Educação Previdenciária de Qualidade

Quanto tempo Demora o Resultado da Aposentadoria?

Veja quanto tempo em média leva para receber a Carta da Aposentadoria

Quanto tempo demora para receber a Carta da Aposentadoria?

O Brasil atualmente vive momentos de muitas incertezas sobre a Previdência Social. Como já abordamos aqui no site, existe uma Reforma da Previdência sendo discutida pelo Congresso Nacional.

Assim, é natural que as pessoas procurem o INSS cada vez mais para dar entrada em suas respectivas aposentadorias, entre elas:

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição

Aposentadoria Rural

Aposentadoria por Invalidez

Com tanta gente querendo se aposentar antes da famigerada Reforma, é compreensível que o processo de análise e conclusão das aposentadorias demore mais que o normal.

Se você deu entrada na sua aposentadoria do INSS e está querendo saber quanto tempo demora para sair o resultado, acompanhe este artigo.

Afinal, Quanto tempo demora para receber a Carta da Aposentadoria?

Pessoa recebendo a Carta de Aposentadoria

Primeiramente, é importante você saber que não tem possibilidade de se estimar quanto tempo vai demorar a análise de uma aposentadoria.

Isso porque, para que você receba a carta informando o resultado do seu pedido, muita coisa precisa ser feita pelos analistas do INSS.

E nunca é demais lembrar que o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, grande parte deles é beneficiário das prestações sociais. Desta forma, é justificável a demora na análise das aposentadorias.

Outra questão importante que deve ser levada em conta é a diferença entre regiões. Em alguns lugares o INSS tem mais servidores, então a aposentadoria pode ser analisada mais rápido.

Em outros lugares, a situação está precária, com um contingente muito pouco de servidores, o que ocasiona uma demora maior para receber a carta de aposentadoria do INSS.

Por este motivo, o INSS vem empreendendo esforços para que muitos benefícios sejam concedidos de forma automática pelo sistema, principalmente as Aposentadorias e Salário Maternidade.

Assim, se todos os seus dados cadastrais estiverem corretos e você possuir a idade e o tempo de contribuição necessários para concessão do benefício, a carta com o resultado sairá em menos de 30 dias.

Mas infelizmente nem todos estão com o cadastro correto, sendo necessária a análise pessoal de um servidor.

Por que Demora tanto Assim?

Como foi explicado acima, a demora no resultado das aposentadorias pode se dar pelos seguintes motivos:

  • Falta de Servidores na Região
  • O Processo é muito Complicado
  • O Segurado Não apresentou Os documentos

Estes são os motivos mais comuns de demora no resultado da aposentadoria.

Normalmente, se você trabalhou em muitas empresas diferentes e os seus dados não estavam atualizados no sistema do INSS, a tendência é que a conclusão demore um pouco mais.

Outra questão que vem atrasando bastante a concessão dos benefícios é a falta de servidores do INSS. Atualmente, quase a metade dos servidores está com idade para se aposentar, e a cada dia mais e mais servidores deixam o órgão.

Como o governo não tem realizado concursos públicos, a situação vai piorando a cada dia e pode a qualquer momento ficar incontrolável.

Já temos visto casos de pessoas que esperam até um ano para receber a carta de aposentadoria, o que é um verdadeiro absurdo, algo que não deveria acontecer de maneira nenhuma mas infelizmente acontece.

De uma forma em geral, todas as regiões do Brasil estão afetadas pelo problema, mas a situação é mais caótica nas capitais e grandes centros. Confira nesta reportagen sobre as piores agências do INSS no Brasil.

Quanto tempo o INSS tem Para Analisar meu Benefício?

Carta da Aposentadoria

O INSS tem 45 dias para fazer a análise de um benefício, contados do dia em que foi realizado o agendamento. Caso o processo não seja despachado neste prazo, a autarquia é obrigada a pagar juros nos valores atrasados.

Dificilmente o INSS concede um benefício com um prazo menor ou igual a este, pelos motivos já expostos acima. A tendência é que sempre demore mais.

Desta forma, se você deu entrada há mais de 45 dias e ainda não recebeu a carta da aposentadoria, poderá registrar uma reclamação através do telefone 135.

Muitas vezes, o simples fato de fazer uma reclamação pode resolver o problema, embora não seja garantia de ver o seu benefício analisado.

Acompanhar  a Aposentadoria pelo Meu INSS

Emitir a Carta da Aposentadoria no Meu INSS

Atualmente existe um sistema simples e prático para acompanhar o andamento e saber o resultado da sua aposentadoria: trata-se do aplicativo e portal Meu INSS que pode ser acessado por aqui.

Com esta ferramenta, o segurado da Previdência Social vai acompanhar o andamento do seu processo e saber quando o mesmo foi concluído.

Então você não precisa ficar em casa esperando chegar a carta da aposentadoria pelos Correios. Entre no aplicativo Meu INSS e faça a consulta de forma simples e rápida, inclusive tendo acesso a todas as movimentações do processo.

Se você não sabe com cadastrar a senha para acessar o sistema, veja aqui o nosso artigo explicando passo a passo como fazer a consulta.

Dentro do aplicativo ou portal você poderá verificar que o seu processo está em diversos estágios. Clique nos links abaixo para saber o significado de cada um deles:

Benefício Indeferido

Benefício Habilitado

Benefício Concedido

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.