Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS: Veja como emitir

Para que serve e como emitir a Certidão de saque do PIS/PASEP/FGTS

6

Como fazer a emissão da Certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS?

A Certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS é um documento que você vai precisar, caso tenha se aposentado há pouco tempo e tenha PIS/PASEP/FGTS para receber.

Para saber se você tem valores depositados nestes programas, clique nos links a seguir:

Consultar PIS

Consultar PASEP

Consultar FGTS

Também será necessária a emissão caso você esteja recebendo pensão por morte de alguém que tinha estes valores e não os recebeu em vida. Neste caso, você pode consultar se o falecido deixou FGTS inativo por exemplo.

Para saber um pouco mais sobre a utilidade desta Certidão e sobre como fazer a emissão, continue lendo este artigo.

Certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS, para que serve?

Antes de lhe ensinar como fazer a emissão da certidão, é importante você conhecer alguns detalhes sobre a mesma, como para quê serve, em quais situações pode ser usada, entre outras informações úteis.

A certidão de saque, como o próprio nome já diz, serve justamente para fazer o levantamento dos valores depositados nestes programas após a aposentadoria ou o falecimento de alguém que tenha deixado pensão.

A função primordial de uma Certidão do PIS/PASEP/FGTS é permitir que as Instituições Bancárias, no caso Caixa e Banco do Brasil, façam o pagamento do valor destes benefícios que estão depositados na conta do titular.

Quando uma pessoa se aposenta, passa a receber o benefício assistencial ao idoso ou ao deficiente, ou ainda quando existe o óbito, o INSS autoriza a Instituição financeira a proceder ao pagamento de eventual saldo constante na conta do titular.

Essa autorização se dá justamente pela Certidão de PIS/PASEP/FGTS, que deverá ser apresentada ao Banco junto com outros documentos.

É impressionante o número de pessoas que se aposentam e não recebem estes valores simplesmente por desconhecimento deste direito.

Quem pode solicitar a emissão da Certidão para saque?

Apenas as pessoas que se aposentaram ou que estão recebendo pensão por morte de alguém que faleceu.

Assim, mesmo que uma pessoa tenha falecido e deixado PIS/PAESEP/FGTS, caso não tenha instituído pensão por morte para um dependente, o INSS não fará emissão deste tipo de certidão.

Nestes casos em que a pessoa faleceu sem deixar pensão, o INSS poderá emitir uma Certidão de Inexistência de dependentes.

Esta certidão de inexistência de dependentes serve para que os herdeiros comprovem na via judicial que o falecido não deixou dependentes no INSS, possibilitando, desta forma, que eles recebam os valores depositados de PIS/PASEP/FGTS através de uma autorização judicial (alvará).

Fazendo a Emissão da Certidão de PIS/PASEP/FGTS

Normalmente, quando o seu benefício é aprovado pelo INSS, você recebe em sua casa no prazo de 20 dias uma carta onde já consta a Certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS.

Para saber mais sobre quanto tempo demora para chegar a carta da aposentadoria, clique no link.

No entanto, em alguns casos, pode acontecer da carta não chegar ou da Instituição Bancária não aceitar este documento.

Atualmente, para fazer a solicitação da Certidão para saques do PIS/PASEP/FGTS, é necessário fazer uma ligação no telefone 135.

Temporariamente, esse serviço não está sendo disponibilizado no aplicativo Meu INSS. Desta forma, a única maneira mesmo de conseguir a sua emissão é ligando no telefone 135 e fazendo a solicitação.

Assim, o INSS encaminhará a Certidão via correios para o endereço do segurado, e o prazo para a entrega gira em torno de 30 dias.

Veja também:

Certidão Negativa de débito INSS
Certidão Negativa de Benefícios INSS

Fazendo o pedido pela Central 135

É bem fácil solicitar o procedimento pelo portal 135 do INSS.

Através de uma simples ligação você poderá a solicitação da sua certidão, que deverá chegar em torno de 30 dias através do seu endereço.

A ligação para o 135 é gratuita de telefones fixos. Se for ligar do celular, você pagará o valor de uma ligação local.

A Central 135 funciona de segunda a sábado as 07 às 22 horas (horário de Brasília).

Por conta do grande fluxo de ligações para este serviço, recomendamos que você ligue após as 17 hrs e se possível nos sábados, quando a demora para ser atendido é bem menor.

Como Saber se o Falecido deixou PIS/PASEP/FGTS?

Se um ente querido seu faleceu e você não sabe se ele deixou saldo de PIS/PASEP/FGTS, não é difícil conseguir essa informação.

Antes de solicitar a Certidão para saque no INSS é importante você se informar sobre isso.

Você pode, por exemplo, consultar se o FGTS inativo de pessoa que já faleceu, conforme demonstramos aqui neste artigo.

Para outras situações, você deverá procurar pessoalmente as Instituições responsáveis, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Lembre-se de levar todos os documentos da pessoa que faleceu, como Identidade, Carteira de Trabalho e Certidão de óbito.

Onde fazer o recebimento do PIS/PASEP/FGTS?

Muitas pessoas têm dúvidas onde podem fazer o recebimento dos programas acima mencionados, após estarem com a certidão em mãos.

PIS/FGTS

O PIS e o FGTS devem ser recebidos na Caixa Econômica Federal.

PASEP

Os valores do PASEP devem ser levantados junto ao Banco do Brasil.

6 Comentários
  1. Francisco Diz

    Sou aposentado, consigo sacar FGTS e PIS com a carta de concessão impressa da internet, não recebi pelo correio

    1. Benjamin Francisco Diz

      Francisco,
      Aí só a CAIXA é quem podelhe informar. Algumas agências aceitam, outras não…

    2. Bruno Diz

      Muito bom o artigo. Esclareu todas as minhas dúvidas.

  2. Paulo Diz

    Pedi pela segunda vez a certidão pelo 135 me informaram que seria a espera de 20 dias, pois bem passou 20 dias da primeira solicitação e 20 dias da segunda e o banco não aceita os documentos do aplicativo, só a certidão original vinda pelo correio, o que fazer?

    1. Benjamin Francisco Diz

      Faça uma reclamação junto à Ouvidoria do INSS. Veja como fazer a reclamação:
      https://previdenciasimples.com/reclamacao-na-ouvidoria-do-inss/

  3. Janicleia do Amaral Diz

    No meu caso, sou pensionista e o meu marido deixou FGTS para receber. Liguei no 135 pedindo a Certidão já faz mais de 30 dias e ainda não chegou. Absurdo como a qualidade de atendimento do serviço público é ruim no Brasil. Uma simples certidão que poderia ser impressa diretamente pela internet e essa burocracia toda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações