Educação Previdenciária de Qualidade

Perdeu o prazo para prova de vida no INSS? Veja como resolver

O que fazer se perdeu o prazo para fazer a prova de vida no INSS

Perdeu o prazo para fazer a prova de vida no INSS? Não se desespere. Ainda dá tempo resolver essa situação. Incialmente, o INSS tinha dado o prazo de até 28/02/18, mas se por algum motivo você perdeu o prazo, veja como regularizar a sua situação.

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que não fizeram Comprovação de Vida há mais de um ano terão os benefícios suspensos. Caso você perdeu o prazo para fazer prova de vida no INSS, confira o que fazer para não correr o risco de ficar sem o seu pagamento.

O primeiro e mais importante passo é ir, o quanto antes, ao banco onde você recebe o seu benefício para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se o beneficiário não fizer a comprovação, o benefício é suspenso e, após um período, é então cessado, o que trará grandes transtornos, pois para se reativar um benefício cessado, a burocracia é muito grande.

Importante esclarecer que o procedimento de Comprovação de Vida continua sendo realizado normalmente ao longo do ano. Esse prazo final, amplamente anunciado, foi realizado com o propósito de convocar todos aqueles que não fizeram a Prova de Vida há mais de um ano.

Além do mais, cada Instituição Financeira (banco pagador) trata a data para Comprovação de Vida da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, e ainda há aqueles que convocam o beneficiário um mês antes do vencimento da última Comprovação de Vida realizada.

O mais importante a destacar é que toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a prova de Vida anualmente, pelo menos uma vez por ano. Se já tem mais de um ano que você fez a sua comprovação de vida, então você perdeu o prazo para fazer prova de vida no INSS e precisa procurar imediatamente o banco onde recebe o seu benefício para evitar que o mesmo seja bloqueado.

Como é feita a prova de Vida para Segurados do INSS

A Comprovação de Vida, também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.

Para fazer este procedimento, basta se dirigir ao Banco onde você recebe o seu pagamento normalmente e se apresentar para fazer a prova de vida, evitando assim que o seu benefício do INSS seja suspenso ou mesmo cessado por não realização da prova de vida dentro do prazo.

O procedimento é o mesmo para aqueles que perderam o prazo para fazer a prova de vida. Procure a sua agência do Banco e resolva a sua situação, evitando, dessa forma, ter o seu benefício suspenso pelo INSS.

Dicas importantes para quem perdeu o prazo de fazer a prova de vida no INSS

Além de todos os procedimentos acima, você precisa se atentar para algumas dicas importantes caso você perdeu o prazo para fazer a prova de vida no INSS:

  • Tenha um documento de identificação válido. Pode ser RG, Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho. Se o seu documento for muito antigo ou estiver em condições ruins, a intituição bancária poderá recusar.
  • Não precisa ir até uma Agência do INSS para fazer a prova de vida, caso você tenha perdido o prazo. É para ir no Banco onde você recebe.
  • Se o titular do benefício está impossibilidado de se locomover para ir até o banco fazer a prova de vida, considere a possibilidade de cadastrar uma procuração para que outra pessoa possa fazer a prova de vida por ele. Para maiores informações sobre como cadastrar uma procuração no INSS, veja nesse link.
  • Caso a pessoa não foi fazer a comprovação de vida porque é incapaz, interditada pelo juiz, nesse caso é o curador quem tem que fazer a prova de vida. Para saber mais sobre cadastrar curatela no INSS, veja nesse link.

 

Corro o risco de perder o meu benefício porque perdi o prazo para fazer a comprovação de vida?

De maneira nenhuma. Não existe o risco de perder o benefício por esse motivo, pode ficar tranquilo. Se o seu benefício foi suspenso ou mesmo cessado porque você perdeu o prazo para fazer a comprovação de vida, logo que você comparecer na sua agência bancária, o pagamento será desbloqueado.

Outras Informações Importantes:

Esse Blog não é oficial e não possui nenhum tipo de vínculo com o INSS e nem com qualquer outra Instituição Pública e nem privada. Os artigos aqui publicados são meramente para fins de informação e de entretenimento. Para orientações sobre casos concretos, ligue no tel 135 ou procure uma agência do INSS.

Em caso de dúvida, ligue para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). O atendimento da Previdência Social é simples e gratuito e dispensa intermediários.

Para saber mais sobre a Previdência Social, acesse o portal do INSS.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.