Fim da Entrevista Rural no INSS: como fica agora

O INSS acabou com a entrevista rural para fins de reconhecimento de atividade para os segurados especiais (trabalhadores rurais). As alterações são baseadas no PARECER  da Procuradoria do INSS.

A partir de agora, não será mais realizado procedimento de entrevistar o segurado, fazendo perguntas sobre a forma como executa atividade rural.

Também não serão mais convocadas testemunhas para confirmar as informações. 

O que vai subsitituir a entrevista rural?

No lugar da entrevista rural, o requerente deverá levar preenchido um formulário denominado DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE RURAL  assinado e preenchido, juntamente com os documentos que comprovem a atividade rural.

Assim, caso você precise dar entrada em benefícios do INSS na condição de trabalhador rural, o servidor do INSS não lhe fará mais questionamentos sobre a sua atividade rural.

Isso vale para todos os tipos de benefícios, inclusive Salário Maternidade Rural e aposentadoria por idade rural, no entanto, a apresentação do formulário é obrigatória.

Nos casos de Pensão por Morte Rural, a declaração deverá ser preenchida com os dados da atividade rural do falecido, e assinada pelo dependente que está assinando o documento.

Você poderá preencher e imprimir o formulário aqui nesse link. Caso não tenha impressora, poderá salva-lo em Pdf e levar em alguma lugar para imprimir.

Se você tem dúvidas sobre como comprovar atividade rural no INSS, não deixe de ler o artigo aqui no blog que explica passo – a – passo como fazer isso clicando no link azul.

A Declaração do Trabalhador Rural

A Declaração do trabalhador agora é o documento obrigatório, que substitiu a entrevista rural no inss.Portanto, você deve ficar atento ao dar entrada em seu benefício.

Como falamos acima, a apresentação da Declaração do Trabalhador Rural é um documento obrigatório para os trabalhadores rurais. Então se você é um segurado especial, não deixe de levar esse documento.

Importante também que a Declação do Trabalhador Rural não seja confundida com a Declaração do Sindicato dos Trabalhadores rurais. Cada documento tem a sua função.

Para entender o papel da Declaração do Sindicato dos Trabalhdores Rurais na comprovação da atividade rural, você pode acessar o nosso artigo sobre o tema.

entrevista rural INSS
Fazenda feliz

Os Direitos do Trabalhador rural no INSS

O trabalhador rural, chamado também de Segurado Especial junto ao INSS tem vários direitos. Por este motivo, é muito importante se manter informado.

O trabalhador da roça pode se aposentar mais cedo e as mães tem direito ao Salário Maternidade Rural. Para ficar sempre bem informado sobre os seus direitos, acompanhe o blog previdenciasimples.

Muitas vezes acontece de uma pessoa ter direito a um benefício e por falta de informação não dar entrada. Isso é muito triste.

Então divulgue as informações e em caso de dúvida você poderá ligar no telefone 135 ou se dirigir pessoalmente ao INSS.