Educação Previdenciária de Qualidade

Quanto tempo Demora o Resultado da Aposentadoria?

Veja quanto tempo em média leva para receber a Carta da Aposentadoria

Quanto tempo demora para receber a Carta da Aposentadoria?

O Brasil atualmente vive momentos de muitas incertezas sobre a Previdência Social. Como já abordamos aqui no site, existe uma Reforma da Previdência sendo discutida pelo Congresso Nacional.

Assim, é natural que as pessoas procurem o INSS cada vez mais para dar entrada em suas respectivas aposentadorias, entre elas:

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição

Aposentadoria Rural

Aposentadoria por Invalidez

Aposentodoria Por Idade

Com tanta gente querendo se aposentar antes da famigerada Reforma, é compreensível que o processo de análise e conclusão das aposentadorias demore mais que o normal.

Se você deu entrada na sua aposentadoria do INSS e está querendo saber quanto tempo demora para sair o resultado, acompanhe este artigo.

Afinal, Quanto tempo demora para receber a Carta da Aposentadoria?

Pessoa recebendo a Carta de Aposentadoria

Primeiramente, é importante você saber que não tem possibilidade de se estimar quanto tempo vai demorar a análise de uma aposentadoria.

Isso porque, para que você receba a carta informando o resultado do seu pedido, muita coisa precisa ser feita pelos analistas do INSS.

E nunca é demais lembrar que o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, grande parte deles é beneficiário das prestações sociais. Desta forma, é justificável a demora na análise das aposentadorias.

Outra questão importante que deve ser levada em conta é a diferença entre regiões. Em alguns lugares o INSS tem mais servidores, então a aposentadoria pode ser analisada mais rápido.

Em outros lugares, a situação está precária, com um contingente muito pouco de servidores, o que ocasiona uma demora maior para receber a carta de aposentadoria do INSS.

Por este motivo, o INSS vem empreendendo esforços para que muitos benefícios sejam concedidos de forma automática pelo sistema, principalmente as Aposentadorias e Salário Maternidade.

Assim, se todos os seus dados cadastrais estiverem corretos e você possuir a idade e o tempo de contribuição necessários para concessão do benefício, a carta com o resultado sairá em menos de 30 dias.

Mas infelizmente nem todos estão com o cadastro correto, sendo necessária a análise pessoal de um servidor.

Por que Demora tanto Assim?

Como foi explicado acima, a demora no resultado das aposentadorias pode se dar pelos seguintes motivos:

  • Falta de Servidores na Região
  • O Processo é muito Complicado
  • O Segurado Não apresentou Os documentos

Estes são os motivos mais comuns de demora no resultado da aposentadoria.

Normalmente, se você trabalhou em muitas empresas diferentes e os seus dados não estavam atualizados no sistema do INSS, a tendência é que a conclusão demore um pouco mais.

Outra questão que vem atrasando bastante a concessão dos benefícios é a falta de servidores do INSS. Atualmente, quase a metade dos servidores está com idade para se aposentar, e a cada dia mais e mais servidores deixam o órgão.

Como o governo não tem realizado concursos públicos, a situação vai piorando a cada dia e pode a qualquer momento ficar incontrolável.

Já temos visto casos de pessoas que esperam até um ano para receber a carta de aposentadoria, o que é um verdadeiro absurdo, algo que não deveria acontecer de maneira nenhuma mas infelizmente acontece.

De uma forma em geral, todas as regiões do Brasil estão afetadas pelo problema, mas a situação é mais caótica nas capitais e grandes centros. Confira nesta reportagen sobre as piores agências do INSS no Brasil.

Quanto tempo o INSS tem Para Analisar meu Benefício?

Carta da Aposentadoria

O INSS tem 45 dias para fazer a análise de um benefício, contados do dia em que foi realizado o agendamento. Caso o processo não seja despachado neste prazo, a autarquia é obrigada a pagar juros nos valores atrasados.

Dificilmente o INSS concede um benefício com um prazo menor ou igual a este, pelos motivos já expostos acima. A tendência é que sempre demore mais.

Desta forma, se você deu entrada há mais de 45 dias e ainda não recebeu a carta da aposentadoria, poderá registrar uma reclamação através do telefone 135.

Para saber mais detalhes sobre como registrar uma Reclamação no INSS, clique no Link.

Muitas vezes, o simples fato de fazer uma reclamação pode resolver o problema, embora não seja garantia de ver o seu benefício analisado.

Acompanhar  a Aposentadoria pelo Meu INSS

Emitir a Carta da Aposentadoria no Meu INSS

Atualmente existe um sistema simples e prático para acompanhar o andamento e saber o resultado da sua aposentadoria: trata-se do aplicativo e portal Meu INSS que pode ser acessado por aqui.

Com esta ferramenta, o segurado da Previdência Social vai acompanhar o andamento do seu processo e saber quando o mesmo foi concluído.

Então você não precisa ficar em casa esperando chegar a carta da aposentadoria pelos Correios. Entre no aplicativo Meu INSS e faça a consulta de forma simples e rápida, inclusive tendo acesso a todas as movimentações do processo.

Se você não sabe com cadastrar a senha para acessar o sistema, veja aqui o nosso artigo explicando passo a passo como fazer a consulta.

Dentro do aplicativo ou portal você poderá verificar que o seu processo está em diversos estágios. Clique nos links abaixo para saber o significado de cada um deles:

Benefício Indeferido

Benefício Habilitado

Benefício Concedido

você pode gostar também
22 Comentários
  1. Célia carmen da Silva Diz

    entrei com pedido de aposentadoria por idade ,em 15 de outubro e nei uma resposta ,estou sem condições de trabalhar ,e um absurdo,um descaso.

    1. cleide Brito alves Diz

      meu pai também ,coitado .dia 19 de outubro ele deu entrada na aposentadoria e até agora,nada.

  2. Suzana Affonso Diz

    Suzana,
    Apagaram o meu post!!! Então vou repeti-lo

    A pergunta é simples e direta: “quanto tempo demora a análise da solicitação de concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, cumprindo o fato idade?”

    Para esta pergunta merecemos uma resposta simples, honesta, direta e objetiva!!!!

    Outrossim, sugerimos que o INSS forneça/disponibilize online relação de todos os pedidos de aposentadoria, a fim de que possamos fiscalizar e acompanhar a concessão e respeito a ordem cronológica…

    Exigimos transparência já!!!!!

    Suzana

    1. benjamin Diz

      Suzana,

      Não sei se você percebeu, mas este site não é do INSS e nem tem qualquer tipo de ligação com o Governo. O nosso objetivo aqui é apenas informativo. Portanto, sugerimos que você entre em Contato com o INSS seja através do seu telefone 135 ou indo pessoalmente em uma agência. O conteúdo disponibilizado aqui é apenas para fins informativos.

      1. Isabela Diz

        Olá o juíz já concedeu a aposentadoria para minha mãe e foi mandado para o INSS para sabermos o valor que ela tem direito de receber quanto tempo demora esse processo?

        1. Benjamin Francisco Diz

          Em média três meses!

  3. Anônimo Diz

    Meu pedido já está com atraso de 6 meses em análise

    1. Thalyta Diz

      Entra no site da ouvidoria do inss e abre uma reclamação.

  4. Anônimo Diz

    dei entrada na aposentadoria por idade em outubro de 2018 e ate agora nao tive nenhuma resposta, e normal isso?

    1. Benjamin Francisco Diz

      Infelizmente está se tornando normal.

  5. Anônimo Diz

    Entra no site da ouvidoria do inss e abre uma reclamação.

  6. Sebastião Diz

    Dei entrada em 26 de novembro e até agora não recebi nenhuma resposta, também já abri uma manifestação na ouvidoria já há mais de um mês e nada também..

  7. Lourdes Griguc Diz

    Entrei com pedido de aposentadoria por idade, há 48 dias. Estou praticamente sem trabalhar por problemas de saude, venho lutando há muitos anos contra a depressão e a fibromialgia. Fiz um esforço para por em dia as contribuições e até aqui não obtive resposta. Possuo os requisitos, idade e numero de contribuições e necessito do beneficio com urgencia, para poder descansar.

  8. JOSENLTON Diz

    MUITO COMPLICADO, VC PAGA ANOS QUANDO VAI REQUERER SEUS DIREITOS UMA DEMORA? FIZ 25 ANOS DE VIGILANTE MÊS DE JULHO 2018, COM 51 ANOS DE iDADE, CONSTITUIR UM ADVOGADO PREVIDÊNCIARIO DEI
    ENTRADA, ATÉ HOJE ESPERO SENTADO ESSA BENDITA, CARTA SORTE QUE ESTOU TRABALHANDO..

  9. Antonio Carlos Cristaldi Diz

    Olá a todos!
    Entrei com o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição dia onze de Agosto de 2018, há quase NOVE meses (estou escrevendo este depoimento em quatro de Maio de 2019), pois o site do INSS (https://meu.inss.gov.br) informava já haver contribuições e idade suficientes para o pedido. Note-se que o próprio site do INSS, que tem todas as contribuições já registradas (eu conferi todas, e estão corretas!) é que informou a possibilidade do pedido. Então, já que TUDO É CALCULADO POR MEIO DE COMPUTADOR (depois de quarenta anos, eu ainda trabalho na área de computação…), por que a necessidade dessa “análise”? ANÁLISE de quê? Existe uma fórmula (80 por cento da média das maiores contribuições desde 1994…) a ser calculada a partir das contribuições feitas. Então, analisar o quê? Ah… a retórica de “falta de funcionários” também não “cola”, pois, como eu expus anteriormente, TUDO DEVERIA SER FEITO POR MEIO INFORMATIZADO! Tenho vergonha do Brasil, de ser brasileiro.

  10. Antonio Carlos Cristaldi Diz

    Complementando meu “post” anterior:
    Entrei com reclamações na Ouvidoria do INSS há mais de dois meses, sem resposta. Não adianta nada! E o telefone 135 só serve para te fazer esperar quase meia hora para ser atendido!

    1. Luiz Diz

      Isso é para dar dinheiro para advogados pois sem eles a aposentadoria não sai, cumprido em análise ou seja o qua for não anda nada na droga desse país que precisa de um grande choque nos políticos para acabar com cabide de emprego esse país ainda não viu o que é revolta do povo aí darão mais atenção

  11. andre Diz

    Meu pai fez pericia com resultado da pericia foi sugestão de limite indefinido- LI. quatro dias depois apareceu a seguinte de cisão;
    Em atenção ao seu pedido de Auxílio-Doença, apresentado no dia 29/07/2015, informamos a V.Sa. que foi concedida
    Aposentadoria por Invalidez. Este benefício será revisto a cada dois anos, conforme determinação legal.
    será que sera aposentado por invalidez.

    1. Benjamin Francisco Diz

      Já foi.

  12. JANE APARECIDA DE OLIVEIRA FERREIRA Diz

    dei entrada em minha aposentadoria por tempo de serviço, 30 anos, em janeiro e até agora nada…..como pedir informações, 135 não adianta pq dizem que tem que esperar…..

  13. MARY ANNE DO CARMO BATISTA DA SILVA Diz

    DEI ENTRADA NA APOSENTADORIA JA FEZ 1ANO EM MAIO E QUANDO LIGO NO 135 DIZEM QUE TEM QUE ESPERAR O QUE TENHO QUE FAZER…

  14. MARY ANNE DO CARMO BATISTA DA SILVA Diz

    DEI ENTRADA NA APOSENTADORIA JA FEZ 1ANO EM MAIO E QUANDO LIGO NO 135 DIZEM QUE TEM QUE ESPERAR O QUE TENHO QUE FAZER PARA CONSEGUIR RESOLVER DEMOROU PORQUE 2 VEZES TIVE QUE REMARCAR 1 VEZ O INSS ESTAVA SEM SISTEMA E OUTRA SEM ENERGIA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações