Educação Previdenciária de Qualidade

Certidão Negativa INSS CND: Veja Como Emitir

Veja o Passo a Passo para Emitir a Certidão Negativa de Débitos CND

Você sabe como emitir a Certidão Negativa INSS? Ou melhor você sabe o que ela é?

Não se preocupe se a sua resposta foi não para uma ou ambas as perguntas, o nosso texto de hoje pode lhe ajudar muito!

A certidão negativa é também conhecida hoje em dia somente como CND, que quer dizer Certidão Negativa de Débitos.

Essa certidão é um documento emitido pela própria Receita Federal, e serve para demonstrar que o solicitante, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica não possui nenhum débito com a previdência.

Simples assim, tudo ok para você até aqui? Então vamos continuar!

Resumindo, essa certidão tem como objetivo principal demonstrar que o requerente não está em débito com a previdência ou para ser mais claro com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social)!

A CND INSS também demonstra a ausência de débitos com outros tributos federais e com a Dívida Ativa da União. Assim, podemos perceber a enorme importância deste documento.

Para que serve a Certidão Negativa do INSS?

Bom, a certidão negativa do INSS (CDN) tem como função principal demostrar que você não possui nenhuma dívida com a própria previdência social e com os demais tributos da União.

Ela é requerida principalmente em situações como entrada no pedido de aposentadoria.

Então já sabe né, fique sempre em dia com o INSS para que não tenha problemas na hora de se aposentar.

Outras situações que a certidão negativa (CDN) pode ser solicitada, são aberturas de contas em bancos, cadastro em programas sociais como por exemplo o Minha Casa Minha Vida, licitações públicas e alguns tipos de financiamentos.

A CND pode ser emitida tanto para pessoas físicas, através do CPF, quanto para pessoas jurídicas, através do CNPJ da empresa.

Se você quer informações mais detalhadas sobre a emissão da CND pelo CPF, clique no Link e veja o nosso artigo sobre o tema.

Como emitir a certidão negativa INSS pela internet

Preste muita atenção! Essa é uma das partes mais importantes do nosso texto. A certidão negativa do INSS (CDN) pode ser emitida de maneira gratuita e 100% online.

Para realizar a emissão da certidão negativa de débitos, você só precisa de um computador e acesso a internet.

O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal: https://bit.ly/2L9qKeI

Portal para emissão da CND INSS

Logo em seguida digite os números do seu CPF. Importante, digite somente os números nada de pontos ou virgulas, apenas os números.

Após preencher o número do seu CPF corretamente, e logo abaixo digitar os caracteres exatamente como aparecerem para você. Para finalizar e realizar a consulta, clique em consultar.

Confira a imagem abaixo para visualizar a ordem correta de preenchimento das informações para que você possa emitir a sua através do portal da Receita Federal:

Portal da Receita Federal do Brasil

Pronto você acabou de emitir a sua certidão negativa de débitos. Bem fácil não é mesmo?!

Se você deseja imprimir a sua CDN é bem simples, o processo é igual o de uma impressão de um documento qualquer, após gerar a sua certidão, basta dar um ctrl + p e clicar em imprimir.

O processo é o mesmo caso deseje emitir para uma empresa. Ao invés de digitar os números do CPF, deve-se colocar os números do CNPJ, lembrando, somente os números.

Portal da Receita Federal do Brasil

Emitindo em uma agência da Receita Federal

Você pode emitir a sua certidão direto na Receita Federal sem problema algum. Basta apenas ter consigo o seu número de CPF e documentos pessoais.

Para isso, é importante você fazer um agendamento no Site da Receita Federal do Brasil. Mas com tanta facilidade de emitir a CND INSS pela internet, que iria perder tempo para ir na Receita, não é verdade?

Caso você queria emitir para um terceiro, terá que ter em mãos um documento por escrito de autorização do dono do CPF a ser consultado, caso você queira emitir a CDN para alguém da sua família por exemplo.

Certidão de Regularidade do FGTS

Além da CND INSS, outro importante documento é a Certidão de Regularidade do FGTS, conhecida também como CRF.

Neste caso, o objetivo da Certidão é justamente comprovar a regularidade da pessoa física ou jurídica junto ao FGTS.

Muitas vezes, ao necessitar da Certidão Negativa INSS, você também poderá precisar da CRF. Por este motivo, elaboramos um artigo aqui no site ensinando você a fazer a emissão deste documento. Veja aqui.

Prazo de validade da certidão negativa do INSS

Cada certidão emitida por órgão federal dispõe de prazos de validade diferentes.

O prazo de validade para a certidão negativa do INSS é de 180 dias, contando a partir da sua data de emissão.

Prazo de Validade da CND

É importante frisar também que existe uma PL (Projeto de Lei), a PL 712/2011 que está aguardando apreciação pelo Senado Federal que tem como objetivo unificar os prazos de validades de certidões para 180 dias.

Porém são apenas as certidões emitidas pela Caixa Econômica Federal, pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou pela Receita Federal.

De um modo geral esse projeto de lei tende a ser benéfico caso você precise emitir alguma outra certidão em qualquer um dos órgãos federais citados anteriormente, outras certidões possuem prazo de validades menores.

Certidão Negativa de Benefícios INSS

Outro ponto importante a ser destacado é a existência de um documento chamado Certidão Negativa de Benefícios INSS.

Essa é um outro tipo de certidão, que atesta para todos os fins que a pessoa física não é aposentada e nem recebe qualquer tipo de Aposentadoria do INSS.

Normalmente, essa certidão é solicitada quando um servidor público vai pedir a sua aposentadoria no regime próprio de previdência. Mas ela poderá ser solicitada em outras situações também.

Assim, é muito importante que você não confunda a Certidão Negativa de benefícios com a Certidão negativa de débito do INSS.

Para saber mais detalhes sobre a Certidão Negativa de Benefícios do INSS, clique no link.

Conclusão

Vimos que emitir a certidão negativa de débitos do INSS não é algo tão difícil quanto parece. É preciso apenas ter uma conexão com a internet, um computador e seu cpf em mãos.

É possivel emitir a CDN pela internet ou em alguma agência de Receita Federal, o mesmo raciocínio vale para CPF ou CNPJ.

Esperamos que tenha ficado claro como emitir a certidão negativa e que você possa utiliza-la seja na entrada da sua aposentaria ou de acordo com sua necessidade.

E ai, ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo, iremos responder todas as dúvidas que tiver 🙂

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações