Educação Previdenciária de Qualidade

Fim da Entrevista Rural no INSS: como fica agora

O INSS acabou com a entrevista rural para fins de reconhecimento de atividade para os segurados especiais (trabalhadores rurais). As alterações são baseadas no PARECER  da Procuradoria do INSS.

A partir de agora, não será mais realizado procedimento de entrevistar o segurado, fazendo perguntas sobre a forma como executa atividade rural.

Também não serão mais convocadas testemunhas para confirmar as informações. 

O que vai subsitituir a entrevista rural?

No lugar da entrevista rural, o requerente deverá levar preenchido um formulário denominado DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE RURAL  assinado e preenchido, juntamente com os documentos que comprovem a atividade rural.

Assim, caso você precise dar entrada em benefícios do INSS na condição de trabalhador rural, o servidor do INSS não lhe fará mais questionamentos sobre a sua atividade rural.

Isso vale para todos os tipos de benefícios, inclusive Salário Maternidade Rural e aposentadoria por idade rural, no entanto, a apresentação do formulário é obrigatória.

Você poderá preencher e imprimir o formulário aqui nesse link. Caso não tenha impressora, poderá salva-lo em Pdf e levar em alguma lugar para imprimir.

Se você tem dúvidas sobre como comprovar atividade rural no INSS, não deixe de ler o artigo aqui no blog que explica passo – a – passo como fazer isso clicando no link azul.

A Declaração do Trabalhador Rural

A Declaração do trabalhador agora é o documento obrigatório, que substitiu a entrevista rural no inss.Portanto, você deve ficar atento ao dar entrada em seu benefício.

Como falamos acima, a apresentação da Declaração do Trabalhador Rural é um documento obrigatório para os trabalhadores rurais. Então se você é um segurado especial, não deixe de levar esse documento.

Importante também que a Declação do Trabalhador Rural não seja confundida com a Declaração do Sindicato dos Trabalhadores rurais. Cada documento tem a sua função.

Para entender o papel da Declaração do Sindicato dos Trabalhdores Rurais na comprovação da atividade rural, você pode acessar o nosso artigo sobre o tema.

entrevista rural INSS
Fazenda feliz

Os Direitos do Trabalhador rural no INSS

O trabalhador rural, chamado também de Segurado Especial junto ao INSS tem vários direitos. Por este motivo, é muito importante se manter informado.

O trabalhador da roça pode se aposentar mais cedo e as mães tem direito ao Salário Maternidade Rural. Para ficar sempre bem informado sobre os seus direitos, acompanhe o blog previdenciasimples.

Muitas vezes acontece de uma pessoa ter direito a um benefício e por falta de informação não dar entrada. Isso é muito triste.

Então divulgue as informações e em caso de dúvida você poderá ligar no telefone 135 ou se dirigir pessoalmente ao INSS.

você pode gostar também
36 Comentários
  1. Mirian marques f Diz

    Se caso eles fizerem entrevistras,eu sou obrigada a responder?

    1. benjamin Diz

      A entrevista rural foi extinta. Se você levar a Declaração de Atividade Rural preenchida não haverá nenhum tipo de pergunta.

  2. Marinaria damasceno Silva abreu Diz

    Essa declaração de atividades rural já está em todo lugar do Brasil??ou é só em alguns lugares?

    1. benjamin Diz

      Todo Brasil.

  3. Maria Diz

    Pra requerimento de pensão por morte de segurado especial ainda não segurado do INSS só precisa tb do preenchimento desse formulário?

    1. benjamin Diz

      Sim. Com os dados do falecido, e documentos que em nome dele que comprovem a atividade rural.

  4. Emerson Diz

    Minha esposa vai da a entrevista quarta feira e já está com todas as documentações em mãos, será que corre o risco deles fazerem perguntas??

    1. benjamin Diz

      Ora, se fizerem é só ela responder.

    2. Nara Diz

      E aí deu certo ?

  5. Nayane Diz

    Bom dia… Eu sou mãe solteira, moro com meus avós, sou dependente deles, queria fazer salário maternidade, com as provas de meu avô, tem possibilidade eu tirar?

    1. benjamin Diz

      Sim. Dê e entrada para que o INSS possa avaliar sua situação.

  6. Lania Diz

    Boa noite e aonde encontro essa declaração pra preencher

    1. benjamin Diz

      Você poderá preencher nesse site:

      https://www.meuinss.net/formulario/form_rural.html

  7. NIVALDO LUIS DE OLIVEIRA Diz

    BOM DIA, POR FAVOR A MINHA MÃE TRABALHOU A VIDA TODA DELA NA ROÇA DESDE SOLTEIRA, MEU PAI ERA LAVRADOR, MAS JÁ FALECEU,(NÃO ERA APOSENTADO) ELA É PENSIONISTA AGORA DO INSS, SE ELA DER ENTRADA COMO RURAL ELA CONSEGUE SE APOSENTAR??

    1. benjamin Diz

      Ela poderá dar entrada sim. Se vai conseguir ou não, apenas o INSS poderá dizer.

  8. Jéssica Pires da Silva Diz

    Boa tarde, é verdade que a aposentadoria rural não tem mais entrevista ?

    1. benjamin Diz

      Sim, conforme está bem explicado aí no artigo.

  9. Sirlene Diz

    Geralmente após a entrevista eles dão o número do beneficio pra fazer consulta pela a internet, eu não recebi. O que será que aconteceu?

    1. Benjamin Diz

      Possivelmente o servidor do INSS esqueceu de lhe informar. Se tiver como, vá até a agência e solicite o número do benefício, ou tente ligar no 135.

  10. Cleidiane Diz

    Quer dizer si eu der entrada agora pra o salario maternidade não vai ter mais entrevista.

  11. Maria Clara Diz

    Bom dia, dei a entrevista e deu indefirido, o motivo foi: FALTA DE PERÍODO DE CARÊNCIA-COMPROVAÇÃO DE ATIVIDADE RURAL NOS 10 MESES ANTERIORES AO AFASTAMENTO. Gostaria de saber que documento é esse…

  12. Erlane barros Diz

    Sou do Maranhão sou trabalhadora rural . meu filho tem dois anos já me informei sobre o salario de maternidade mais aqui é feito normalmente as perguntas durante a entrevista. …

  13. Anônimo Diz

    Boa tarde quando o requerimento do salário maternidade da indeferido oq devo fazer.

  14. Benjamin Diz

    Caso o benefício tenha sido negado, entre com recurso. Para saber como, acesse:
    https://previdenciasimples.com/como-entrar-com-recurso-no-inss/

  15. Anônimo Diz

    Bom dia ..fiz minha declaração do trabalhador rural em uma lan house só q a moça digitou a minha área da terra q trabalho errada na minha dap está 30 hectares e na declaração ela colocou 1 hectare será q por isso o inss pode negar meu beneficio de salário maternidade

  16. aline Diz

    Boa tarde, no caso se o segurado trabalhou em mais de uma propriedade ao longo dos anos, tenho que apresentar mais de uma declaração (entrevista) ou somente preencho como período total trabalhado e os dados da ultima propriedade onde ele trabalhou ?

  17. viviane Diz

    oi eu ja dei entrada no meu salario maternidade a entrevista ta marcada pro dia 10.09 ai eu quiria o senguinte quando eu emgravidei eu era demenor ai eu nao tenho provas vou emcaminha com as provas da minha mae sera que dar certo?

    1. benjamin Diz

      Aguarde o resultado, não tem como saber.

  18. Rayane Diz

    Meus documentos e da Bahia, só q eu mora em Minas será porque causa disso eu não passo, todos documento meu q comprove q eu trabalho na roça, só q eu dei a entrada não na Bahia mais si em Minas,será q tem alguma coisa a ver

    1. benjamin Diz

      Não temos como responder esse tipo de pergunta.

  19. Rayane Diz

    Meus documentos e da Bahia, só q eu mora em Minas será porque causa disso eu não passo, todos documento meu q comprove q eu trabalho na roça, só q eu dei a entrada não na Bahia mais si em Minas,será q tem alguma coisa a ver???

  20. Carlos André Diz

    Boa noite, meu pai deu entrada num benefício de aposentadoria por idade rural como segurado especial e foi indeferido, pois ele se enrolou na entrevista. Ele preferiu entrar na justiça a recorrer administrativo no INSS, mas perdeu na justiça também. Minha dúvida é: ele pode dar entrada novamente no INSS e, se sim, a entrevista do requerimento anterior pode influenciar no requerimento atual, ainda que toda documentação esteja em correta?

  21. Nara Diz

    Benjamim isso está valendo para o estado da Bahia ?

    1. benjamin Diz

      Nara,
      Vale para todo Brasil, inclusive a Bahia.

  22. Socorro siqueira Diz

    Somos propietarios de uma pequena Fazenda, meu marido faleceu a seis meses e comecei a receber o benefício dele, agora estou com idade de 55anos completos e tenho entrevista ainda neste mês marcada pela internete para buscar me aposentar por idade rural
    quais os documentos pra levar ?

    1. benjamin Diz

      Socorro,

      Dê uma lida neste artigo onde explicamos tudo:
      https://previdenciasimples.com/como-comprovar-atividade-rural-no-inss/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.