Telefone INSS

Veja as formas de entrar em contato com a Previdência Social através do telefone e de outros meios

0
Afinal, qual o telefone do INSS?

Se você precisa falar com o INSS – Instituto Nacional de Segurança Social – o telefone INSS é um dos meios rápidos para contato.

Além do telefone INSS 0800 para ligações gratuitas e de outros telefones de atendimento, o órgão ainda disponibiliza canais de atendimento online e presencial.

O que é o INSS?

O INSS, sigla para Instituto Nacional de Seguro Social, é uma autarquia que foi criada em 1990 a partir da fusão entre o Instituto de Administração Financeira da Previdência e da Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS)

A autarquia é responsável pelo controle e execução de políticas relacionadas à prestação de serviços da previdência aos contribuintes. Nesse sentido, o INSS é responsável por receber e analisar pedidos de concessão de benefícios.

Entre os benefícios que podem ser concedidos pelo INSS estão:

Cada um dos benefícios tem exigências distintas que nem sempre são de conhecimento do cidadão. Nesse cenário, uma grande parte das busca pelos canais de atendimento do INSS são para tirar dúvidas a respeito de como proceder ao solicitar um tipo de benefício.

Telefone INSS

O atendimento pelo telefone INSS está apto a resolver questões e tirar dúvidas dos cidadãos sobre vários temas, como por exemplo:

  • O trabalhador preenche os requisitos necessário para se aposentar?
  • O trabalhador possui os requisitos básicos para receber auxílio-doença?
  • Quais os documentos necessário para dar entrada no salário-maternidade?

Portanto, se você tem alguma dessas dúvidas ou qualquer outro relacionada aos serviços do INSS, pode entrar em contato com a instituição através dos seguintes telefones:

Telefone 0800 INSS

Para falar no telefone 0800 do INSS, você deve ligar para 0800  728 0191. Vale lembrar que o 0800 do INSS funciona de 7h às 22h de segunda à sexta-feira.

Telefone 135 INSS

O telefone 135 do INSS. Esse é o outro número do canal de atendimento do órgão. No entanto, vale ressaltar que ligações feitas para o número a partir de um telefone fixo são isentas de cobrança, já para as ligações realizadas a partir de um celular, há a cobrança no valor de uma ligação local.

O canal de atendimento através do telefone 135 funciona de segunda a sexta de 7h às 22h.

Muitas pessoas reclamam da demora em conseguir falar com a atendente por este canal, outras reclamam de nem mesmo conseguir falar.

Por este motivo, recomendamos que as ligações sejam realizadas no periodo da noite, ou nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas ligando para o INSS é bem menor.

Ouvidoria INSS

Telefone Ouvidoria INSS

A Ouvidoria INSS está disponível para resolver qualquer demanda do cidadão em relação a autarquia, seja ela uma reclamação, sugestão, elogio ou dúvida.

É possível entrar em contato com a ouvidoria do INSS através dos seguintes meios:

  • Internet
  • Telefone
  • Presencialmente
  • Correspondência

Falar com a Ouvidoria INSS pela internet

Um dos meios mais cômodos para acessar a ouvidoria do INSS é, sem dúvidas, a internet. Para falar com a ouvidoria do INSS online, basta clicar no link e seguir as instruções da página.

Ná página é possível cadastrar uma nova solicitação ou consultar o andamento de uma solicitação já realizada.

O canal de atendimento pode receber novas notificações 24h por dia todos os dias da semana.

Se você tem dúvidas sobre como fazer uma manifestação na ouvidoria do INSS pela internet, veja o nosso artigo sobre o tema.

Falar com a Ouvidoria INSS pelo telefone

Para falar com a Ouvidoria do INSS por telefone basta ligar para o telefone INSS 135. no canal solicite o atendimento da Ouvidoria.

Esse canal funciona de segunda a sexta de 7h às 22h, segundo horário de Brasília.

Falar com a Ouvidoria do INSS presencialmente

Se você deseja recorrer ao atendimento presencial da Ouvidoria do INSS deve se dirigir ao endereço da sede da ouvidoria que fica localizado na Esplanada dos Ministérios – Brasília, Edifício Anexo, Bloco F, Ala “A”, 1º andar.

O atendimento na sede da Ouvidoria do INSS acontece de segunda à sexta de 8h às 18h.

Falar com a Ouvidoria do INSS por correspondência

Um dos meios menos utilizados, porém ainda existentes, é a correspondência. Para falar com a Ouvidoria do INSS através de correspondência, você deve enviar sua solicitação para a caixa postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF.

Atendimento Online – Meu INSS

Meu INSS

Algumas demandas podem ser sanadas através do canal de atendimento Meu INSS online pelo computador ou ainda através do no aplicativo meu INSS disponível para Android na Google Play e para iOS na App Store.

No canal de atendimento Meu INSS, entre outras coisas, é possível resolver demandas relacionadas aos seguintes temas:

  • Aposentadoria Urbana
  • Salário-maternidade
  • Extrato previdenciário
  • Agendamento / requerimentos
  • Extrato de pagamento de benefícios
  • Carta de concessão de benefícios
  • Agendar perícia
  • Resultado de Perícia
  • Acompanhamento de resultado requerimento/benefício por incapacidade
  • Extrato de empréstimo consignado
  • Extrato de Imposto de Renda
  • Declaração de benefício – consta / nada consta
  • Consultar revisão de benefício – artigo 29
  • Declaração para contribuinte individual

Agendamento de atendimento

Telefone INSS

Se você precisar ir até uma agência do INSS para resolver uma demanda, pode solicitar um agendamento online.

Fazer o agendamento viabiliza um atendimento mais rápido e cômodo e também permite que a agência se prepare para fazer seu atendimento de acordo com a força de trabalho da agência.

Para fazer um agendamento de atendimento entre na página do INSS, disponível no link. Em seguida clique no botão amarelo “agendar”. Para continuar siga a instruções da página.

Uma vez que o atendimento foi agendado, você precisa ir até uma agência da instituição no horário e local indicados para resolver sua demanda.

Por meio do canal de agendamento online é possível agendar atendimento para os seguintes serviços:

  • Pedido de benefício por incapacidade;
  • Consultar Tabela INSS;
  • Extrato de pagamento de benefício ou calendário de pagamento;
  • Cálculo de guia da previdência social;
  • Pedir carta de concessão;
  • Simulação de aposentadoria 2019;
  • Consulta de perícias médicas agendadas;
  • Atualização de endereço de beneficiário.

É importante ressaltar que praticamente todos esses serviços podem ser realizados pela internet, através do MEU INSS, portanto, só compareça à uma agência se o seu caso não for resolvido online.

Conclusão a respeito do telefone INSS

Além do atendimento pelo telefone INSS através dos números 0800  728 0191 ou 135, a instituição oferece ainda diversos outros canais para melhor atender todas as demandas dos cidadãos.

Um dos canais mais rápidos e mais completos de atendimento é o canal Meu INSS que pode ser acessado na tela do computador através do site ou na tela do celular no aplicativo do canal.

O canal Meu INSS permite que várias demandas possam ser atendidas sem que seja necessário ficar no telefone ou sair de casa para um atendimento presencial.

No entanto, se você preferir ou precisar, o atendimento presencial acontece de segunda à sexta em qualquer agência do INSS. Para um atendimento mais preciso é indicado fazer o agendamento de atendimento online ou através do telefone INSS.

E você, conseguiu ligar para o INSS? Resolveu de forma satisfatória o seu problema? Lembre-se de deixar um comentário abaixo em caso de dúvidas sobre os procedimentos.

Deixe também a sua experiência e opinião sobre o atendimento do INSS, isso poderá ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações