Reforma da Previdência Simulação de Aposentadoria

Reforma da Previdência Simulação de Aposentadoria

A Reforma da Previdência  já foi aprovada pelo Congresso Nacional, assim, as pessoas ficam preocupadas e querem saber como vai ficar a sua situação.

É natural que todos tenham um pouco de receio sobre as mudanças que estão por vir, afinal, essa é a maior reforma que o sistema previdenciário brasileiro  fez nas últimas décadas.

Desta forma, é muito importante que você faça uma simulação de como ficará a sua situação com a Reforma da Previdência, e assim se programar melhor quanto ao futuro.

Baixe aqui o texto da reforma na íntegra

Simulação aposentadoria reforma da Previdência

É muito importante fazer uma simulação de quando você irá se aposentar depois que for aprovada a reforma da Previdência.

Se você já tiver de antemão uma ideia do tempo que ainda falta para se aposentar e de quanto vai ficar a sua renda, poderá se programar e evitar surpresas de última hora.

Leia também: A reforma da previdência Já foi aprovada?

A Simulação já pode ser feita?

Vamos disponibilizar aqui um link  para que você possa fazer uma simulação sobre a sua situação caso a reforma seja aprovada sem modificações. Insira seus dados:

Simular Aposentadoria Reforma da Previdência

A simulação disponibilizada pelo Previdência Simples informa:

  • A idade mínima para se aposentar
  • Quanto tempo ainda falta de contribuição
  • Tempo que falta para se aposentar por idade
  • Valor aproximado da renda

A calculadora ainda faz a segmentação de acordo a profissão do contribuinte, seja ele do setor público ou privado.

Na ferramenta de simulação, você pode  informar alguma peculiaridade, como por exemplo, se é professor,  trabalhador rural ou outros, caso não se enquadre em nenhuma das opções.

A Simulação permite que o cidadão tenha ideia de quando poderá se aposentar

Ferramenta de simulação de aposentadoria INSS

Atualmente, o INSS disponibiliza através do Meu INSS uma forma de fazer a simulação da aposentadoria. É bem fácil e simples.

No entanto, essa forma de fazer a simulação considera as regras atuais, pois até o momento ainda não foi aprovada a Reforma da previdência.

Então você pode até fazer a simulação atualmente pelo meu INSS, mas já sabendo da enorme probabilidade destes dados mudaram após a aprovação da reforma da previdência.

Veja como fazer a simulação da Aposentadoria

Quais os principais pontos da reforma

O governo tem enfatizado que sem a reforma da previdência a economia do país não vai melhorar devido ao imenso deficit público.

Por este motivo, o Ministro da economia Paulo Guedes elaborou uma reforma mais agressiva, com o intuito de gerar uma receita suficiente para tirar o país o sufoco.

Entre os principais pontos a serem alterados está a questão da idade mínima para aposentadoria, algo que não existe hoje em dia.

Pelas regras atuais, qualquer trabalhador que atingir 35 anos de contribuição se homem ou 30 anos se mulher poderá se aposentar por tempo de contribuição.

Embora a incidência do fator previdenciário deixe o valor dos benefícios bem menor, muita gente se aposenta nestas condições com idades relativamente baixas.

Com a criação de uma idade mínima para se aposentar a reforma da previdência tem como objetivo evitar aposentadorias precoces tanto no serviço público quanto entre trabalhadores da iniciativa privada.