem 2 meses como faço para mimter uma preucuraçao da para mim resolver esse ´poblema para minha mae que esta imposibilitada de andar e falar

    1. benjamin Diz

      Janete

      Aí no artigo eu explico tudo.

  66. janete de oliveira Diz

    quero saber sobre benefico

  67. janete de oliveira Diz

    sobre aponsentadoria

  68. Marcela Diz

    Bom dia!

    Meu pai tem problemas de locomoção,consegue assinar. Irei ao cartório próxima semana para fazer uma procuração. Estou na dúvida de qual seria a mais apropriada, se a pública ou particular? Posso colocar os poderes para mim e minha irmã ou só pode apenas para uma pessoa? Seria para fazer a prova de vida.

    1. benjamin Diz

      Marcela

      Se ele consegue assinar, então pode ser uma procuração particular, conforme o modelo apresentado aqui. Só poderá passar a procuração para uma pessoa.

  69. JAIME LUIZ Diz

    Boa noite, a mãe de uma amiga minha faleceu no ano de 2005 e o pai dela se encontra preso desde 2008, não há filhos menores. Eles sempre viveram na zona rural, exercendo a atividade de trabalhadores rurais.
    Ela gostaria de saber como pode pedir a pensão para o pai dela? E como provar que a mãe dela era trabalhadora rural depois desse tempo?

    1. benjamin Diz

      Jaime

      Nesses casos ela poderá comprovar através de documentos da terra ITR ou declaração do SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS.

  70. Maria Teresa Diniz Diz

    Boa tarde.
    Sou procuradora do meu pai. Tenho um irmão deficiente, dei entrada no INSS requerendo um LOAS para ele e o benefício foi concedido. Eu posso ser procuradora dele também? Desde já, obrigada.

    1. benjamin Diz

      Maria

      Sim.

  71. Lány Diz

    Boa noite, eu sou procuradora da minha mãe , ela não pode se locomover , ela tem um pagamento alternativo pra receber no Banco do Brasil, mais no sistema do banco não aparece nem um procurador , sendo assim eles não querem liberar p pagamento mesmo tendo em mãos todos os documentos do INSS que comprovem qu já sou procuradora Dela , o que devo fazer ,

    1. benjamin Diz

      Lany

      Esse aí só mesmo a titular poderá receber, até onde sei, não tem como cadastrar procurador para PAB.

  72. Luana Caroline Almeida de Lima Diz

    Um advogado está me representando para poder receber salário maternidade, gostaria de saber se ele pode fazer isso??? Não o conheço ele entregou um panfleto onde dizia ajudar mulheres a receber esse benefício porém depois de ler td aqui não vi ninguém dizer que tem advogado como procurador, já foi liberado meu pagamento e agora devo confiar ou ele tá dando golpes?? Estou preocupada pois ele está cobrando os 30%, pode isso?

    1. benjamin Diz

      Luana,

      A relação entre cliente / advogado tem que ser baseada na confiança. No entanto, para requerer qualquer benefício junto ao INSS não é necessário a constituição de advogado. A própria pessoa poderá entrar com o pedido, pois o INSS tem a OBRIGAÇÃO de informar os segurados quais são os documentos necessários para ter o seu benefício atendido. Somente no caso de ter o seu benefício negado é que você poderá procurar um advogado, para tentar a concessão pela via judicial, quando isso for possível. De qualquer forma, anote o número de inscrição da OAB deste advogado, e caso ele cometa qualquer irregularidade, você poderá fazer uma denúncia contra ele na OAB da sua cidade.

  73. Edilene Diz

    Olá me tira uma dúvida, minha mãe vai fazer uma procuração pra uma pessoa que só tem o nit cadastrado no INSS , não é advogado, e na opção está ticado somente para requerimento e entrar com recursos perante ao INSS está correto está ação, está procuracao só dá direito a ela pra estes serviços mesmos ela não consiguira receber nada perante o INSS me ajudem com está dúvida?

    1. benjamin Diz

      Edilene

      Para qual motivo a sua mãe vai nomear um procurador? A sua pergunta ficou muito confusa, seja mais clara.

  74. Ney Diz

    Boa tarde fiz uma procuracao publica minha esposa ta no inss…..a procuracao ela passou poderes para min ela ta hospital esperando. Cirugía. …..ela ja assinou a procuracao passando meu nome a procuracao eu posso receber inss

    1. benjamin Diz

      Ney

      Pode sim, leve a procuração no INSS juntamente com um atestado médico informando que ela está impossibilitada de se locomover por conta da hospitalização.

  75. Maria de Fatima Diz

    Minha irmã esta de viagem para o exterior vai passar uns 6 meses fora, e tem que fazer a prova de vida mes que vem.
    Ela tem firma aberta aqui no Brasil, ela podera fazer uma procuração em meu nome somente para realizar a prova de vida.
    O modelo da procuração é o que esta no texto acima?

    1. benjamin Diz

      Sim.

  76. Yasmin Diz

    Boa Tarde,
    É possível eu tirar um estrato do beneficio da minha mãe nos últimos 3 meses sem atestado medico dela ?

    1. benjamin Diz

      No INSS não é possível. Tente pela internet, no site meu INSS.

  77. Leiliane Coimbra Pavão Andrade Diz

    Boa noite!

    O caso do meu avô, que aqui irei relatar, é parecido com outros que li nos comentários; entretanto, eu não consegui entender como proceder.

    Meu avô tem 90 anos, não anda, só fica sentado ou deitado, e quase não reconhece mais as pessoas. Consequentemente, além da impossibilidade de locomoção, ele também está impossibilitado de assinar, em razão de suas faculdades mentais.

    Sua esposa, que sempre recebeu o benefício por ele, não está conseguindo fazer a prova de vida no banco.

    Ela já levou a procuração ao INSS + atestado médico comprovando sua impossibilidade de locomoção, mas nem assim a autarquia quer aceitar.

    Dúvidas:

    Tenho que fazer uma procuração pública?

    Como ele irá assinar esta procuração?

    Ela possui procuração pública dos anos anteriores (2012/2014) e um documento de certidão emitido pelo cartório feito em janeiro de 2017 alegando que as procurações encontram-se em vigor.

    Por que o INSS não quer aceitar?

    Estando de posse desses documentos + atestado médico comprovando a impossibilidade de locomoção, preciso de uma procuração pública nova alegando a impossibilidade de assinar a procuração?

    Desculpe-me pelo incômodo, mas realmente preciso ajudá-los, visto que sobrevivem apenas com um salário mínimo, cuja renda é exclusivamente essa aposentadoria que meu avô trabalhou a vida toda para conseguir.

    Desde já agradeço!

    Leiliane Coimbra

    1. benjamin Diz

      Leiliane

      Está tudo certo com a documentação: Procuração Pública e Atestado Médico. Se o INSS não quer realizar o cadastro, é necessário que eles justifiquem o porquê. Não podem simplesmente se negarem a fazer um procedimento sem uma justificativa legal para isso. Portanto, o primeiro passo é esse: descobrir qual o motivo do não cadastramento da procuração, a partir disso poderemos resolver o problema. Provavelmente eles tem um motivo para isso. Procure se informar.

  78. Adrian Dias Diz

    Você tem informações de como proceder para realizar a prova de vida a domicílio? Eu vi no site do INSS que havia essa opção em que um funcionário da instituição era designado até a casa do beneficiário, mas lá não tinha muitos detalhes.

    1. benjamin Diz

      Adrian

      A prova de vida é competência do agente pagador do benefício (BANCO), e não do INSS. Logo, só eles podem informar se existe a possibilidade de fazer prova de vida em casa.

  79. Emily Diz

    Oii,eu sou procuradora do meu pai, eu quero saber se posso colocar minha mãe como dependente dele pra receber pensão por morte caso ele venha falecer sem ele precisar ir,eles não casado é união estável!

    1. benjamin Diz

      Emily

      Não tem como designar o depende para receber a pensão, pois os dependentes são aqueles que já constam na Lei.

      De acordo a Lei, a companheira tem direito a pensão, mas ela só procura o INSS para apresentação de documentos no caso de óbito do titular.

      Importante para a sua mãe é realizar um contrato de união estável perante o cartório, se ainda não tem. Pois a companheira tem que comprovar, mediante provas, que convivia com o falecido.

  80. Maria Aparecida Rodrigues Arruda Fernandes Diz

    Obtive, em processo judicial, a dois meses, a sentença de interdição definitiva de minha mãe com 97 anos de idade, portadora de Alzheimer senil.
    Cadastrei esse documento de interdição junto a sua conta bancária no Banco do Brasil. Este me pediu para fazer o mesmo cadastro junto ao INSS, por ela receber pensão por morte de meu pai dessa instituição de previdência, na forma de crédito em conta corrente no Banco do Brasil.
    Lá, primeiramente,foi feito o cadastro da seguinte forma: deixaram o nome dela como titular e colocaram o meu número de CPF junto ao seu nome.
    Logicamente, o Banco do Brasil não aceitou essa forma e rejeitou o seu benefício do mês de junho/2017.
    Procurei, então a agência do INSS, e mudaram, colocando como forma de recebimento pelo cartão magnético que disseram ser necessário vir em meu nome.
    Não concordando com essas duas formas de novo cadastro, me informaram que esta sim é a única maneira de minha mãe continuar recebendo o seu benefício.
    Ainda não conformada, e com muitas dúvidas, procuro sua orientação.
    Se ela recebia normalmente por crédito em sua conta corrente, por que não poderá continuar assim, com o seu nome e CPF constando como beneficiária e o meu nome só como tutora, incluso no cadastro.
    Por que é necessário alterar o nome de beneficiário para o da tutora?
    Aguardo uma orientação mais clara. Agradeço

    1. benjamin Diz

      Maria

      Infelizmente no caso de curadores, o benefício tem que ser em seu nome. Não há o que se fazer a não ser aceitar tal medida. Quando o cartão chegar você poderá efetuar os saques normalmente.

  81. Valéria Araújo Diz

    Boa tarde, por favor eu sou curadora e o moço que tomo conta é neto de português,e quero saber como fazer para tirar esta cidadania, se eu posso ir com ele para Portugal(sou solteira,e tenho minha renda própria.
    Tenho interesse de comprar uma casa lá e fixa residencia. Por favor Qual o lugar onde posso resolver tudo isto. Deus abençoe

    1. benjamin Diz

      Valéria

      Procure o consulado português no Brasil.

  82. Priscila Diz

    Bom dia!
    Acredito que tenha entendido todo o processo, mas na verdade meu objetivo com a procuração para a minha mãe é que ela não lembra o número do CPF dela, e para solicitar na Receita Federal, eles pedem o documento da procuração.
    Nesse caso, eu assino aquele papel fornecido no link da postagem, levo até ao INSS pata autenticarem ? Ou não preciso levar até ao INSS e ir direto na Receita ?
    Não sei se podem me ajudar.
    Obrigada
    Priscila

    1. benjamin Diz

      Essa procuração é para fins específicos do INSS. Tente entrar no site da Receita Federal e emitir um novo CPF para a sua mãe.

      1. Leandro Diz

        Meo pai está internado em uma clínica de reabilitação e precisa fazer a prova de vida mais ele não pode sair de lá oq faço?

        1. benjamin Diz

          Faça uma procuração e um atestado do lugar informando que ele não pode sair. Leve toda documentação ao INSS para lhe cadastrar como Procurador.

  83. Brunno Goulart Diz

    Querido, preciso de uma orientação. O cartório está exigindo declaração de lucidez para dar prosseguimento na procuração. Essa atitude do cartório procede? Obrigado.

    1. benjamin Diz

      Bruno,

      Procede sim, pois se a pessoa não for lúcida, será um caso para interdição e não procuração. Como alguém que não tem discernimento poderá outorgar poderes à outrem?

  84. Francisco Diz

    B tarde,minha mãezinha está com 93 anos e nao assina mais está acamada nao responde mais pelos atos dela como faço pra eu filho receber por ela pois eu recebia qdo ela ainda assinou pela última vez e agora precisa revalidar e recadastrar nova senha e está com Alzheimer como proceder e ela precisa do dinheiro dela pra sua própria manutenção???

    1. benjamin Diz

      Francisco,

      Converse com o pessoal do Cartório. Mas acho que nesse caso só uma interdição mesmo, um procedimento que demora um pouco.

  85. Marli Diz

    Oi boa tarde o RG d minha vó e antigo e preciso cadastrar a procuração no INSS por motivos q ela não consegue se locomover será q consigo ou n INSS eles vão pedir p fazer um rg novo…obgd.

    1. benjamin Diz

      Tem que ver com eles.

  86. Marilda Diz

    Boa Tarde,

    Apenas para a prova de vida, devo preencher a procuração disponibilizada no site assinada pela minha mae, pela procuradora e levar os documentos das duas no posto do inss. Há necessidade de reconhecimento de firma neste formulário?
    Este procedimento terá que ser repetido todo ano ?

    1. benjamin Diz

      Não precisa reconhecer firma. Tem que fazer todo ano.

  87. Carlos Eduardo Diz

    Bom dia por favor peço uma ajuda pois minha mãe está na Itália mas todo os anos ela vai para o brasil, ela fez o cadastros de vivo junto ao
    Banco esse ano, porém ela tinha deixado a Procuracao em nome de minha esposa mas ela também veio para Itália .. e uma tia minha que estava recebendo o benéfico mas sem a Procuracao só com o cartão. Mesmo só que esse mês ela foi retirar o dinheiro e tem escrito que é necessário minha mãe comparecer a INSS , e ela não tem Procuracao e seu nome são algumas dúvidas como me mãe só está no brasil em janeiro corre risco de ela perder o benéfico e se tem algum outro modo de não ser preciso ela ir alguma pessoa possa fazer isso por ela, e outra já que ela fez o cadastro já esse ano no banco porque eles estão pedindo para ela comparecer ao INSS

    1. benjamin Diz

      Carlos

      Ela não corre nenhum risco de perder o benefício. O máximo que pode acontecer é ficar alguns meses sem receber, mas depois que ela se apresentar,tudo é pago. Se ela não deixou procuração para ninguém no Brasil acredito que só a presença dela aqui no país para resolver tal situação.

  88. Maria do Socorro Diz

    Sou procuradora da minha mãe, a procuração da poderes p INSS e repartição pública federal estadual e municipal,queri saber se mesmo assim preciso cadastrar no INSS p receber oum valor que foi contratado no banco.

    1. benjamin Diz

      Informe-se com o banco.

  89. Talita Diz

    Olá boa tarde, existe algum prazo para cadastrar a procuração junto ao INSS?

    1. benjamin Diz

      Não.

  90. Iza Diz

    Boa noite! Meu cunhado fez esse cadastramento de procuração para a esposa dele receber o benefício, pois ele está em viagem para o exterior , só que ele se separou dela, e não quer mais que ela receba por ele. Como ele faz para bloquear a ela de receber o benefício estando no exterior?. Grata.

    1. benjamin Diz

      Acredito que somente ele mesmo poderá suspender os efeitos dessa procuração.

  91. Marina Diz

    Minha irmã foi presa r recebe pensão por morte, neste caso minha mãe vai ser procuradora dela para receber a pensão.Gostaria de saber se o fato da minha mãe receber o BPC a impede de ser procuradora da minha irmã?

    1. benjamin Diz

      Sem problema. Não tem nenhum impedimento.

  92. Anselma Erdei Diz

    Bom Dia!

    Minha sogra tem 90 anos e esta impossibilitada de se locomover e já não consegue assinar, esse mês suspenderam a pensão dela, pois tem que fazer aprova de vida, fizemos uma procuração publica em 2013, se atualizar esta procuração e com atestado medico e devidos documentos, consigo me cadastrar junto ao INSS como procuradora, e fazer a prova de vida no banco?

    Obrigada

    Obrigada.

    1. benjamin Diz

      Sim. Pode usar essa procuração.

  93. Bernardo Rodrigues Diz

    Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo leva a partir do cadastro de procurador no inss, pra chegar as informações no sistema do banco.meu pai era procurador da minha vó só que ele tá sem condições, fiz o cadastro no meu nome dia 24/08/17 fui hj 31/08 pra revalidar a senha do que me informaram que as informações ainda não constam no sistema.

    1. benjamin Diz

      Não sei lhe informar precisamente. Mas acho que é uns oito dias.

  94. Filipe Diz

    Boa tarde, estou casado com uma moça surda que recebe benefício do inss. O cartão que ela utiliza está com o nome da mãe dela que é a tutora pois na época ela era menor de idade. A mãe dela foi embora pro Suriname e não deixou nenhuma procuração aqui no Brasil, agora o banco está pedindo prova de vida, quando fui no banco hoje me informaram que como a mãe dela e a tutora ela deveria está presente.. mais não tem como isso acontecer pois ela não dar notícia a 7 meses .. a beneficiária do cartão e minha esposa e não a mãe dela. Nesse caso como eu devo proceder. Obg!

    1. benjamin Diz

      Felipe,
      Bem complicada a situação. Primeiramente é necessário saber se a sua esposa é interditada judicialmente ou não. Caso não seja, seria necessário ela mesma ir ao INSS e pedir para excluir a mãe do cadastro, mas nesse caso ela teria que renovar a senha no banco todo ano, tem que ver se ela consegue fazer isso. Caso ela seja interditada, somente a substituição do representante dela junto à justiça.

  95. Paulo Carvalho Diz

    Minha mãe tem 92 anos, sofre de alzaimer, tem dificuldade de locomoção. Preciso de uma procuração do INSS para poder receber sua pensão junto ao Banco Santander. Uma das dificuldades de obter essa procuração é a dificuldade de locomoção e o alzaimer. Ela não consegue mais assinar. Como proceder neste caso?

    1. benjamin Diz

      Paulo,
      Procure o Cartório para receber a orientação.

  96. Cicera Aparecida da Silva da Diz

    Preciso saber meu esposo ja tem mais de dois anos fica numa clinica particular nso ve nada nao anda como devo fazer para fazer uma procuração levamos ele renovar senha ele ate chorou de dor nedico onde esta me deu um atestado so levar no inss preciso saber nao posso ficar faltando no meu emprego obrigada

    1. benjamin Diz

      Cicera,

      Procure o INSS para se informar.

  97. Ana Lucia Martins Diz

    Boa noite ! Acabo de chegar do banco Bradesco, para fazer prova de vida da minha mae que tem alzheirmer terminal. Esta internada em um abrigo pq eu tive cancer de mama,faço tratamento e estou operada em recopnstrução. A retirei do abrigo mediante permissão a ass.social, levei-a ate o banco do qual mesmo cm a presença dela nao permitiram fazer prova de vida por ela nao responder por si. Sendo que ano passado foi da mesma forma, mas fizeram com as digitais, pois modifiquei a identidade dela p digital.Fui destratada e nao aceitaram a comprovação.Ate ja havia feito uma curatela, provisoria desde maio, mas so com 120 dias de preso, e pelo meu problema ela esta vencida nao pude andar mais sobre fazer a permanente.Sendo que o niver dela é em outubro e ela ja nao receberá mais. São remedios caros, fraldas, roupas, etc,que ela precisa e o local pela dificuldade financeira nao esta dando. O que faço?? Estou desesperada.

    1. benjamin Diz

      Ana Lúcia

      O caso dela só mesmo com Curatela. Peça outra Curatela provisória. Não tem outro jeito não.

  98. Maria Célia Rosa Diz

    Onde devo ir no INSS ou cartório, para proceder uma procuração para que eu possa receber pela minha mãe, pois ela é idosa, eu já imprimi a procuração.Preencho e entrego.

    1. benjamin Diz

      Maria Célia,

      Leve a procuração ao INSS junto com um atestado médico indicando que a sua mãe está impossibilitada de se locomover.

  99. samyra Diz

    Oi. Minha vó diz que tem a procuração do meu pai. Porque ele ficou doente e foi morar com ela durante 5 anos, agora ela quer passar para mim. Aonde temos que ir pra resolver isso?. Minha mãe tem direito de ficar com a procuração? Me tira essa dúvida, por favor

    1. benjamin Diz

      Primeiramente, procure a Agência do INSS onde está mantido o benefício do seu pai ou qualquer outra agência. Lá vocês serão orientadas sobre o que precisa ser feito.

  100. Nayara Diz

    Boa noite,meu pai deu entrada no inss,fez perícia e deu tudo certo.Só que ñ sei o que aconteceu qie eles ñ ligaram,meu irmão ligou lá e eles falaram que o valor dos 6 meses estão lá para ser retirado,que já está quase vencendo.Só qie meu pai está em Goiânia passando por médicos e com um possível câncer,a moça la do INSS que é do Tocantins,falou para meu pai enviar uma procuração para meu irmão,para ele poder receber esse valor,antes que volte. Posso mandar essa procuração por fax,email? Que tipo de procuração fazer? Estou realmente perdida.

    1. Benjamin Diz

      Nayara
      Caso o seu pai não assine, você tem que levar ele em um cartório e fazer uma procuração pública. Depois tem que mandar a original pelos Correios (não adianta e-mail nem fax).

      Caso o seu pai assine, pode preencher a procuração que tem o link aí acima, você encontra ela no site do INSS também. Preencha e mande pelos Correios, via Sedex.

      Caso não dê certo por algum motivo a procuração, não se preocupem, pois mesmo se o pagamento voltar, depois o seu pai poderá receber, o INSS é obrigado a refazer esses pagamentos e a pessoa só perde se não pedir em até cinco anos.

  101. Marcio Diz

    Olá boa tarde, minha duvida é o pensionista pode ter mais de um procurador cadastrado para receber o benefício junto ao inss e banco?

  102. Veronica Teixeira Diz

    Boa Tarde!

    Tenho uma procuração de instrumento público feita em cartório com minha mãe que está lúcida, mas está em tratamento com neurologista com demência, depressão e com dificuldades de se locomover, esqueceu como assinar o nome e esquece também as senhas.
    Fizemos a procuração de plenos poderes, para que eu possa resolver todos os assuntos de minha mãe, que mora comigo, além de cadastrar no Banco pessoa física de minha mãe, e na agencia de benefício dela do INSS, para que eles cadastrem a procuração no Banco de recebimento do benefício dela do INSS, e caso seja necessário, eu tenha o direito legal de como procuradora poder pegar segunda vai de cartão do banco do INSS e receber o benefício pra ela.
    Somos do Rio de Janeiro, a agencia do INSS dela é do Rio, mas nos mudamos para Sorocaba, ainda não cadastrei a procuração no INSS, pois fiz a procuração ainda no Rio, mas na outra semana nos mudamos para Sorocaba.
    Entrei no site do INSS para agendar o cadastro da procuração, mas só aparece disponível a opção para que eu faça o cadastro dessa procuração no Rio de Janeiro.
    Como disse ela tem dificuldade de se locomover, gostaria de saber se não tenho como fazer o cadastro dessa procuração, numa agencia do INSS aqui em Sorocaba? Só pode ser feito na agência do Rio de Janeiro mesmo?

    Aguardo resposta Urgente.

    Grata.

    Veronica Teixeira.

  103. adilson Diz

    meu irmão era procurador do meu pai,so que a procuração venceu e meu irmao foi embora,eu posso passar a procuração para meu nome?

  104. simone assis Diz

    Boa tarde!
    Minha mãe é professora do Estado do Rio, hj ela esta com dificuldade de compreensão ( conhecida como Demência senil) portanto, estou preocupada com esta “Prova de vida”.
    Pode por favor me orientar sobre o passo a passo de como devo proceder para a aquisição da Procuração?
    Obrigada

  105. ivonice ramos de freitas Diz

    minha mâe tem artrose nos dois joelhos e desde 22 de março que nâo anda,cuidei dela com os meus filhos e marido 13 dias,ela ligando prá minha irmâ diariamente porque ela mora no mesmo bairro,ela se recusando de vir cuidar de minha mâe comigo 13 dias depois ela apareceu com o filho que é policial militar botaram minha mâe no carro e levaram nâo sei prá onde e depois sumiu novamente,entâo meu filho fez uma reuniâo com os filhos dela e ela nessa reuniâo ficou acertado que seria um dia meu e outro dela prá cuidar de mâe pois estou fazendo exames prá fazer uma cirurgia onde vou retirar o útero por conta de um mioma,só que no dia dela ela só chegava as 9e tanta da manhâ e minha mâe como morava sozinha pois só tem nós duas e nâo tem marido e depois que casei moro ao lado da casa de minha mâe ouvia os gritos de minha mâe com fome cheia de urina e fezes na fralda sem tomar os remèdio até quase 10 da manhâ e quando ela chegava dizia que ia jogar ar roupas de vestir e de cama de minha mâe fora que nâo ia lavar imundiçe de ninguém e xingava minha mâe dos piores palavrôes eu tinha quase sempre que interferir na hora do almoço ela dava banana a minha mâe,entâo conversei com ela e resolvemos botar minha mâe no abrigo para idosos procurei e achei um ótimo e mandei ela ir conhecer ai em 30 de maio botei minha mâe là ela pouco vai visitar minha mâe eu vou quase todos os dias,mais ela nâo quer entregar o cartâo do benefício de minha mâe nem no abrigo e nem a mim ela diz que minha mâe recebe um saário mínimo eu mesma nunca perguntei a mâe quanto ela ganha pois ela nunca queria dizer a ninguém,enfim eu quero saber onde posso ir prá saber se foi feito procuraçâo e quanto minha mâe ganha acho que ela nâo podia levar minha mâe prá passar procuraçâo sem me comunicar pois eu também sou filha e sem falar que ela levou as economias de minha mâe toda e qualquer dinheiro que ela enconyrava na casa de minha mâe e também as coisas da casa de minha mâe,quero saber onde devo ir prá ela entregar o cartâo no abrigo ou tomar da mâo dela e se ela fez minhapassar procuraçâo prá elao que devo fazer ou onde devo ir? pois minha mâe é analfabeta nâo assina e tem horas que nâo lembra de nada ela nem lembra onde foi com minha irmâ e meu sobrinho váris vezes,por favor me ajude,me dê uma luz muito obrigado

    1. Benjamim Diz

      Você precisa procurar um advogado pra resolver a situação.

  106. Anderson Jales Diz

    Belo artigo, hoje fui a uma agencia com uma procuração do cliente, com o objetivo de retirar seu CONBAS, porém o atendente me informou que a procuração deveria ser cadastrada na internet e que precisaria de um laudo médico que ateste a sanidade mental do outorgante, isso procede ?

    1. benjamin Diz

      Apenas nos casos em que o procurador vai se cadastrar para RECEBER PAGAMENTOS existe a necessidade do Atestado Médico. Para outros procedimentos, como a retirada com CONBAS por exemplo, o atestado não é necessário. Portando a informação do atendente não está de acodo a Instrução Normativa 77 de 2015.

  107. Lucas P A Diz

    Boa tarde! Estou querendo transferir meu pagamento para uma conta Poupança pertencente ao meu Pai. Como devo proceder? Se isto for realmente possível.

  108. benjamin Diz

    Lucas boa tarde!

    Nós temos um artigo aqui em que explicamos passo a passo como fazer esse procedimento. Dê uma lida:
    https://previdenciasimples.com/transferencia-de-beneficio-no-inss/

  109. Caroline Diz

    Ola, meu pai está internado fiz a procuração e cadastrei no inss para receber o benefício tudo certo quanto a isso. Porém, ele confundiu a senha do benefício e o cartão bloqueou, a atendente do banco disse que mesmo eu cadastrada como procuradora pelo inss não posso renovar a senha de recebimento do benefício (embora a procuração me permite fazer até a prova de vida). Isso procede?

    1. benjamin Diz

      Se a procuração serve justamente para isso: renovar a senha do banco, como não poderia?

  110. Fátima Diz

    Olá…
    Boa noite.
    Dei entrada no sálario maternidade na Paraíba e agora veio aprovado, só que eu precisei viajar pra São Paulo,e não estou conseguindo receber,deixei uma procuração p minha irmã receber no banco mas não liberarão.O que faço agora?

    1. benjamin Diz

      Só você mesma conseguirá receber, e na Paraíba. Mas não se preocupe, o valor fica garantido por até cinco anos.

  111. Ronilo Diz

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, recebo beneficio por deficiência irreversível, mas o procurador é minha mãe e soube que no banco só tem o nome dela. Ela deu entrado no beneficio e fiz inspeção médica quando era menor de idade no estado do pernambuco, quando ela transferiu para o INSS da Bahia onde vivemos, o INSS de pernambuco mudou os documentos e passaram tudo para o nome dela, ou seja quem deve receber o beneficio, queria saber se passando para o meu nome já que sou maior de idade que é o correto posso ter problemas, apesar que o erro não foi meu, e minha mãe disse que não mandou passar nada para o nome dela. Agradeço se responder.

  112. Anônimo Diz

    O que precisa de documentação para renovação da procuração da aposentadoria da minha avó que não pode dedlocar até o INSS ?

  113. Sônia sousa Diz

    Olá,,. Eu estou no exterior, eu recebo benefícios do INSS, passei uma procuração para meu filho com total poderes, mais ele foi ao banco para revalidação da senha, disseram que ele tinha que ir ao INSS para cadastro a procuração, agora estou com medo,e dúvida si, vai precisar eu está presente, me ajude , porque, não tenho como ir agora,. E sinao renova a senha, não conseguirei retirar o benefício,. Oqui eu preciso e que meu filho consiga cadastrar essa procuração no INSS sem a minha presença,. Me ajudar por favor

  114. Jorge Diz

    Olá, após o cadastramento da procuração oque se deve fazer ? Ir ao cartório ?

    1. benjamin Diz

      Não entendi a sua dúvida. Se a procuração já foi cadastrada no INSS, não precisa fazer mais nada.

  115. Maxwell Diz

    Sou cadeirante e recebo o BPC e no sistema do INSS consta como representante legal minha mãe , nesse caso é necessário procuração? tenho direito aos 25% Extra no benefício?

  116. Karol Barbosa Diz

    ola sou ribeirinha queria saber como fazer o agendamento pro salário maternidade rural

Comentários estão fechados.