Educação Previdenciária de Qualidade

Idade para Aposentadoria Reforma da Previdência

Veja como vai ficar a idade de cada segurado na Reforma da Previdência 2019

Nova Idade para aposentadoria na reforma da Previdência.

Muitas pessoas atualmente estão se perguntando qual vai ser a idade mínima para a aposentadoria na Reforma da Previdência.

Afinal, conhecer bem acerca das mudanças é a melhor dica para o trabalhador entender de fato quais serão as alterações.

A tão falada reforma está prestes a se tornar uma realidade, afinal, o texto com a proposta de reforma já foi entregue pelo governo ao Congresso Nacional.

Veja na íntegra o texto com a reforma da Previdência

Veja aqui um artigo completo sobre a Reforma da Previdência 2019.

Desta forma, é necessário o apoio mínimo de três quintos dos Deputados para a proposta ser aprovada e posteriormente enviada ao Senado.

A maior curiosidade dos brasileiros, entretanto, é saber qual será a idade para a aposentadoria na reforma da previdência, e, embora ainda seja precipitado falar precisamente o que mudará com a reforma, alguns pontos já estão sendo bastante cogitados.

Idade para aposentadoria reforma da previdência
O Congresso Nacional vai votar a Reforma da Previdência do Brasil

Nova Idade para aposentadoria: como é atualmente?

Atualmente, o brasileiro pode se aposentar pelos seguintes critérios:

Por tempo de contribuição

Essa opção de aposentadoria leva em consideração o fator previdenciário, que é um índice multiplicado a todos os cálculos e definições do benefício, esse fator poderá aumentar ou diminuir o benefício.

Para saber mais como funciona o Fator Previdenciário e as formas de evitá-lo, clique aqui.

Por tempo de contribuição pela fórmula 86/96

Esses valores de 86 e 96 fazem menção à soma da idade com o tempo de contribuição.

Para as mulheres serve como parâmetro a soma 86, já para os homens 96.

Caso o contribuinte escolha essa opção, é obrigatório ter pelo menos 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 para os homens, é obrigatória a aplicação do fator previdenciário.

Por tempo de contribuição com cálculo proporcional

As mulheres com 25 anos de contribuição e os homens com 30 anos de contribuição podem requerer a aposentadoria proporcional.

Nesse caso, é necessário contar a idade de 48 anos e 53 anos respectivamente.

Logicamente o valor desse benefício não será integral, devendo o futuro beneficiário analisar a opção mais vantajosa. A carência para receber esse benefício é de 180 meses de contribuição.

Além disso, existem requisitos muito específicos para ter direito à aposentadoria proporcional, e poucas pessoas hoje em dia preenche essas regras.

Para saber detalhes espefícificos sobre a aposentadoria proporcional, clique no link.

Quando vou me aposentar? Faça um simulação da sua aposentadoria com a reforma

Reforma da previdência 2019: como ficará a questão da idade?

As mudanças que estão sendo propostas devem mudar a idade da aposentadoria num período de transição de 12 anos, ou seja, a aposentadora irá mudar de forma gradativa.

Dessa forma, a proposta inicia com idade de aposentadoria de 56 anos para mulher e 60 anos para os homens.

Essa idade irá sofrer reajuste a cada seis meses, chegando ao limite de 62 para mulheres e 65 para os homens.

É bom lembrar que a proposta já foi encaminhada para apreciação do deputados, mas ainda não foi aprovada, podendo inclusive ser modificada.

Por isso é importante você acompanhar se a Reforma da Previdência já foi ou não aprovada no Congresso.

Como era x como pode ficar

Atualmente o trabalhador que tenha contribuído por 35 anos se homem e 30 anos se mulher, poderia se aposentar por tempo de serviço.

Com a reforma previdenciária e a fixação de uma idade mínima para aposentadoria, o contribuinte não poderá mais se aposentar apenas por tempo de serviço.

A antiga contribuição mínima de 15 anos passará para 20 anos de contribuição.

O sistema 85/95 passaria a ser 86/96, a cada ano seria somado um ponto à formula, chegando ao teto de 105 pontos para ambos os sexos, valendo como regra de transição.

Para os contribuintes que recebem mais de um salário mínimo, segundo a nova proposta de reforma, será necessário contribuírem por 40 anos para receber 100% do salário de contribuição.

Como ficará a idade mínima para Professores

Uma classe que sofrerá grandes mudanças é a dos professores, atualmente os professores só precisam contar com 25 anos de magistério para conseguirem se aposentar, sem exigência de idade mínima.

Na reforma da previdência, independente da quantidade de anos trabalhados, o professor só poderá se aposentar com 60 anos ou mais.

Para saber mais sobre como a Reforma da Previdência afetará os professores, clique no link.

Segurados do INSS vão precisar trabalhar mais para conseguir a aposentadoria

Pontos importantes da Reforma

Um ponto bastante discutido na reforma da previdência é sobre o acumulo de benefícios, isso porque, a reforma visa vedar o acumulo integral da pensão por morte com a aposentadoria.

O que se sabe, é que a reforma tem por proposta fazer um desconto progressivo de um dos benefícios até determinado limite.

Já para a aposentadoria rural, hoje os homens podem se aposentar com 60 anos e as mulheres com 55, com a reforma a idade passaria a ser de 60 anos para ambos os sexos.

Além disso, também se fala sobre a exigência de uma contribuição mensal, a ser estipulada por Lei Complementar.

Veja aqui como ficará a situação dos rurais na reforma

Reforma da Previdência: é realmente necessária?

Uma dúvida entre os brasileiro é qual a real necessidade da aprovação da reforma previdenciária.

A grande motivação da reforma previdenciária se deu principalmente pelo déficit que se encontra atualmente da Previdência Social.

Com a maior expectativa de vida, existem cada vez mais pessoas aposentadas sendo remuneradas pela previdência, isso gera um custo alto, e o que estava sendo recolhido, daqui a alguns anos, não seria o suficiente para novas aposentadorias, por isso a iniciativa da reforma da previdência.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Cármen Carmelino Diz

    A idade suficiente, para a aposentadoria para nós Angolanos, deveria ser obrigatório “mesmo” com idade 55 e 60 anos de idade com trabalho que está muito bom e, não alterar mais. já estamos com elevadissimo numero de desempregados jovens que deveriam ser injectados para o mercado de trabalho e acompanhados por mais velhos por tempo determinado, porque muitos dos mais velhos de assumirem muitas mulheres, fizeram tantos filhos e, por esse motivo mal se aguentam” já estão a babar óleo e, tambem já pelo facto de termos a felicidade de sermos familias numerosas.

    Ao contrario, de muitos paises da Europa, que são pobres de (filhos) ou para melhor entendimento limitados de familia, e, que são obrigados ou importarem (jovens) sangue novo, para os substituirem ou sujeitos a trabalhar até quando não poderem mais.

    Acho que tem que se ver bem as leis a imitar, muitas delas, na realidade do nosso País, hum hum, só vem para prejudicar.

    Vemos muitos dos velhotes atrangeiros que vem fingir trabalhar em Angola, só exibem de cigarro na mão e café porque o Angolano é quem pega na enxada e na pá. por hoje é tudo! o resto fica para outro dia. Até a proxima

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações