Agendamento da Carteira de Trabalho: veja como fazer!

Se você está precisando tirar uma carteira de trabalho pela primeira vez ou se está precisando emitir a segunda via, saiba que na maioria das cidades brasileiras é obrigatório realizar o agendamento antes de ir. Confira nesse artigo como fazer o agendamento e quais os documentos necessários para tirar a CTPS.

0

Se você está procurando emprego o ideal é fazer com antecedência a Carteira de Trabalho. Independente da área da atuação, se o regime de contrato é CLT, o documento é imprescindível.

Por isso, vamos falar nesse artigo como fazer agendamento da Carteira de Trabalho. Em alguns municípios fazer o agendamento é fundamental, além disso, pode te ajudar a economizar tempo. Ademais, se você já teve uma CTPS, mas precisa tirar2ª, o processo é o mesmo.

Veja como agendar carteira de trabalho no Rio de Janeiro

Veja como agendar carteira de trabalho em Manaus

O que é a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – é o documento oficial que registra os dados de trabalho de todo cidadão sob regime de contrato CLT – Consolidação das Leis de Trabalho.

A CTPS registra basicamente todos dados de trabalho, incluindo tempo de trabalho, férias e salário.  Todos esses registros são muito importantes para garantir que o trabalhador tenha acesso aos direitos trabalhistas, incluindo o décimo-terceiro salário, FGTS, seguro-desemprego, aposentadoria, e outros.

Nesse sentido, a CTPS se faz um dos documentos mais importantes na vida de quase todo cidadão, tanto que pode ser feito de maneira simples e rápida em quase todos os municípios do país.

Em algumas cidades tem como fazer agendamento da carteira de trabalho, o que torna o processo ainda mais rápido e simples.

Quem pode tirar Carteira de Trabalho?

Para tirar CTPS é necessário que o cidadão tenha, no mínimo, 14 anos de idade. A partir dessa idade a legislação trabalhista permite trabalho sob contrato de aprendiz mediante condições especiais.

Além disso, para tirar a carteira de trabalho é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado.

Se você for estrangeiro, o processo não é impossível, mas é um pouco mais complicado. Para o estrangeiro tirar carteira de trabalho no Brasil, alguns requisitos podem ser exigidos.

Para cada modalidade de solicitação existem diferentes características e documentos distintos que devem ser apresentados.

Para saber quais são as exigência para tirar CTPS Estrangeiro, acesse a página da Secretaria do Trabalho  no link.

Como fazer agendamento da carteira de trabalho?

Independentemente se você quer fazer sua CTPS pela primeira vez, ou se deseja emitir uma 2ª via da Carteira de Trabalho, o processo é basicamente o mesmo.

Porém, alguns documentos exigidos em cada processo podem ser diferentes.

O agendamento da Carteira de Trabalho pode ser feito online é bem simples de se fazer. Confira o passo-a-passo:

  • Acesse a página do SAA – Sistema de Atendimento Agendado clicando no link
  • Preencha os campos solicitados na página. No campo tipo de atendimento selecione a opção Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro ou Estrangeiro, dependendo da sua nacionalidade. Depois clique em prosseguir.

Na próxima página, escolha a unidade mais perto de você e clique no ícone de calendário que fica abaixo de “ações”.

Selecione o data desejada

Depois de escolher o melhor dia, escolha um horário disponível que possa te atender.

Finalize o agendamento na última página informando seu CPF, data de nascimento e telefone para contato. Não se esqueça de informar o código de segurança. Feito isso, clique em agendar e pronto!

Observação :esse serviço de agendamento não está disponível em todos os municípios. Se esse for o caso da cidade onde você mora, procure por uma unidade do Ministério mais próxima ou ligue para a “Central Alô Trabalho” no telefone 158, para obter informações.

Quais são os documentos necessário para tirar carteira de trabalho?

Agora que você já sabe como fazer agendamento da carteira de trabalho, vamos falar sobre quais documentos você deve levar no dia de fazer sua CTPS.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da carteira de trabalho

se o que você deseja é tirar a 1ª via da carteira de trabalho, compareça ao local indicado no horário marcado com o seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (RG, CNH)
  • CPF
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone, etc)
  • Comprovação do estado civil: Certidão de Nascimento, caso o estado civil seja solteiro ou de Casamento. Se for separado, divorciado ou viúvo, a situação deve constar no documento

Vale lembrar que caso não seja possível possível fazer emissão informatizada da Carteira de Trabalho, o servidor poderá exigir uma fotografia 3×4, com fundo branco, colorida e recente.

Além disso, é importante fazer uma conferência para garantir que os documentos estejam em bom estado de conservação para não haver problemas na hora da emissão.

No caso do comprovante de residência, o ideal é levar um documento recente. Comprovantes muito antigos podem não ser aceitos.

A emissão da Carteira de Trabalho é gratuita e muitas vezes o documento é entregue ao solicitante no mesmo dia. No entanto, em alguns casos pode ser necessário voltar ao local em outra data para retirar a CTPS.

Documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho

Em caso de perda, roubo ou extravio, o cidadão precisará novamente comparecer a um dos locais indicados para solicitar a 2ª via da carteira de trabalho.

Para tirar a 2ª via da CTPS, você deve levar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (RG, CNH)
  • CPF
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone, etc)
  • Comprovação do estado civil: Certidão de Nascimento, caso o estado civil seja solteiro ou de Casamento. Se for separado, divorciado ou viúvo, a situação deve constar no documento
  • Documento que comprove o número da via anterior (extrato do PIS ou FGTS, cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, por exemplo)
  • Carteira de Trabalho caso o motivo da solicitação seja mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem
  • Boletim de Ocorrência original em caso de roubo ou furto, perda ou extravio da CTPS.

Aqui também é importante lembrar que, caso haja impossibilidade técnica da emissão informatizada da carteira de trabalho, poderá ser exigida uma fotografia 3×4 do solicitante, com fundo branco, colorida e recente.

Para facilitar a sua vida, vamos compartilhar aqui um vídeo produzido pelo Canal Xapoka Tutoriais no Youtube, ensinando passo a passo o agendamento da CTPS. Confira:

Carteira de Trabalho Digital

Com o advento da modernidade, o Governo vem procurando cada vez mais modernizar os serviços públicos de uma forma em geral, inclusive a emissão de documentos.

Desta forma, a CTPS Digital é um APP onde ficam registrados todos os vínculos e anotações referentes à férias e outras anotações trabalhistas do empregado.

Todas as informações constantes na Carteira de Trabalho digital são integradas com o sistema do MTE, tornando bem mais fácil a vida do trabalhador brasileiro.

Se você quer fazer um teste e verificar se a CTPS Digital atende às suas necessidades, é muito fácil baixar e usar o APP.

Aqui no site Previdência Simples nós temos um artigo que ensina passo a passo baixar e utilizar o aplicativo CTPS Digital. Clique no link e veja como!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações