Atendimento à Distância nos Benefícios rurais: veja como é !

Saiba como é o procedimento para dar entrada em seu benefício rural no INSS à distância.

1

Como o nosso site vem informando aqui em diversas oportunidades, o fluxo de processos no INSS vem sofrendo muitas mudanças, por conta do projeto INSS DIGITAL.

Desta forma, já houve o fim da entrevista rural, a instituição do formulário de autodeclaração rural e o cancelamento da validade das declarações dos sindicatos rurais para comprovação da atividade do trabalhador.

A novidade agora é a mudança no fluxo do atendimento para dar entrada nos dois benefícios mais procurados pelo trabalhador rural junto ao INSS:

Mudanças para dar entrada nos Benefícios Rurais: Como ficou agora?

Antes, para que o trabalhador rural pudesse dar entrada em seu benefício junto ao INSS, bastava fazer um agendamento pelo tel 135 ou pela internet. No dia marcado, comparecia até uma agência da Previdência Social com os documentos e dava entrada em seu benefício.

A partir de agora, para dar entrada nos benefícios rurais citados, os trabalhadores devem fazer a solicitação à distância, através do site ou aplicativo Meu INSS ou do telefone 135.

Então nesse primeiro momento não tem necessidade da pessoa se dirigir até uma agência. Primeiramente o requerimento do benefício será feito à distância, e só depois da análise do INSS é que o trabalhador (a) será notificado, através de uma exigência, a levar os documentos no posto.

Benefício rural pela internet
Os requerimentos de Aposentadoria e Salário maternidade rural agora são à distância

Cumprimento de Exigência: quando levar os documentos no INSS?

Após dar entrada em seu benefício pela internet ou pelo telefone 135, a pessoa deverá aguardar a análise do seu processo, o que pode demorar algum tempo.

Por este motivo, é muito importante que, após fazer o pedido online, você acompanhe o andamento pelo meu INSS, para saber exatamente o momento de levar os documentos ao posto do INSS.

Nesse sentido, após o seu pedido ser analisado por um servidor, o mesmo vai abrir uma exigência no processo, para que você leve os documentos para comprovação de atividade rural pessoalmente em uma agência.

Antes de ir na agência levar os documentos, você vai precisar fazer um agendamento do seguinte serviço: Cumprimento de exigência.

Esse agendamento poderá ser feito no site, no aplicativo ou pelo telefone 135.

No dia agendado você vai comparecer ao INSS com todos os documentos que comprovem a sua atividade rural e com a autodeclaração do trabalhador rural preenchida.

O agendamento pode ser feito para qualquer agência, assim, você pode escolher uma que fique perto da sua casa.

Mas atenção: só faça o agendamento para cumprir a exigência e levar os documentos ao INSS depois que o seu processo for devidamente analisado e houver uma notificação da Previdência para isso.

Acompanhamento do Pedido

Como você pode verificar, a partir de agora o trabalhador rural que der entrada em benefícios de aposentadoria rural ou salário-maternidade só vão comparecer em uma agência do INSS para cumprimento de exigência.

É neste momento que todos os documentos deverão ser levados, comprovando o exercício do trabalho rural.

Se você deu entrada antes das mudanças aqui citadas, da mesma forma, precisa fazer o acompanhamento do seu pedido, para saber se já saiu o resultado do salário-maternidade ou o resultado da aposentadoria.

Caso você tenha dificuldades em acompanhar a sua solicitação pela internet, poderá fazer também pelo tel 135, lembrando que a ligação é gratuita de telefone fixo e orelhões.

Ao ligar, tenha sempre em mãos todos os seus documentos.

Autodeclaração Rural

Uma alteração muito importante na comprovação do trabalho rural junto ao INSS foi justamente o fim da validade das declarações dos Sindicatos rurais.

A partir de agora, ao ser solicitado a apresentação dos documentos que comprovem a atividade rural, o segurado deverá levar preenchida a declaração do trabalhador rural, sob pena de ter o seu benefício indeferido.

Se você não conhece ou não sabe como fazer o preenchimento desta declaração, veja aqui o nosso artigo sobre o tema, explicando passo a passo onde encontrar e como fazer o preenchimento com os seus dados.

Salário maternidade pela internet
O pedido do Salário maternidade rural agora deve ser feito pela internet ou pelo telefone 135

Prazo para requerer o Salário Maternidade Rural

Muitas seguradas que vão dar entrada no salário maternidade rural ainda têm dúvidas sobre o prazo para fazer o requerimento.

A dúvida sobre o prazo é justificável, afinal, a Medida Provisória N° 871/2019 havia alterado o prazo para dar entrada no salário maternidade de 5 anos para apenas seis meses.

Mas felizmente essa mudança não foi aprovada pelo Congresso Nacional, então continua o prazo anterior, ou seja, a mamãe tanto urbana quanto rural tem até 5 anos para dar entrada em seu benefício.

E você, o que acha de todas essas mudanças realizadas pelo Governo? Melhorou? Piorou? Está com alguma dificuldade para dar entrada em seu benefício rural?

Deixe sua opinião, experiência ou dúvida no campo de comentários e lembre-se de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a esta informação.

1 comentário
  1. tatiana dos santos amaral Diz

    Quando o meu bebê nasceu eu dei entrada no benefício,mas foi indefirido porque precisei de declaração de sindicato,mas como eu não era associada a nenhum não deu certo.
    Gostaria de saber a minha mãe dividiu a terra comigo ela me deu dez hequitaria,a gente só fez declaração de compra e venda para mim dar entrada na CEMIG o topógrafo fez só a medicação só o mapa do tamanho da terra ainda não fiz a escritura por não ter condições financeiras,mas moro na zona rural desde os quatro anos de idade.eu não associei a nenhum sindicato.achei melhor essa forma diferente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações