Educação Previdenciária de Qualidade

Entrevista Rural no INSS

Entrevista Rural no INSS: Um tema que ainda causa muitas dúvidas ao Trabalhador Rural. Mas nesse artigo nós iremos detalhar para você como funciona esse procedimento e o qual o seu objetivo.

De acordo o artigo 112 da Instrução Normativa N° 77/ 2015, o trabalhador rural, segurado especial do INSS, que deseja fazer o requerimento de qualquer benefício previdenciário no INSS precisa passar pela entrevista.

A Entrevista Rural será feita no dia marcado para dar entrada no benefício, e consiste de diversas perguntas feitas pelo servidor do INSS ao requerente do benefício.

Essas perguntas deveram ser respondidas pelo próprio requerente e normalmente o INSS não aceita a intervenção de terceiros.

Portanto, nem pense em levar alguém com você achando que uma outra pessoas poderá lhe ajudar neste caso, pois isso não é aceito.

Importante frisar que o interessado ao responder a entrevista, está se comprometendo a dizer a verdade sobre tudo o que for perguntado, podendo ser responsabilizado criminalmente pelo INSS caso falte com a verdade, de acordo com o art. 299 do código penal.

Não brinque com isso. Fale apenas a verdade na Entrevista, mesmo que outra pessoa lhe oriente em sentido contrário, pois depois quem vai responder é você e não a pessoa que lhe orientou.

Ás vezes, falar a verdade sobre você na Entrevista Rural poderá significar a negativa do seu benefício.

Se isso acontecer, é porque provavelmente você não tem direito ao benefício rural, mas de qualquer forma e melhor ter o benefício negado do que mentir em um órgão público Federal e se arriscar a responder processo no futuro.

Entrevista Rural: entenda como é realizado o Procedimento

Na ENTREVISTA RURAL, serão feitas diversas perguntas, com o objetivo de saber qual é a sua categoria de trabalhador rural, se é segurado especial, contribuinte individual (diarista) ou empregado.

Caso seja segurado especial, o servidor vai querer saber a forma de ocupação da terra, se é proprietário, posseiro, parceiro, meeiro, arrendatário, comodatário, etc.

Será também questionada a forma do exercício da atividade rural, se é individual (para quem trabalha sozinho), ou em regime de economia familiar ( quem trabalha juntamente com a família).

Outras questões também são esclarecidas pelo servidor do INSS na entrevista, como por exemplo, qual o período que a pessoa trabalha na atividade rural.

Poderá ser perguntado ainda se a pessoa possui ou possuiu empregados, se tem alguma outra fonte de renda além da atividade rural.

Qualquer outro fato de seja relevante na análise do direito poderá ser questionado, para saber se a pessoa se enquadra ou não se enquadra como segurado especial do INSS.

Para que a entrevista seja realizada, é necessário que a pessoa que vai dar entrada no benefício leve algum documento que comprove a atividade rural, sem o qual não poderá ser feita.

Caso isso ocorra, caberá ao INSS emitir uma carta de exigência para pessoa e dar o prazo de no mínimo 30 dias, para que esta apresente o documento solicitado e possa então fazer a entrevista rural.

Cabe dizer também que ainda que toda documentação da pessoa esteja correta, mas se não for aprovada na ENTREVISTA RURAL, o benefício poderá ser negado.

Isso porque a Instrução Normativa diz que o servidor do INSS deverá emitir um parecer conclusivo acerca do enquadramento ou não da pessoa como segurada especial.

Então não adianta estar com vários documentos que comprovem atividade rural se o parecer emitido na entrevista for negativo.

Caso reste alguma dúvida sobre a atividade rural do requerente, o INSS poderá chamar testemunhas e fazer outra diligências, como visitar o local onde a pessoa alega trabalhar para verificar se realmente ela mora e trabalha naquele local.

A Entrevista é obrigatória em todas as categorias de trabalhador rural, sendo dispensada para o indígena, o empregado rural ou contribuinte individual.

Ela também poderá ser dispensada nas hipóteses em que houver migração de períodos positivos de segurado especial para o CNIS.

No caso de empregados rurais e Contribuintes Individuais que forem comprovar períodos através de Declaração do Sindicato, a entrevista também será obrigatória.

trabalhadores-rurais-inss
Trabalhadores Rurais no INSS

ENTREVISTA RURAL PARA OS CASOS DE PENSÃO POR MORTE

No caso de benefício de pensão por morte, a entrevista deverá ser realizada com o dependente, ou seja, a pessoa que vai dar entrada na Pensão é quem vai responder as perguntas.

Neste caso, as perguntas vão ser feitas sobre a atividade rural da pessoa que faleceu, então todas as questões deverão ser respondidas em relação ao falecido, informando onde ele trabalhava, como era feito esse trabalho, etc.

No caso de benefícios por incapacidade, havendo impossibilidade de comunicação do titular comprovada mediante atestado médico, a entrevista será realizada com os seus familiares.

Isso quer dizer que, caso a pessoa, por motivo de saúde esteja impossibilitada de se expressar verbalmente, desde que essa situação esteja comprovada por um atestado médico, os familiares poderão responder às perguntas.

Conclusão

De uma forma em geral, tratamos aqui de todas as situações que dizem respeito a ENTREVISTA RURAL. Se você vai requerer um benefício no INSS e passará por uma entrevista rural, mantenha a calma, fale a verdade , procure responder todas as questões de forma segura.

Importante:

O INSS não está mais realizado o procedimento de Entrevista Rural como o Segurado Especial. Agora apenas os empregados e contribuintes individuais (diaristas) faram esse procedimento. Para maiores informações sobre esse mudança,  CLIQUE NESSE LINK.

você pode gostar também
379 Comentários
  1. monica Diz

    Eu fui dar a minha intrevista e falei q estudei quando eu trabalhava na fazenda e eu estudei na cidade e eu n tenho como comprovar q trabalhava na fazenda o indereco e da cidade como posso fazer pra resolver isto a fazenda n tem inderecoso e chamada fazenda barreiro da baraúna

    1. benjamin Diz

      Mônica,

      Se não tem comprovantes que você trabalha na roça, infelizmente nada poderá ser feito.

      1. Edineia Conceição Souza Diz

        Eu já dei entrada nós papeis agora só falta a entrevista mais eu queria saber o se eles pergunta muitas coisas na entrevista é por q já faz um tempo que eu mexi em roça só sei pouca coisa mais eu queria saber o que eles pegunta tanto na entrevista

        1. benjamin Diz

          Edneia

          São perguntas simples que quem realmente trabalha na roça responde sem problemas. Agora quem não trabalha na roça não deveria nem dar entrada.

      2. JOSE RIVANILDO Diz

        Eu só lavrado dasdos 15 anos comprei uma propriedade tenho 6 anos pagano ITR to com pobrema picicriatrico poso entra com um pedido no inss ja tenho laudo mais queria micosta como lavrado

        1. benjamin Diz

          Marque uma perícia e leve seus documentos ao INSS no dia marcado.

      3. Benjamin Diz

        Benjamin boa tarde será q vc pode me responder uma pergunta eu trabalho já um tempo na roça mas sem comprovação mas aí tô grávida aí minha sogra fez um comodatario pra me só q eu reconheci firma já tava cm 5 meses de grávida será q tem algum problema é tbm atrasei uma consulta médica do pré-natal terá algum problema só atrasei uma só

        1. benjamin Diz

          Só mesmo na análise do INSS para responder a essa questão. Dê entrada e aguarde o resultado.

    2. ana Diz

      dei entrada nos papeis para aposentadoria rural,entreguei tudo mais disserem que vao me ligar para marcar a entrevista outro dia ..isto procede????? nao sei quando

      1. benjamin Diz

        Ana

        Desconheço essa prática. Normalmente se faz a entrevista no mesmo dia do requerimento. Mas se eles agiram desta forma, aguarde o agendamento.

    3. adel Diz

      Eu queria saber se tem como bater um contrato como ja tem dois anos ki eu trabalho e minha esposa receber pq a gente trabalha mas n tem contrato mas o patrao quer registrar desde quando a gente entro de meeiro ki ja daz dois anos no papel ele ia colocar ki ja tem dois anos ki a gente tá aki

      1. benjamin Diz

        Tem que ter outros documentos para comprovar atividade rural. O contrato só tem valor a partir do dia que reconhece a firma no cartório. Para antes disso ele não serve.

  2. bruna Diz

    oi sou casada e estou gravida,e só tenho os documentos do incra de minha mae …é suficiente para dar entrada no salario maternidade. ..

    1. benjamin Diz

      Bruna,

      Como você é casada, vai ter que ter comprovantes em seu nome. Tente conseguir a Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da sua cidade.

  3. Amanda Trindade souza Diz

    Oi eu to querendo tentar fazer mais moro na Fazenda da minha sogra .Será q eu consigo.

    1. benjamin Diz

      Amanda,

      Se você realmente for trabalhadora rural, não há motivos para não tentar. Agora de vai conseguir ou não, depende de muitos outros fatores.

  4. Ângela Batista Borges de Mendonça Diz

    Sou assentada a 9 anos, moramos e trabalhamos meu marido,eu e 2 filhos. Desde fevereiro de 2015 também trabalho como servidora pública municipal mas nunca deixei de exercer minhas atividades na terra como criação de galinhas, porcos, horta, ajuda na ordenha e trato do gado etc. Contribuo com a previdência dos servidores municipais também. Quero saber se tenho direito a receber a licença maternidade rural também já que é descontado das minhas notas fiscais de venda do leite o Funrural.Desde já agradeço a atenção.

    1. benjamin Diz

      Ângela,

      Considerando que você é servidora pública municipal, mesmo que trabalhe na roça concomitantemente, não tem direito ao salário maternidade como trabalhadora rural. A Lei é clara em não permitir esse tipo de situação.

      1. Anônimo Diz

        S

  5. Biely Diz

    Tenho roça e sou assentada a mais de 1 ano pelo INCRA. Morava na roça mais ganhei uma bolsa integral da faculdade e tambem engravidei minha gestação é de risco tiver que me deslocar da roça pra morar na cidade próximo dos atendimentos médicos e da faculdade, meu marido continua na roça. Posso conseguir o auxílio?

    1. benjamin Diz

      Byeli,

      Se você se afastou da atividade rural, acredito que não tenha mais direito. De qualquer forma, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade.Eles podem avaliar melhor o seu caso.

  6. Maria Diz

    Dei entrada no meu auxílio natalidade veio aprovado quando fui tirar o dinheiro tava bloqueado. Fui no inss a mulher pediu mas provas no meu nome pra fazer outra análise do processo ñ sei o que aconteceu. Pois sei que as provas já eram o suficiente. Temos provas de semente, seguro safra, hora de trator, pagamos em posto cindical a dois anos, meu certidão de casamento e como agricultora todas as provas nos dois assinamos ela disse que queria mas provas só no meu nome. O que eu faço?

    1. benjamin Diz

      Maria,

      Se você tiver mais alguma prova, apresente. Caso não tenha, aguarde o resultado final. Se for negado, entre com recurso que você tem boas chances de ter o benefício aprovado.

  7. edla Diz

    Quais sao as perguntas feita na etrevista rural???

    1. benjamin Diz

      Edla,

      A critério de cada servidor as perguntas podem variar. Mas no geral pergunta-se qual a sua profissão, se houve afastamento da atividade rural, em qual terra trabalha e de que forma, quem é o dono da terra, quem ajuda no trabalho, o que é plantado / criado, o que faz com a produção, se possui outras fontes de rendimento que não seja rural.

      1. Bruna Diz

        Mas pergunta também, que são os vizinhos da terra , se a terra não for sua , pergunta pelo contrato se é parceira ,comodatário, arrendeiro … , pergunta o que faz com a colheita (se come, dividi ou vende)

  8. Larissa francielly Diz

    Minha entrevista já é dia 29,sou indígena,quero saber se fazem perguntas naa hora da entrevista

    1. benjamin Diz

      Larissa,

      De acordo o art. 112 da IN 77/2015, o indígena não precisa fazer entrevista. Então você não será submetida as perguntas feitas, o INSS apenas avaliará a sua documentação pra ver se está tudo ok.

      1. Larissa francielly Diz

        Pq minha tia tbm tirou o salário maternidade ,só que faz muito tempo .. e fizeram preguntas a ela,sendo q ela é indígena

        1. benjamin Diz

          Larissa, hoje não se faz mais, se for com a declaração da Funai.

  9. Dayele Diz

    Oie. Sou filha de produtor rural moro.com meu pai e tenho notas de produtor deade 2008 em meu nome queria saber se tenho direito a licença maternidade. Obg

    1. benjamin Diz

      Dayeli,

      Provavelmente sim.

  10. Wana Diz

    Oi minha entrevista será dia 21/12 & eu gostaria de saber se as perguntas são muito complicado,se terá chance de não ser aprovado. & com quantos dias sabemos de formos aprovados e com quantos meses o dinheiro é liberado.

    1. benjamin Diz

      Wana,

      Para quem realmente trabalha na roça e conhece os afazeres rurais, as perguntas não são complicadas. A depender das suas respostas o benefício pode ser negado só pela entrevista. O resultado saí em média com 30 dias, e o pagamento também, caso seja aprovado.

  11. daiane rosas leite Diz

    Tenho uma filha de trez anos e so agora fiz o auxilio maternidade na epoca que ela nasceu morava com minha mae mas agira moro com o pai da menina e fiz com o incra da tera do avô da criança .tenho chance

    1. benjamin Diz

      Daiane,

      Se você comprovar atividade rural nos dez meses antes do parto, você tem chances sim. Mas vai depender da análise que o INSS fazer.

      1. Iranildo Da Silva Pereira Diz

        Minha esposa está grávida e quer dá entrada no benefício salário maternidade como segurada especial temos a casa na zona rural em terras doadas por sua mãe já temos a procuração de posse no nome dela é o comprovante residencial no nome dela estamos morando lá a mais de um ano como estamos iniciando atividade rural a única atividade que fazemos lá é plantar feijão porém ela não é filiada ao sindicato e eu que sou casado civilmente com ela a mais de 9 anos no momento exerço a função de microempreendedor individual ela tem direito a esse benefício ou não por eu exercer essa função.

        1. benjamin Diz

          A lei não impede pelo fato de você ser MEI, mas o INSS FARÁ uma análise da situação pra saber se tem ou não direito, lembrando que se for negado você poderá entrar com recurso.

  12. Ernandes Diz

    oi,meu pai paga o sindicato rural todo mês já faz algum tempo,ele tem uma propriedade rural e vivia do mesmo.só que ele ficou doente do coração(mal de chagas)ele deu entrada no auxilio doença passou pela perícia médica do inss dia 17 de novembro 2016, só que foi negado por motivo de carência sendo que ele paga o sindicato. ele foi na agencia do inss eles falaram que ta tudo certo que ele deve passar pela entrevista rural, então deve desconsidera a negativa? vai ser a entrevista rural que vai decidir ? desde já agradeço.

    1. benjamin Diz

      Ernandes,

      Se ele ainda não fez a entrevista, só depois dela é que sai o resultado final. Só o fato de ter pago o Sindicato não garante a concessãodo do benefício. É preciso aguardar a decisão final do INSS.

      1. Ernandes Diz

        BENJAMIN,

        MUITO OBRIGADO.

  13. Tiago machado lima Diz

    gostaria de saber ser uma declaraçao registrada em cartorio vale para comprova que mora na roça porque e invasao ja mora ha 06 anos ou tem que ser terra registrada?

    1. benjamin Diz

      Tiago,

      A terra não precisa ser registrada. Mas neste caso vai precisar da Declaração do Sindicato junto com os outros documentos que tiver.

  14. Jussara Diz

    Meu marido trabalha na roça e eu sou dona de casa posso receber ?

    1. benjamin Diz

      Jussara,

      Só tem direito quem trabalha na roça. Dona de casa teria contribuir como facultativa para ter direito a qualquer benefício do INSS.

  15. Jussara Diz

    Minha filha estar com três anos,eu sou dona de casa quem trabalha na agricultura do meu marido se temos direito,quem responderar a entrevista será eu ou ele?

    1. benjamin Diz

      Jussara,

      Você é quem responde a entrevista. Como falei no outro comentário, dona de casa não tem direito.

  16. alan Diz

    Estou com uma dúvida me. chama no whatsapp benjamin pfv 88 992566000

    1. benjamin Diz

      Alan,

      Não respondemos dúvida pelo Watzap. Apenas por aqui através de comentários públicos.

  17. alan Diz

    Minha namorada esta perto de ganhar nenem ele e trabalhadora rural , mais tem apenas 8 meses de sindicato pago. a mae dela tem alguns conprovantes de seguro safra queria saber se ele pode entra como dependente da mae dela ? Como vai ser o prosedimento dela nesse caso?

    1. benjamin Diz

      Alan,
      Ela poderá apresentar os comprovantes da mãe já que é solteira. Isso junto com a declaração do Sindicato. É possível que tenha direito ao benefício.

  18. Ana Cristina Diz

    Eu quero saber,eu sou agricultora nos temos terra meu esposo a noite é vigilante numa cidade próxima do sítio será que eu tenho direito de receber o benefício salário maternidade estou grávida com três meses.

    1. benjamin Diz

      Não tem problema o marido ttrabalha em emprego urbano, desde que você comprove com documentos em seu nome.

  19. Danii silva Diz

    Eu fui pra minha entrevista hoje e acho que eu não fui muito bem na hora eu fiquei nervosa e mim atrapalhei com as perguntas, se meu beneficio for negado eu posso recorrer?

    1. benjamin Diz

      Dani,

      Sim. Poderá recorrer.

  20. Débora Diz

    Olá eu tenho um filho de 1ano e 6meses sou agricultora mora em um engenho e crio galinha e tenho uma horta trabalho desde 15 anos hoje tenho 17 quero saber se tenho direito ao salário maternidade e com que idade posso dar entrada?

    1. benjamin Diz

      Débora,

      Pode dar entrada a partir dos 16 anos. Se vai ter direito ou não só o INSS é quem vai dizer.

  21. Cristina santos Diz

    Boa noite Benjamin dei entrada na minha aposentadoria por morte meu marido no INSS tava lá como segurado especial agente tem roça desde 1989 sempre na roça pagava Incra mais este ano ele estava muito doente ele tava fazendo bico aí ele faleceu em julho agosto agendei pra setembro leva os papéis aí coloquei o endereço não dá nossa roça da casa que agente tinha na cidade mandarão fazer uma pesquisa aí alguns pessoas falou que ele ia pra roça em vez quando estava muito doente invés quando ele fazia bico queria saber se meu benefício pode ser negado

    1. benjamin Diz

      Cristina,

      Não posso dizer que o benefício vai ser ou não negado porque isso envolve muita coisa. Você precisa aguardara decisão do INSS, mas não se desespere se for negado, pois você ainda poderá recorrer e se for o caso entrar pela justiça. Mas por enquanto tem que aguardar a decisão.

  22. Cristina santos Diz

    Obrigado Benjamin só estava achando muito demorado está desisao dependia muito do meu marido estou doente também da perna sem poder trabalhar tomo remédio estou sem poder compra mim falarão que pensão por morte era rápido em 30 ,dias saia resultados pelo menos se for pra se indeferido agente recorrer mais muito obrigado pela atenção um bom final de ano feliz natal prospero ano novo

  23. Maria Jose Diz

    Sou agricultora estou gravida de 7 meses posso requerer o auxilio maternidade a partir de que data? quais os documentos devo levar?

    1. benjamin Diz

      Maria,

      Os documentos estão aí no texto. Caso queria dar entrada, procure o Sindicato Rural de sua cidade.

  24. Francielegomes Diz

    Minha filha tem 1 ano e 2dois mês ainda posso tirar e ate qui idade,a criança pode ter obrigado

    1. benjamin Diz

      Franciele

      A criança pode ter até cinco anos.

  25. Rosenilda Diz

    Ola Benjamin estou grávida de 8 meses e 20 dias..sou mãe solteira e trabalhava com meu pai …parei de trabalha com ele por causa da minha gravidez… Tenho direito a salario maternidade..

    1. benjamin Diz

      Risenilda

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da sua cidade.

  26. liliane Diz

    Eu moran cm minha sogra eu tenho direito

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade.

  27. Juliana Diz

    Olá, sou posseira pelo incra, más meu esposo é sargento da marinha, minha filha tem 1 ano e 6 meses outra de 2 e meio…recebi o auxílio da primeira 6 meses depois que ela nasceu, más me mudei por força de transferência do trabalho dele pra cidade 3 meses antes da caçula nascer e só agora retornei pra dar entrada no benefício. Tenho direito mesmo ele ele tendo boa renda e hj em dia não morando na terra, mesmo tendo comprovado atividade na nos 10 meses anteriores ao parto dela??

    1. benjamin Diz

      Juliana

      Se comprovar os 10 meses anteriores ao parto poderá ter direito.

  28. Carol Diz

    Oi quero saber não moro na roça, mais ficamos lá uns quinze dias,eu ajudava meu padrasto com a plantação será que eu vou conseguir, mais nunca morei na roça porque minha mãe juntou com ele e mudou para um povoado perto dá roça

    1. benjamin Diz

      Carol,

      Só dando entrada mesmo para saber se vai dar certo.

  29. Claudia Diz

    Ola..meus pais sao assentados Sou solteira, entao teria que fazer pelo nome dele, sou universitária e enquanto estava grávida tive uma bolsa de 12 hrs semanais,teria algum empecilho em relação a isto?

    1. benjamin Diz

      Cláudia

      Quem tem outra fonte de renda não faz jus a benefícios como trabalhadora rural. Neste caso você não tem direito.

      1. Claudia Diz

        Agr eu não tenho mais essa bolsa, pois com como tirei licença da universidade fui desvinculada do programa

        1. benjamin Diz

          Cláudia

          O período a ser analisado são os 10 meses anteriores ao parto. Se nesse período você não tinha nenhuma outra fonte de renda, poderá ter direito ao benefício, a depender da análise do INSS. Se recebeu a bolsa dentro dos dez meses anteriores ao parto, não vai ter direito.

  30. Jeova Diz

    Boa tarde!

    Minha esposa esta gravida,
    E eh lavradora
    Gostaria de saber qual o valor do benefício?

    E ela so pode dar entrada após o nascimento do bebê?

    1. benjamin Diz

      Jeova

      O valor são quatro salários mínimos mais um proporcional de décimo terceiro salário referente aos meses após o nascimento da criança. Só poderá dar entrada após o nascimento.

  31. elaine felix rodrigues Diz

    tenho um bebe de 6 meses, sou mae solteira. tenho 18 anos, desde dos 16 trabalho na roça. não tenho bolsa familia, mas trabalho como agricultora . trabalho junto com minha mae nao tenho ducumentos em meu nome, posso usar os documentos da minha minha mae que prove q ela é agricultora para eu obter o bolsa maternidade?

    1. benjamin Diz

      Elaine

      Se és mãe solteira poderá usar os documentos em nome de sua mãe.

  32. natalina Diz

    Tenho contrato na roça mais moro na cidade tô gravida mais todo ano trabalho na roça na colheita tenho direito ao salariogurte maternidade?

    1. benjamin Diz

      Natália

      Entre com o pedido e aguarde o resultado.

  33. diones Diz

    Oi ..eu nao trabalho e meu marido trabalhava resgistrado e tenho os incras da minha mãe tenho direito ao salário maternidade ou que posso fazer pra ter direito. ..

    1. benjamin Diz

      Diones,

      Procure o Sindicato Rural da sua cidade.

  34. Josiani Pereira Diz

    Eu queria saber se eu tenho direito em receber o salário maternidade rural ?, e eu moro com meus pais e as notas do produtor estão no nome deles.

    1. benjamin Diz

      Josiane

      A princípio você tem direito. Faça o requerimento no Inss.

  35. Maiana Diz

    Não sou casada mais moro junto e só meu companheiro trabalha na roça tenho algum direito?

    1. benjamin Diz

      Maiana

      Não tem.

  36. edla Diz

    Salario maternidade por aborto,precisa de entrevista rural,sim pu nao??

    1. benjamin Diz

      Edla

      Se a pessoa vai dar entrada como trabalhadora rural precisa sim.

      1. Izaelda barros Diz

        Oi minha entrevista e em fevereiro … moro com meu pai na Fazenda tenho comprovante de residência em meu nome e Fasso parte da associação dos quilombolas tem Incra e itr será q tenho chance de conseguir o salário maternidade?

        1. benjamin Diz

          Izaelda

          Logicamente que você tem chances. Aguarde o seu agendamento e o resultado.

  37. Rosilene Braga vieira Diz

    Eu moro na roça com minha vó queria saber se eu da entrada nos papel da licença maternidade se eu eu recebo tenho o Incra da minha vó

    1. benjamin Diz

      Rosilene

      Precisa ter algum documento em seu nome que comprove que você mora lá há mais de 10 meses antes do parto. Não resolve ter documentos só em nome da avó.

  38. joelma Diz

    Eu morava com os meus pais agricultores eu trabalhava na colheita de cacau e agora eu moro junta tenho terra que ainda tem que ser registrada pelo terra legal mas nao tenho nenhum documento tenho dos filhos mas nao ganhei eles no estado que moro porque meus parto era complicado e fuir ganhar la no Goias aonde a minha mae morra registrei eles la pra poder voltar ,entao como faço to precisando muito.

    1. benjamin Diz

      Joelma

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da sua cidade, eles vão lhes orientar se tem como ser feito o requerimento no seu caso.

  39. Erica Diz

    Falei na entrevista ki trabalho sozinha nas terras e o cultivo pra consumo próprio e ki meu companheiro trabalha mas sem registro em carteira, tenho comprovantes em meu nome como lavradora ex: comodato registro de inteiro teor, declaração do sindicato será ki tenho chances de ser aprovada?

    1. benjamin Diz

      Sim.

      1. Oseane Diz

        Eu sou casada e tenho bebê eu e meu esposo estamos desempregado meu esposo sai nas ruas pra vender desinfetante e eu fico vendendo aqui na porta de casa e cuidando da minha filha nos moramos em uma cidade pequena aqui no Ceará e não tem emprego só recebermos o benefício do bolsa família no falar de 175 reais muito pouco mas agradeço a Deus. eu posso fazer o salário maternidade

        1. benjamin Diz

          Salário maternidade é apenas para quem contribui ou contribuiu para o INSS. Se não é o seu caso, procure a assistencia social do seu município e veja se alguma forma de ajuda por lá.

  40. Misla Diz

    Quais perguntas eles fazem com mais frequência

    1. benjamin Diz

      Misla

      Em geral são feitas as seguintes perguntas: qual a sua profissão, onde trabalha, se já se afastou da roça, o que planta, o que faz com a produção, se tem alguma outra fonte de renda. No geral é isso, mas o servidor tem liberdade para fazer outras perguntas.

  41. Renato pessoa Diz

    Sou trabalhador temporário da prefeitura de meu município mais trabalho na roça com minha esposa ja ha quatro anos. Pagamos o sindicato e temos um bebê de 6 meses e não somos casados no Civil. Tem como ela fazer o salário maternidade?

    1. benjamin Diz

      Renato

      Ela poderá sim dar entrada. Caso seja negado, entre com recurso.

  42. Thalia Diz

    Me ajude bejamim quero saber si tenho direito trabalho na parte de marisqueira

    1. benjamin Diz

      Thalia

      Procure o Sindicato dos Marisqueros.

  43. Roberta Maria da Silva Alves Diz

    Foi negados o salario maternidades e tmb o recurso posso dar entrdada em outra cidade.

    1. benjamin Diz

      Roberta

      Não pode dar entrada em outra agência. Agora só lhe resta entrar na Justiça, se estiver disposta. Neste caso, procure um advogado.

  44. Fabio Diz

    Bom dia, minha mãe tem 63 anos e em 2001 ela e meu pai compraram um terreno na roça e mudaram para lá, possuem recibo de compra e venda no nome do meu pai, recibos do ITR e declaração do Sindicato dos PRODUTORES Rurais da cidade, porem o que eles produzem é para o sustendo próprio.
    Desta forma será que ela consegue se aposentar?
    E no caso do sindicato ser dos PRODUTORES Rurais e não dos Trabalhadores Rurais, tem problema?

    1. benjamin Diz

      Fábio

      Apenas os ITRS já são provas suficientes para os dois. Não precisa nem da declaração do Sindicato.

  45. Francoise Diz

    Se tiver uma sociedade em empresa com 1%posso da entrada como agricultora pq tem trabalho na roça

    1. benjamin Diz

      Francoise

      Pode dar entrada. Agora se vai dar certo ou não é com o INSS.

  46. Francis Diz

    Boa tarde,tenho todos os documentos do meu salario maternidade pq eu ja fiz no ano de 2013 de dois filhos e queria fazer novamente do meu bb que ta com dois meses vou precisar atualizar esses documentos ou eles vao servi assim mesmo

    1. benjamin Diz

      Francis

      Se tiver contrato com validade poderá usar ele.

  47. Francisca mary Diz

    Benjamin meu caso é, há onze anos atrás eu recebi auxílio maternidade eu trabalhava com meus pais, depois casei o meu esposo trabalha de vendedor na cidade, eu continuo como agricultora.e associada do cindicato dos trabalhadores rurais da minha cidade, trabalho sozinha na roça pois moro no interior com o nosso filho, estou gravida do sengundo filho, será que eu tenho direito?

    1. benjamin Diz

      Francisca

      O fato de seu marido trabalhar não é impedimento para você receber o benefício. Aguarde a decisão e caso seja negado entre imediatamente com recurso.

  48. Isabela Diz

    Para comprovar q trabalho na roça e vendi algum produto de lá a notinha q recebi só é valida se for de computador ou aquelas pequenas q vem num bloquinho com o nome do local onde vendi e na hora eles preenchem meu nome valor e tal de caneta serve?
    Me exigiram q fosse de computador mas as q recebo são daquelas pequenas, o q posso fazer?

    1. benjamin Diz

      Isabela,

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade. Eles vão te orientar.

  49. Ana Cristina Rocha Bo Diz

    o o meu pai deu entrada na aposentadoria dele por idade, sendo que a primeira entidade de que ele começou a pagar foi no sindicato do trabalhadores rurais pagou 12 anos, e deu continuidade pela colonia dos pescadores e pagou 13 anos e sendo que paga o INCRA ja 9 anos. o beneficio do meu pai foi indeferido, estava agendado no dia 18/01/2017 a entrevista sendo que dia 30/01/2017, ja estava indeferido…Gostaria que me explicasse melhor?

    1. benjamin Diz

      Ana Cristina,

      Se foi indeferido é porque provavelmente não houve a comprovação da atividade rural. Mas para saber o motivo específico, só mesmo olhando o processo…Sugiro que você procure um advogado na sua cidade e já entre na Justiça. Normalmente o Sindicato ou a Colônia de Pescadores tem algum advogado experiente na área para indicar, então não percam tempo. Grande parte dos benefícios do INSS são concedidos através da justiça, não tem jeito.

  50. Ana Cristina Rocha Bo Diz

    o beneficio do meu pai que foi agendada para o dia 18/01/2017 e sendo que ele foi lá e quando foi dia 30/01/2017 que ele deve que retornar la NA AGENCIA DO INSS pra levar mas uma declaração e nesse mesmo dia já deu indeferido o meu pai começou a pagar a 1ª entidade foi pelo sindicato dos trabalhadores rurais e continuou pela colonia dos pescadores e também paga 9 anos INCRA.e la o motivo deu falta de comprovação de ruralista meu pai nunca morou na Urbana sempre rural..que podemos fazer agora?

    1. benjamin Diz

      Ana Crsitina,
      Já expliquei anteriormente o que deverá ser feito.

  51. Ana Cristina Rocha Bo Diz

    Sr. Benjamin, ja demos entrada com recurso mas sem advogado pois esses 9 anos que meu pai paga o Incra não foi incluindo no dia que foi dado entrevista. Agora vamos aguarda oque pode acontecer.

    obrigada peal informação.

    1. benjamin Diz

      Ana Cristina,

      Boa sorte.

  52. rubiane Diz

    Oi meu Nome e rubiane meu marido e pescadorpois ele faleceu eu gostaria de saber quais são as perguntas na hora da entrevista.pensao rural.

    1. benjamin Diz

      Rubiane,

      Vão ser perguntas sobre a atividade dele como pescador, por exemplo, que peixe pescava, em que época, com quem, onde, etc. Podem lhe perguntar também o que era feito com os peixes, se vendido ou consumido e se vocês tinham alguma outra fonte de renda além da pesca.

  53. Adriana Diz

    Boa tarde!
    Tenho blocos de notas em meu nome, moro na roça, trabalho na roça e tbm em outra função que tenho uma contribuição privada.mas como sou contribuinte do INSS através das notas tbm tenho direito a licença maternidade rural certo?

    1. benjamin Diz

      Adriana,

      Errado ! O salário maternidade rural é apenas para quem não tem nenhum outro vínculo ou forma de contribuição. Como você mesma disse, tem contribuição privada, então não tem direito ao salário maternidade como rural. É o que diz a Lei.

  54. faiani Diz

    Olá. Sou casada e tenho um bebê de quatro meses. Morei na fazenda dos meus pais até os 12 anos de idade. Meu esposo trabalha e eu não. Gostaria de saber se seria possível eu conseguir o salário maternidade pelo incra e demais documentos da terra do meu pai

  55. Ana claudia Diz

    Ola meu BB tem sete meses moro na terra em que o ITR esta no nome do meu sogro. Desde que fomos morar lá que trabalho na roca mais ou Menos quatro anos posso encaminhar os papeis?

    1. benjamin Diz

      Ana Claudia,

      Encaminhar pode. Porém o resultado só após a entrevista no INSS.

  56. Dayane da Conceição costa Diz

    Oi Boa noite moro em fazenda já tem 3 ano queria saber se tenho direito a salário marteno tenho 4 filho menor e de 8 meses pagei sindicato en 2011 i nunca mais paguei

    1. benjamin Diz

      Dayane,

      Direito você poderá até ter, mas precisa ter documentos para comprovar; Leia os artigos desse Blog que a gente explica direitinho.

  57. Bi Diz

    Ola, gostaria de saber quais são as perguntas feitas e quantas ?

    1. benjamin Diz

      São aproximadamente dez perguntas sobre o seu trabalho na roça e sua renda.

  58. Fernanda Diz

    Oi fiz a entrevista mas fiquei nervosa meio q me atrpalhei tenho risco de nao ganhar o salario maternidade rural

    1. benjamin Diz

      Fernanda,

      Aguarde o resultado do INSS.

  59. Ana Claudia Diz

    Boa noite!!
    Sou casada e trabalho na roca com os meus pais desde solteira agora casada eu e meu esposo somos meeiros do meu pai na chacara do meu pai so que quem faz as compras de todos os produtos e equipamentos que usamos nas hortas e o meu pai entao todas as notas sao no nome dele.
    Sera que consigo receber o salario maternidade rural?
    Eu estou gravida de 4 meses.

    1. benjamin Diz

      Ana Cláudia

      Difícil dar uma opinião assim. Mas tente conseguir documentos em seu nome que sejam anteriores à gravidez. Só assim você poderá ter uma certeza maior na concessão do benefício.

  60. Jeane Diz

    Oi gostaria de saber se e obrigatorio levar a ficha do pré natal para o inss …. porque o sidicato não me pediu esse documento ..me falaram que so o registro da criança era suficiente…posso ter algum problema por conta disso.

    1. benjamin Diz

      Não é obrigatório!

  61. Janaína Christie Ferreira de Sousa Diz

    Estou grávida de 7 meses. sou casada. Moro na roça mais o Incra é no nome de meu sogro posso da entrada?
    Pode ser aprovado ?

    1. benjamin Diz

      Janaína

      Pode dar entrada sim, a aprovação vai depender da análise do INSS.

  62. neuza verona Diz

    to com laudo medico p passar no inss tenho dor cronica nervagia do trigemeo to em duvida eu sou agricultora e casada pago sindicato a 12 anos meu marido paga o simples a mais de quatro anos as notas e no nome do meu esposo nota rural de vendas de cafe etc serve p mim tambem, moro na roça

    1. benjamin Diz

      Neuza

      Leve toda documentação que tiver, em seu nome e no nome do seu marido. Somente a análise do INSS é que poderá decidir sobre o seu direito.

  63. ANDREZA MONALIZA PEREIRA Diz

    PRODUTOR RURAL A MAIS DE 35 ANOS, INCRA, ITR, IMOVEL RURAL, NOTAS RURAIS E COM 62 ANOS DE IDADE.

    POREM O FILHO USOU O NOME DELE E ABRIU UMA FIRMA A 3 ANOS.
    COMO CONSIGO REVERTER ESSA SITUAÇÃO?

    1. benjamin Diz

      Andreza,

      Aí talvez só na Justiça. Teria que procurar um bom advogado para ver esse caso.

  64. berenice soares Diz

    Ola eu fui fazer a entrevista mas meu marido esta trabalhando de frentista a 4 meses mas eu nao falei. Da algum problema.

    1. benjamin Diz

      Berenice

      Se o INSS descobrir é possível que o seu benefício seja negado. Não se deve omitir / mentir na entrevista.

  65. kercia Diz

    minha filha tem 4anos ainda tem direito de tirar esse beneficio

    1. benjamin Diz

      Kercia

      Poderá fazer até o filho completar 5 anos.

  66. kercia Diz

    e quais perguntas sao feitas

    1. benjamin Diz

      Kersia

      Perguntas sobre o trabalho na roça. Não tem como saber quais, pois em cada situação diferentes perguntas podem ser feitas.

  67. sirlene Diz

    Olá, sou professora efetiva e meu esposo é agricultor, contudo, vivemos em união estável. Gostaríamos de saber se com o casamento civil, haverá alguma implicação para a aposentadoria dele, já que contribuo para a manutenção da casa e minha renda é maior que 3 salários mínimos.

    1. benjamin Diz

      Sirlene

      Isso só poderá ser avaliado pelo INSS quando ele for requerer o benefício, pois cada caso é um caso. A comprovação de atividade rural é subjetiva e cheia de detalhes que só podem ser avaliadas no caso concreto.

  68. Lourdes Diz

    Olá, gostaria de saber se realmente tenho que pagar o INSS como facultativo, pois recolho tb no código 2704, que é sobre nota do consumidor.

    1. benjamin Diz

      Lourdes

      Sugiro que você procure um contador ou a Receita Federal para sanar sua dúvida.

  69. Larissa Diz

    Olá,tenho 20 anos estou gestante de 7 meses, eu e meu marido moramos na roça do meu sogro todos os documentos da roça esta no nome do meu sogro e eu sou formada em Horticultura Orgânica eu n tenho documentos em meu nome mais tenho uma horta que a anos cultivo. VC acha que eu consigo fazer o salário maternidade? Meu marido tbm é agricultor e mecânico isso implicara eu terei que ter certidão comprovando que sou casada sendo que a roça pertence ao pai do meu esposo. Obgd

    1. benjamin Diz

      Larissa

      Sem documentos em seu nome você não vai conseguir comprovar atividade rural.

  70. rainara Martins de Andrade Diz

    Oi eu tenho uma terra em meu nome sou acentada a dois anos exerço as atividades rurai e agora estou gravida tenho direitos ?

    1. benjamin Diz

      Rainara

      Aparentemente você tem direito sim, mas o segurado especial precisa ser confirmado pelo INSS.

  71. Gianne Diz

    Olá, gostaria de saber, meu esposo tem bloco de notas e meu nome consta no mesmo, ela paga sindicato eu não. Caso eu queira me aposentar e usar o bloco de notas, eu também preciso pagar o sindicato?

    1. benjamin Diz

      Giane

      Sim.

  72. Marlene Inácio Diz

    Meu nome é Marlene. Sou agricultora a mais de 15 anos e sou meeira nas terras de terceiro. Tenho comprovantes de compras de produtos agrícolas no meu nome e a declaração da dona da terra que sou agricultora e que trabalho com ela. Não sou cadastrada no Sindicato da minha cidade. A falta do cadastro é empecilho para o INSS negar meu benefício?

    1. benjamin Diz

      Marlene

      Se você não é proprietária da terra, precisa apresentar a Declaração do Sindicato. Se não apresentar o INSS com certeza nega o benefício, de acordo com a lei.

  73. Flaviana Diz

    Minha mãe tem toda documentação de agricultora e é proprietaria de terra e seu beneficio foi negado.

    1. benjamin Diz

      Flaviana

      Procure um advogado.

  74. edson Diz

    minha mãe é funcionaria publica (tem regime próprio de aposentadoria), mas sempre morou na zona rural com meu pai na terra do meu avô onde eles trabalhavam e trabalham ate hoje, minha mãe vem so a noite trabalhar e volta. Ela pode pedi a aposentadoria por trabalhadora rural?

    1. benjamin Diz

      Edson

      Para aposentar como trabalhador rural não pode ter nenhuma outra fonte de renda ou emprego. No caso da sua mãe, é legalmente impossível ela aposentar como trabalhadora rural.

  75. Ester Diz

    Bom dia dei entrada pro salário maternidade só q quando moça morava como minha Mainha irmãos na casa de voinha trabalhamos durante muito tempo jas terras dos outros no cado empresatada e o terreno q tem ba casa se voinha por se pequeno nao tem incra mas recentemente casei e a mãe do meu esposo que também mora na roça tem incra eu posso usar o dela
    Minha bebê já tem 9 meses estou dando entrada agora pois sou nova aqui na cidade grande e não sabia bem como fazer vim grávida lá do interior da Bahia junto com meu esposo atrás de uma vida melhor aqui será q consigo através do Incra da minha sogra

    1. benjamin Diz

      Ester

      Você tem que ter a Declaração do Sindicato do município onde fica as terras para dar entrada pela terra da sogra.

  76. Sabrini Diz

    OLa, quando posso dar entrada junto ao inss para requisitar meu beneficio? Devo esperar o bebê nascer ou posso solicitar antes a partir do oitavo mês?
    Tenho entrevista agendada, porém estou de 36 semanas de gestação…

    1. benjamin Diz

      Sabrini

      Só depois do nascimento da criança.

  77. Denise Diz

    Eu fiz o contrato de comodato depois que a minha filha nasceu será que tenho chances de receber?

    1. benjamin Diz

      Denise

      Se não tiver outras provas vai ser muito difícil, pois a comprovação deverá ser feita no mínimo 10 meses antes do parto.

  78. Denise Diz

    Olá fiz o contrato de comodato depois que a minha filha nasceu será que tenho chances de receber,teve ela com 17anos faltando uma semana pra completar 18 será que tem algum problema

    1. benjamin Diz

      Denise

      Se comprovar atividade rural como documentos 10 mesez antes do parto não tem problema.

  79. Janaína Diz

    Boa tarde_
    Minha pergunta é tenho um filho de 2 anos e tenho uma filha de 3 meses Será que dá problema eu Fazer o salário maternidade mas eu já fiz a do meu primeiro filho já tá com 2 anos como agricultora Rural

    1. benjamin Diz

      Janaína

      Não vejo porque daria problema.

  80. Janaína Diz

    Outra dúvida que Eu tenho, Depois do parto se eu voltar as minhas atividade na Roça eu não tenho direito ao Salário maternidade, como assim é qual é o período pra mim voltar a fazer minhas atividade rural

    1. benjamin Diz

      Janaína

      Só após 120 dias poderá voltar à atividade.

      1. Janaína Diz

        Muito obrigado por mim Responde Deus abençoe

  81. michely Diz

    Ola mi chamo michely gostaria de saber si os documento necessarios pra dar entrada no salario maternidade como a fixa da lojao a carteira do sindicato. o iteor estao com endereços diferente

    1. benjamin Diz

      Michelly

      Você vai ter que explicar isso na entrevista.

  82. michely Diz

    Isso vai alterar aguma coisa na hora da entrevista?!

  83. Eliene Diz

    Eu sou casada so meu marido tem documento da terra so que nos dois cuntribuimos com o sindicato. So que o ducumento da nene e tudo da cidade eu posso da entrada no salario com os documentos do meu marido

    1. benjamin Diz

      Eliene

      Sim.

      1. Eliene Diz

        So que tem as perguntas no INSS. Eu nao sei muito sobre a roca eu posso perde de recebe o salario maternidade? ??

  84. Denise Diz

    É com qual documento posso provar minhas atividades rurais

    1. benjamin Diz

      Denise

      Leia o artigo. Esta tudo explicado aí.

  85. susana socorro cardoso Diz

    ola boa noite sempre morei em fazenda com meus pais me casei aos 16 anos temos uma uniao estaveu de 21 anos trabalhamos em sitio meu marido tem nota do produtor em seu nome eu nao meu nome consta no cad pro do sitio tenho direito a beneficios.se nao como faço.

    1. benjamin Diz

      Susana

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da sua cidade para obter as informações.

  86. carla Diz

    boa tarde!!! estou grávida de 07 meses,moro com minha mãe, ajudo ela na roça desde nova,só não pago o sindicato,mas minha mãe paga será que serve para mim????

    1. benjamin Diz

      Carla

      Veja com o pessoal do Sindicato.

  87. Olá,dei a minha entrevista do salário maternidade dia 16 de março só que deu problemas no sistema, voltei dia 21 de março, quando olhei no site do INSS no mesmo dia já estava indeferido.Falando que o sindicato não apresentou provas dez meses anterior ao parto.Sendo que moro na fazenda desde que nasci, faço parte de associação dos agricultores há mais de 4anos.Sempre fui Pra roca com meus pais.Esse resultado já pode ser definitivo.? Ela falou pra esperar o prazo de 15 dias.

    1. benjamin Diz

      Maria de Lourdes

      Você poderá entrar com recurso se não concordar com a decisão. Procure o Sindicato ou o INSS. Não precisa esperar os 15 dias.

  88. Maria de Lourdes Diz

    E levei declaração sindicato,várias fichas que comprovam que sou agricultora, já pago há anos carteira de sindicato, atas da associação que participo, o Itr é da minha mãe, será se haverá atualização de sistema ou procuro sindicato ou INSS pra me informar melhor

  89. adriana Diz

    fiz entrevista do salário maternidade rural por duas vezes.veio negado as duas vezes.sou agricultora,tenho roça e tenho como provar.vi aqui no site que em casos de dúvida do INSS quanto a situação do segurado,ele(INSS)pode mandar alguém até a localidade onde agente mora pra comprovar a atividade rural.minha entrevista veio negada,tem como eu pedir ao INSS que venha comprovar minha atividade rural e assim receber o beneficio sem ter que dar entrada novamente?

    1. benjamin Diz

      Adriana

      Neste caso tem que entrar com recurso.

  90. Larissa Diz

    Oih gostaria de saber sobre os documentos, pois sou casada, e acrescentei o sobrenome do meu marido soh q ñ mudei ainda meus documentos, ainda uso de solteira… isso atrapalha em alguma coisa?

    1. benjamin Diz

      Larissa

      A princípio isso não vai atrapalhar. Leve a certidão de casamento no dia do requerimento e explique a situação. Se tiver como atualizar os documentos antes, atualize! Principalmente o CPF na Receita Federal.

  91. Larissa Diz

    Oi gostaria de saber se eu soh tenho diteito ao beneficio,se eu tiver como comprovar q trabalhei na roça ate 10 meses antes de engravidar? Pois eu soh moro na zona rural… e qm tem o incra eh o tio do meu marido…

    1. benjamin Diz

      Larissa

      Você poderá dar entrada através de Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Se vai ter direito ou não só o INSS dirá depois que der entrada.

  92. Cleonice Diz

    Oi quero dar entrada mas tenho uma dúvida meu pre natal foi feito em outro estado e tem algum problema nisso

    1. benjamin Diz

      Cleonice

      Como fez pré-Natal em outro estado e estava trabalhando na roça? Se conseguir explicar isso ao INSS, o que eu acho bem difícil, poderia ter direito ao benefício.

  93. Isabel Diz

    Boa noite gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade, sou agricultora moro com o meu sogro, meu marido trabalha como professor ganha 1.600 será que tenho direito? A carteira dele é assinada apenas com um salário de 550 o restante é contracheque?

  94. Fiama Diz

    Gostaria de saber se eu conseguir uma declaração cão dos trabalhadores rurais e leva o documento de contribuição social ao cindicato da minha mãe,consigo receber??

    1. benjamin Diz

      Fiama

      Converse com o pessoal do Sindicato.

  95. Jorge Diz

    Ola meu pai fez entrevista para roca com testemunhas dia 11 de abril e ate agora nao teve retorno . Qual o prazo para retorno. ?Documentacao esta tudo verto

    1. benjamin Diz

      Jorge

      O Inss tem até 45 dias para dar a decisão. Neste caso está demorando muito, vá na agência e tente saber o que aconteceu.

  96. Izabete Diz

    Moro com e trabalho com meu tio no interior mais ele não tem o documento da terra,só do INCRA..sera que eu tenho direito ao auxilio maternidade?eu vou passar por entrevista?

    1. benjamin Diz

      Leia com atenção o artigo.

  97. Andreza Diz

    Ola meu nome e Andresa minha entrevista está marcada para o dia 20/07 eu trabalhei na roça durante quatro anos sou arrendatário mas não tenho papel de cimente nao tenho DAP e não recebo o seguro safra só quem recebe e meu patrão dono do terreno q eu planto minha filha tem um ano e nove meses e eu ainda trabalho na roca só q agora eu moro na cidade sou mae solteira será q vai da certo???

    1. benjamin Diz

      Andressa

      Só o INSS poderá lhe dizer após a análise dos seus documentos. Aguarde a sua entrevista, fale somente a verdade pois eles tem todas as informações no sistema e espere o resultado.

  98. Carol Diz

    Boa noite, minha filha tem 5 anos e 3 meses, não sabia q tinha direito , tive meu segundo filho mas dele eu tinha trabalhado de carteira assinada e recebi mas da minha filha trabalhava na roça antes dela nascer morava no interior

    1. benjamin Diz

      Carol

      Se a sua filha já tem cinco anos, então houve prescrição do direito de receber os valores. Na prática isso quer dizer que você não tem mais direito.

      1. Nanapaixao Diz

        Ola gostaria de saber qual prova para tirar o salario maternidade já levei tudo que comprova que moro na roça mas mesmo assim eles estão pedindo mas provas de que for de roça já levei

        1. benjamin Diz

          Aí no texto tem todos os documentos que podem ser apresentados.

  99. Kricia Diz

    Fiz minha entrevista e veio negada ao o sindicato falou q ia fazer um novo recurso ok o que foi costado lá não tinha nada ave a minha reprovação Meu novo recurso será dia 7 de julho… eles vão pergunta tudo novamente o que falei entrevista passada

  100. Kelly Diz

    Bom Dia Benjamin.
    Tenho uma criança de 3 anos, sempre trabalhei registrada, mas tenho um terreno de plantio aqui onde moro. As contribuições do Sindicato que tenho é somente da empresa que trabalho como Aux. Administrativo.
    O único documento que tenho da Área é o ADAP. Você acha que tenho direto da licença maternidade Rural também?
    Se Sim, quais os primeiros passos que devo seguir para correr atrás?

    1. benjamin Diz

      Kelly

      Você não tem direito para receber como rural pois trabalha para uma empresa.

  101. Juliana Correa Machado Diz

    Olá!
    Eu sempre trabalhei com minha família na roça com uva meu pai tem todos os documentos que comprovam o exercício rural!
    Porém quando engravidei eu ainda não era casada só meu casei com 7 meses dá gestação e meu esposo sempre trabalhou em firma !
    Minha dúvida seria se consigo dar entrada com os documentos do meu pai pq na época que engravidei ainda estava morando no sitio é trabalhando com eles na uva

    Fico aguardando resposta obrigada

    1. benjamin Diz

      Sim. É possível dar entrada. Agora a decisão da concessão ou não ficará a cargo do INSS.

  102. Rosa Diz

    Olá Benjamin.
    Minha mãe esta com sérios problemas de saúde. Ela trabalhou a vida inteira na agricultura com meu pai, que hoje já é aposentado como trabalhador rural.
    Ela nunca fez sindicato.
    Ela pode pedir auxílio doença?

    1. benjamin Diz

      Rosa

      Se tiver menos de dois anos que ela trabalhou na roça, sim. Se tiver mais que isso seria muito difícil. Procure o Sindicato rural pra eles orientarem melhor.

  103. Lucila Morais Diz

    Boa tarde.
    Minha mae esta tentando aposentadoria rural hibrida.Ela tem comprovação de atividade rural.Teve vinculos na area urbana, há muito tempo atras.Ocorre que ela tem casa na cidade no nome dela,assim como também tem os comprovantes do rural.Oque esta casa impede de ela ter o direito??

    1. benjamin Diz

      A casa por si só não impede, embora possa dificultar um pouco a comprovação da atividade rural. Caso seja negado o benefício vocês podem recorrer no próprio INSS ou na Justiça.

  104. adriana Diz

    eu gostaria de saber se eu tenho direito ao salario martenidade eu trabalho na agricultura desde de nova e eu estou gravida com oito meses so que no mes de junho entrei no programa para ensinar e veio descontado o INSS so que eu continuo pagando o sindicato rural pois eu gostaria de saber se eu tenho direito oa salario martenidade pelo sindicato rural

    1. benjamin Diz

      Adriana

      Só o INSS ou o Sindicato poderá lhe informar se vai ou não ter direito.

  105. Marcia Cristina Santos de Santana Diz

    Meu marido tem a carteira de pesca eu fiz mas não chegou até hoje eu queria saber se posso dar entrada o salário maternidade com a carteira do meu marido porque agendei pra dar entrada levei todos os documentos mas não tinha carteira de pesca e não pude dar entrada posso dar com a do meu marido me tire essa dúvida.

    1. benjamin Diz

      Márcia

      Procure a Colônia de Pesca para tirar sua dúvida. Infelizmente não Posso te ajudar sobre isso.

  106. Vencerlania Diz

    Eu já fiz o salário maternidade da minha primeira filha. Gostaria de saber se posso usar os mesmos documentos que comprovam a minha atividade rural.
    obrigada

    1. benjamin Diz

      Pode sim.

  107. mai Diz

    Tenho uma conhecida que quer receber o auxuli mais pelo que eu sei ela nunca trabalhou na zona rual e sim a mãe dela é tem direito so pq mora com a mãe?

    1. benjamin Diz

      Não.

  108. Camila Santos Diz

    Olá,tenho um filho de praticamente 2 anos de idade.Sempre trabalhei na atividade rural, porém meu marido tem uma firma em sociedade com dois irmãos,logo que meu filho nasceu tentei dar entrada no benefício mas foi negado,creio que por esta razão.Mas lendo alguns artigos sobre o assunto me surgiu uma ideia,quando meu filho nasceu fazia uns 9,10 meses que eu havia me casado(me casei no dia 18 de outubro de 2014 e meu filho nasceu em 21 de agosto de 2015),me casei com 19 anos e na época era assegurada do meu pai,pois trabalhava-mos em regime de agricultura familiar.Marquei uma nova entrevista para setembro agora,vc poderia me adiantar se há possibilidades de conseguir o benefício?

    1. benjamin Diz

      Camila
      Não como prever.

  109. giseli Diz

    ola quais sao as perguntas que fazem no inss

    1. benjamin Diz

      Sobre sua atividade rural.

  110. giseli Diz

    sou trabalhadora rural

  111. Denise Diz

    Só com os documentos dá terra posso dar entrada no salário maternidade ou precisa de incras

    1. benjamin Diz

      Denise

      Poderá dar entrada com o que tiver em mãos. Se for o caso o INSS faz a exigência e lhe orienta.

      1. izamaria Diz

        oi sou moradora rual gostaria de saber como respoder as seguintes pergunta em una intrevista salário matrenidade

        1. benjamin Diz

          Se você mora mesmo na zona rural, saberá responder as perguntas tranquilamente. É só falar a verdade.

  112. micaela kely Diz

    Moro na roça com meu avò e dois filhos, estou gravida, mas nao trabalho sou sustentada por ele. qual è a capacidade q tenho de receber salario maternidade.

    1. benjamin Diz

      Só tem direito quem trabalha.

  113. Gisele rocumback Diz

    Nao sou casada mas moro com o pai do meu filho na roça do meu pai que foi meu avo que deixo pra ele , e trabalhamos com ele

  114. Adriana Diz

    Oi eu posso dar entrada no salario materno só com o documento da terra .p não tênue INCRA.

    1. benjamin Diz

      Sim.

  115. Adriana Diz

    Moro na minha roça só que minha roca não tenha INCRA mas e documento compra e venda..pode dar entrada no salário materno só com esse documento…

    1. benjamin Diz

      Sim.

  116. Daniela Diz

    Estou grávida eu poderia da entrada no salário maternidade pelo Incra de minha mãe. Moro com ela

    1. benjamin Diz

      Sim.

  117. Alinedantas400 Diz

    Bom meu pai passou 0,61ha de terra da pra tirar o salário ?mas os povo falar q só pode com 1 ou 2 tarefa
    Obs*o homem enganou o meu pai pois ele não saber ler.eu trabalhei minha gestação toda na roça ?

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da sua cidade.

  118. Renato Diz

    : Benefício indeferido.
    98 – FALTA DE COMPROVACAO DE ATIVIDADE RURAL EM NUMEROS DE MESES IDENTICOS A CARENCIA DO BENEFICIO o que devemos fazer nesse caso

    1. benjamin Diz

      Poderá entrar com recurso.

  119. Queila Diz

    Boa tarde eu tiro leite. Com meu esposo de manhã e atarde estágio numa escola pelo programa vale universidade será que tem direito ao salário maternidade

    1. benjamin Diz

      Queila

      Acredito que não. Mas você pode tentar.

  120. Ângela Pimenta Silva Diz

    Aposentadoria por idade rural no site e no 135 fala que pode ser por procuração isso procede ou não!!!??? Mas é a entrevista rural foi extinta?

    1. benjamin Diz

      Não precisa de procurador se a própria pessoa for. A entrevista foi extinta mas o servidor ainda faz uma série de perguntas.

  121. Anyelly Diz

    Queria saber onde posso levar meus documentos para saber se minha profissão estar como lavrador ou estudante

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato Rural da sua cidade.

  122. murilo alves Diz

    muito boa sua dicas parabens valeu 🙂

    1. benjamin Diz

      Obrigado !

  123. leila Diz

    Olá, no caso da visita, isso realmente acontece?

    1. benjamin Diz

      Ás vezes sim.

  124. Celso Luis Diz

    Boa tarde,
    Tive uma informação que quando a mulher tem comprovação por nota de seus pais e sai da casa deles para morar com seu marido, nesse caso as notas não valem mais para ela, mas se ela tem companheiro e o casal mora e trabalha com os pais dela, nesse caso perde o direito?
    Obrigado.

    1. benjamin Diz

      Sim.

  125. izamaria Diz

    oi Benjamin mas quais são as pergunta qui eles fazem. pq na roça qui eu moro agente palnta mandioca feijão e maracujina, e uma terra pequena mas o menos de sete equitaria invoga o tamanho da terra

    1. benjamin Diz

      São perguntas que normalmente uma pessoa que realmente trabalha na roça não vai ter dificuldade nenhuma em responder.

  126. Renato Diz

    Minha mãe é natural da Paraíba mais morou 27 anos em Fortaleza hj ela mora no interior da Paraíba onde nasceu e já faz 10 anos que mora lá e sempre pagou tudo direitinho o sindicato da zona rural mais agora foi da a entrevista e foi negada isso é certo ela trabalha muito de roça e não tem outro ganho

    1. benjamin Diz

      Renato,
      Procure um advogado da área previdenciária para se informar melhor.

  127. Samara Barroso de Araújo Diz

    Oi tenho um filho de 2 anos e 7 meses tenho direito a receber o salário maternidade rural tenho documentos minha mãe e trabalhadora rural com os documentos dela tenho direito também trabalho na zona rural mais não tenho nada comprovado no meu nome

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato Rural do seu município.

  128. Leonor Vieira Diz

    Moro na roça desde criança. Porém fui criada a vida inteira no sitio de de meus avos. Eles sempre pagaram Incra, ITR e sindicato. Gostaria de saber se eu tenho direito ao salario maternidade dando entrada com os documentos de meus avos, já que são como se fossem meus pais de fato porque vivi e ainda vivo na casa deles até hoje, plantando e sobrevivendo da terra.

    1. benjamin Diz

      Leonor,

      Você tem que ter pelo menos algum documento em seu nome. Sugiro que você procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para esclarecer melhor a sua situação.

  129. Gisele Diz

    Olá Benjamin, eu engravidei com 16 anos e 2 meses, mais trabalho na roça do tio do meu marido desde os 15 anos de idade, não sou casada só moro junto! Ganhei meu bebê com 17 anos, queria saber se tenho direito ao salário? Se o tempo que consta que eu trabalhei na roça vale de quanto eu engravidei eu de quando ganhei o bebê? Por que procurei um sindicato e disseram que eu não tinha direito por conta do tempo que engravidei que não podia constar que eu trabalhei 10 meses ainda tendo 15 anos? Mais fui no outro sindicato e falaram que eu tenho sim o direito, qual é a sua opinião sobre isso? O que você acha eu tenho ou não o direito? Desde já agradeço a atenção.

    1. benjamin Diz

      Gisele,

      Você tem que comprovar 10 meses de atividade rural antes do parto, após completar 16 anos, que é a idade mínima para requerer o benefício de salário maternidade e para comprovar atividade rural. No seu caso, como engravidou com 16 anos e dois meses, se você continuo trabalhando na roça mesmo grávida até a véspera do parto, é possível sim a concessão do benefício. Acredito que você poderá dar entrada e caberá ao INSS analisar os documentos. Caso haja comprovação da atividade, é possível a concessão do benefício.

      1. Gisele Diz

        Benjamim, queria perguntar só mais uma coisa! Fiz meu pré natal no posto da rua, não fiz no sítio e nem no hospital fiz no posto mesmo, e coloquei o endereço da rua da casa da minha sogra você acha que isso complica? Meus documentos do posto estando no endereço da rua? Por que eu trabalhava no sítio mais passava sempre uma semana na rua aí era na semana que fazia o pré natal

        1. benjamin Diz

          Gisele,

          Este fato não atrapalha. Apenas este documento não vai ser considerado para comprovação de atividade rural. Neste caso você vai ter que apresentar outros documentos que comprovem atividade.

  130. Lucelia Diz

    Eles alegaram que por falta de documentacao que comprove atividade rural. Quais sao os documentos que devo levar no dia da entrevista do recurso?

    1. benjamin Diz

      Os que não tiverem sido apresentados no pedido inicial.

  131. benjamin Diz

    Não.

  132. Lourdinha Diz

    Olá Benjamin. Gostaria de saber se meu auxílio maternidade daria certo. Trabalhei na prefeitura oito meses. Mim colocarão como diretora de departamento ganhava 2.000.Na folhas do INSS contas. Trabalhei fim de 2014 a 2015. Só te não tinha dado baixa na minha data fim.Dai o rapaz do INSS disse q tinha q provar q n tinha mas nenhum vínculo. Aí fui na prefeitura e mim derao certidão com a data fim e que não tenho mas nenhum vínculo. Aí nessa época que trabalhei no cargo comissionado que era mas pra ajudar a minha família o dinheiro. Pq no ano trabalhando estava completamente seco e os agricultores não poderia viver da roça pois não chovia. Isso pode mim atrapalhar no auxílio maternidade rural. Depois q sai do trabalho na prefeitura voltei as minhas funções na roça. Daí o rapaz do INSS pediu para levar a certidão q n tenho mas nenhum vínculo. E fazer um contato de arrendamento de 2016 pra cá. Aí ele falou se vc tiver algum vínculo do ano de 2016 nem venha mas. Dá certo ?

    1. benjamin Diz

      Tem que aguardar a decisão do INSS. Não tem como eu dizer se vai dar certo ou não.

      1. benjamin Diz

        Trabalhador da roça com salário alto? Isso é estranho.

  133. ciceramaria dos santos fonseca Diz

    Quero dar entrada no salario maternidade do meu filho só que sou de menor tenho 16 anos sera que tem algum problema? Eu ajudava a minha mae na roça quando eu saia da escola tenho o INCRA do meu tio sera que da?

    1. benjamin Diz

      Cícera, menor de 16 anos não tem direito ao salário maternidade.

      1. Gustavo Guerreiro Diz

        Depende, se for indígena pode.

  134. Ana Caroline De Vargas Alves Diz

    Oi gostaria de saber sou acampada no Incra e meu companheiro não somos casados no papel sempre morei na roça ajudei meus avôs e fossem que pra fazer o salário maternidade é preciso nota mas não tenho nenhuma em meu nome só no nome dos meus avôs será que consigo fazer pelo terreno do meu vô

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato dos trabalhadores rurais. Mas de qualquer forma, você vai ter que apresentar algum documento em seu nome.

      1. Jafani Diz

        Oi minha mãe já deu entrada és entrevista já te 48 dias depois da entrevista no inss e só tá habilitada o que significa

        1. benjamin Diz

          Jafani,

          Significa que ainda está sendo analisado pelo INSS.

  135. benjamin Diz

    Não entendi a pergunta.

  136. Aldeny Diz

    Ola Tenho Uma Pergunta , Minha Filha Tem 1 Ano E 4 Meses Queria Saber Se Posso Receber O Salário Maternidade , Moro Na Zona Rural?

    1. benjamin Diz

      Aldeny,

      Se você comprovar que mora e trabalha na roça há no mínimo dez meses antes do parto, poderá receber o salário maternidade. Neste caso é aconselhável que procure primeiro o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município.

  137. Mislândia Diz

    Olá, sou casada, minha filha tem 7 meses, dei entrada no salario maternidade quando ela tinha uns 2 meses.. e minha entrevista foi marcada pra agora dia 30/10/2017.. meu marido trabalha na roça, eu ajudava ele em algumas tarefas, mais tive que me afastar por causa da minha gravidez que foi de risco,e ainda estou afastada por causa do meu resguardo r pq minha filha ainda mama queria saber se pode haver algum problema com isso ou se eu tenho ou nao direito no salario materninada po causa desse afastamento ? Agradeço desd já.

    1. benjamin Diz

      Se comprovar 10 meses de atividade rural ANTES do parto vai ter direito sim. Afastamentos DEPOIS do parto não tem problema.

  138. [email protected] Diz

    Olá bom dia, minha filha vai fazer 5 anos dei entrada no beneficio assim que ela nasceu, apresentei todas as documentações inclusive o ITR da minha terra que é em nome próprio. Entretanto meu pedido foi convertido em diligencia e pediram a comprovação de trabalhos rurais no período de 10 anteriores ao nascimento da minha filha. Pois de 2005 ate o mês 04/2010 mantive vinculo urbano, só que fiquei gravida em 2011 e eu já havia retornado a atividade Rural desde o segundo semestre de 2010.
    Apresentei a comprovação de atividade rural dos 10 meses anteriores ao nascimento da minha filha. Agora saiu o resultado dizendo que meu processo foi convertido em diligencia do unanimidade, e pedindo que eu compareça a agencia do INSS com meu documento de identidade e CPF acompanhado de 3 testemunhas que não sejam meus parentes.
    PS: sou nascida e criada na zona rural e a lavrou é a unica fonte de renda de toda minha família.

    Sera que vai ser aprovado meu salario maternidade que aguardo desde de 2012?

    1. benjamin Diz

      É possível que sim. Mas vai depender do depoimento das testemunhas.

  139. Laercio Diz

    Ola Sr. Benjamin Ficaria muito agradecido se você puder esclarecer algumas duvidas. Minha mãe teve o beneficio negado pois o parecer do entrevistador foi que: ela não tem direito a aposentadoria especial. Sem duvida ela se atrapalhou muito na entrevista. Minhas perguntas seriam: se num recurso ele teria outra entrevista ou sempre valera a que ela já deu? Se é possível entrar com outro pedido ou melhor continuar com esse?

    1. benjamin Diz

      Laercio

      O melhor é continuar com esse. Mesmo se ela fizer um outro pedido, os dados dessa primeira entrevista sempre vão constar nos sistemas do INSS. Então tente entrar com um recurso administrativo e se não der certo, procure um advogado da área previdenciária e tente pela justiça;

  140. mario dolizete de melo Diz

    Tenho 50 anos de idade, nasci em 1967, pago inss como comerciante desde 19 anos, tenho 30 anos completos pagos.
    Quando menor de 1981 a 1986 trabalhei na atividade rural junto com meu pai e meu irmão em imóvel rural de meu pai, o qual tem escritura registrada como rural.
    Residia nessa época na área urbana, mesmo município, distante 2 km da nossa propriedade (20 minutos a pé ou 10 minutos de bicicleta).
    Posso juntar (averbar) esses 5 anos como tempo de serviço sem contribuir para o inss ?
    Preciso de levar testemunhas no primeiro atendimento na agência ?
    Nessa escritura de imóvel a rural a profissão de meu pai é motorista, embora trabalhasse todos nós também em atividade rural, no passado as pessoas tinham vergonha de dizer que era lavrador.
    Meu pai tem título de eleitor em que consta como lavrador de 1955 e cartão de produtor rural de 1976.
    Não tenho outro comprovante, pois plantava milho, feijão e cana-de-açúcar e vendia para fazer cachaça. pequenas quantidades.

    1. benjamin Diz

      Mario,

      Nesse situação você vai precisar da DECLARAÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS do município em que o seu pai tinha terra. Sem esse documento o INSS não reconhece o período, e mesmo com esse documento é bem difícil, mas vale a pena tentar, pois caso o INSS não o reconheça, você poderá pedir pela Justiça, com uma chance bem maior.

  141. jailsa Diz

    Minha entrevista e mês que vem .posso transferir meu título pois voto em outra cidade mas tirei meu título aqui onde eu moro mas só transferir por motivo de mudança. Poso transferir pra cá dinovo ou tem problema?

    1. benjamin Diz

      Jailsa

      Isso não vai adiantar nada. O INSS vai saber que houve transferência do documento.

  142. Mariana Diz

    Já tirei salário maternidade uma vez tem chance de ser negado ou não?

    1. benjamin Diz

      Mariana, sim. Sempre tem chance de ser negado, afinal, cada benefício é uma nova análise.

  143. Luan Diz

    Bom dia. Minha deu entrada na aposentadoria rural desde junho e ainda não saiu o resultado, no site está habilitado, gostaria de saber se o inss tem um prazo pra da o resultado, pessoas q deram entrada no mesmo tempo que ela já estão com o resultado em mãos, até mesmo os que vieram negado . O inss só manda aguardar, aguardar e nada mais.

    1. benjamin Diz

      Como o próprio INSS disse, é necessário aguardar, pois alguns processos são mais complicados que outros.

  144. Raquel silva Diz

    Com 17 anos e casada tem direito a natalidade?
    Hoje eu tenho 20

    1. benjamin Diz

      Se comprovar atividade rural dez meses antes do parto tem.

  145. Marcia Cristina Santos de Santana Diz

    Boa tarde no momento faço parte de colônia de pescadores e só conseguir a declaração na colônia pois minha carteira não veio ainda é não posso pagar a colônia mas pago meu GPS vou ter dificuldades pra dar entrada no salário maternidade rural.

    1. benjamin Diz

      Não sei te dizer …

  146. Madalena Diz

    Olá eu dei entrada no salário maternidade e foi negado vou recorrer novamente e queria saber se tem chances de ser aprovado pago o sindicato desde 2010

    1. benjamin Diz

      Não tenho como lhe dizer …

  147. Jhoylma Diz

    Oie Estou Com Todos Documetos Nas Maos Ja Dei Entrada Minha Intrevista Sera Amnaha Minhas Provas Sao Todas Antigas Mais Tudo Comprovando Que Moro Na Zona Rural Sera Que Consigoo Passar Na Entrevista?

    1. benjamin Diz

      Não tenho como saber.

  148. maiana de carvalho Diz

    Oi meu pai tem uma terra eu e meu marido trabalha la so q agente nao mora na terra que é de um municipio diferente do nosso posso dar entrada no salario maternidade com os papeis dele que e de um municipio em outro

    1. benjamin Diz

      Sim, poderá dar entrada. Mas não sabemos se vai dar certo.

  149. Nataniely matos Diz

    Oi sou nataniely fiz minha entrevista no inss moro no interior so que o salario maternidade foi inderferido eu posso fazer outra entrevista ?

    1. benjamin Diz

      Sim. Pode marcar novamente.

  150. mara Diz

    bom dia minha mae tem nota fiscal de venda de producao agricultora do ano de 1999 e 2000 e de 2004 ate 2017 e tem atualmente itr onde mora ela tem uma filha de menor precisa levar o registro de nascimento da filha no dia da entrega de documentos

    1. benjamin Diz

      Não é obrigatório.

  151. benjamin Diz

    Não tenho como lhe dizer se será ou não aprovado. Aguarde o resultado da audiência.

  152. davina Diz

    ola boa tarde trabalhei na roça minha infancia toda agora mim sinto com dificuldade para provar trabalhei roça…por conta de alguma enfermidades. deixei de trabalhar para cuidar da minha saude… e ja foi negada 2vezes pelo inss. o . faço

    1. benjamin Diz

      Procure um advogado e veja a possibilidade de ingressar com uma ação judicial.

  153. Meiry Luciele Melo da Silva Diz

    Oi sou Meiry e gostaria de saber.
    Eu tirei salario maternidade cm o incra da terra que eu trabalhava e se por acaso eu for tirar de novo o salario maternidade tem que ser cm o msn incra pois eu atualmente estou trabalhando em outra terra, pq eu me desentendi cm o dn da terra estou agora botando meu rosado em outra terra.

    1. benjamin Diz

      Sem problemas, pode ser na terra que vc realmente trabalhar.

    2. benjamin Diz

      Sim.

  154. Marcilia Diz

    Como faço para dar entrada do salario maternidade indígena?

    1. benjamin Diz

      Procure o escritório da FUNAI em sua região.

  155. Raquel silva Diz

    Eu ñ tenho 10 meses de carência antes do parto….. mas eu tenho depois do parto… tem documenos de agricultora…
    Tem chances de vim aprovado???

    1. benjamin Diz

      Infelizmente não.

  156. maria Diz

    Ola gostaria de saber morrei com minha mãe e meu padrasto no sítio ate os meus 18 anos hoje estou com 19 e casei não moro mais com eles sou casada no civil e meu marido tem carteira assinada minha bb esta com quase dois meses. Se eu der entrada no salário maternidade .será que tem chance de ser aprovado ?

    1. benjamin Diz

      Sim.

      1. Aline lacerda Diz

        Ola não sabia onde fazer a pergunta! Rsrs
        Fiz a entrevista rural no dia 31/10/2017 no final o servidor não me deu nenhum papel,só falou que tinha sido aprovado e mandou aguardar o dinheiro mas estou com medo porque uma colega recebeu uma folha onde dizia que foi concedido,e eu não recebi nada por favor me ajude,posso fica tranquila pelo que ele falou ou teria q recebe um papel também???

        1. benjamin Diz

          Não obrigatório receber o papel. Se ele falou, pq iria mentir?

  157. benjamin Diz

    Vai depender da análise do INSS.

  158. Raquel Diz

    Oi.eu ñ tenho á 10 meses de carência no sindicato mas meu marido tem desde 2009…
    Meu contrato de parceria é antes do parto mas só foi registrada semana passada..
    Tenho a ficha da comunidade antes do parto como agricultora.
    Tenho a declaracao do sindicato
    Tenho a declaração de nascimento vivo do meu filho de 2 anos e da minha filha de 1 ano como agricultora
    Lembrando que vou da entrada no inss da minha filha de 1 ano.
    Tem chánses de vim aprovado??

    1. benjamin Diz

      Chances sempre tem, mas só mesmo a análise minuciosa de toda documentação é que vai dizer se terás ou não direito.

  159. Rosana Diz

    Uma conhecida recebe pensão por morte do marido a algum tempo, agora ela quer solicitar aposentadoria por idade. Ela mora em zona rural mas não tem nenhum documento que comprove sua qualidade de trabalhadora rural. Será que ela conseguiria se aposentar somente com testemunhas? Poderá, caso consiga se aposentar, cumular sua pensão com a pensão por morte do marido?

    1. benjamin Diz

      Não pode haver concessão de benefício previdenciário apenas com base em testemunhas. É preciso algum documento que comprove. Se comprovar, poderá receber os dois benefícios, sem problema.

  160. Juliane Diz

    Alguem pode me dizer quais as perguntas que eles fazem la pro salario maternidade?

    1. benjamin Diz

      A entrevista rural foi revogada, não se faz mais. Logo vamos atualizar esse post.

  161. Rutieli de melo Diz

    Trabalho com minha mae e minha vo.mas temos uma casa em piau entao dei entrada aq mas terra e de tapera entao foi depida uma declaracao mas veio negada.

    1. benjamin Diz

      Procure o INSS para tirar suas dúvidas.

  162. Aparecida Diz

    Meu marido trabalha na prefeitura é contratado eu trabalho boto roça no terreno no meu vo queria saber se tenho direito ao salário maternal meu filho tem 9meses de nascimento.

    1. benjamin Diz

      Procure o Sindicato Rural da sua cidade.

  163. benjamin Diz

    Você poderá fazer uma denúncia pelo tel 135. Quanto a consultar as informações sobre a concessão, não tem como.

  164. Mariana Diz

    Meu salario foi endeferido por falta de carencia anterior ao nascimento o que devo fazer?mim ajude..,

    1. benjamin Diz

      Procure o seu sindicato ou um advogado especialista.

  165. Julia Diz

    Olá, meu marido trabalha com lavoura e tem a terra em nosso nome e também nota do produtor com o nome dele eo meu. Só que eu trabalho com meu pai tirando leite. E nas notas de produtor dele também tem meu nome. Eu poderia dar entrada na licença maternidade
    Com a nota do meu pai ? Ou não posso por ser casada ? Mesmo trabalhando com ele. Não tenho carteira assinada. Pois temos o lucro do leite de ameia.

  166. Jonas Rodrigues Diz

    Oi.
    Eu queria saber quantas perguntas é no mínimo?

    1. benjamin Diz

      O INSS acabou com a entrevista rural para fins de reconhecimento de atividade para os segurados especiais (trabalhadores rurais). As alterações são baseadas no PARECER n. 00003/2017/DIVCONS/PFE/INSSSEDE/PGF/AGU. A partir de agora não será mais realizado procedimento de entrevistar o segurado, fazendo perguntas sobre a forma como executa atividade rural. Também não serão mais convocadas testemunhas para confirmar as informações. No lugar da entrevista rural, o requerente deverá levar preenchido um formulário denominado DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE RURAL http://www.meuinss.net/formulario/form_rural.html)assinado e preenchido, juntamente com os documentos que comprovem a atividade rural. Assim, caso você vá dar entrada em benefícios na condição de trabalhador rural, o servidor do INSS não lhe fará mais questionamentos sobre a sua atividade rural. Isso vale para todos os tipos de benefícios, inclusive salário maternidade e aposentadoria por idade rural, no entanto, a apresentação do formulário é obrigatória. Você poderá baixar e imprimir o formulário aqui nesse link. Caso não tenha impressora, poderá salva-lo em Pdf e levar em alguma lugar para imprimir. (www.meuinss.net/formulario/form_rural.html)

      1. Nadyne Diz

        Estou com dúvidas. Então eles não fazem mais perguntas, sobre o que vc faz na roça?

        1. benjamin Diz

          Como foi informado, o procedimemto de entrevista rural foi extinto pelo INSS, só sendo realizada em alguns casos específicos.

  167. Nayane Diz

    Boa tarde… Gostaria de saber de umas informações… Tenho uma filha de 4 meses, e quero da entrada no salário maternidade, moro com meus avós desde de quando nasce, quero da entrada no salário maternidade com as provas de meu avô, e sou mãe solteira, tenho a possibilidade de ser aprovada com as provas de meu avô?

    1. benjamin Diz

      Seria interessante você conseguir algum comprovante de endereço em seu nome.

  168. Elida Maria Santana Silva Diz

    Boa noite!
    Gostaria de saber quem teve aposentadoria negada pela justiça por trabalho rural poderá solicitar novamente pelo INSS.

    1. benjamin Diz

      Sim. Não tem problema, pode solicitar.

  169. Rosalba Diz

    Se n fiz todas as consultas do pré-natal Perco meu direito ao salario maternidade?
    OBS:não perde por q quis e sim por causa q os medicos q mim acompanhavam faltaram.

    1. benjamin Diz

      Não podemos esclarecer esse tipo de dúvida, pois a aprovação do benefício depende de diversos fatores que só podem ser analisados pelo INSS.

  170. Isabel Diz

    Trabalho na zona rural a 7 anos o incra está no nome do meu esposo. Só que ele não trabalha na zona rural ele é motorista e no momento está recebendo auxílio doença no valor 1180.00 por o incra está no nome dele pode mim prejudicar

  171. Anônimo Diz

    A minha esposa deu entrada no salário maternidade aí foi negado dizendo que ela não comprovava os 10 meses na zona rural mas se ela nasceu lá e moro até hoje a gente entrou com recurso já tem 15 meses e nada de resposta

  172. Alessandra Diz

    Benjamim Quero dar entrada no meu salario maternidade, mas gostaria de saber se eu tenho chances de ser beneficiada se eu não tenho comprovante de contribuição antes da gravidez, mas sendo q eu sempre trabalhei na agricultura com eles desde os 18 anos. Agora sou contribuinte a 2 meses posso ter chances de ser beneficiada?

  173. Edinaide Diz

    Ola sou casada estou com 7 meses e pago. Sindicato gostaria de saber se tem alguma. Restriçao se ele nao paga pode ser negado ?

  174. Anônimo Diz

    Oi boa tarde eu quero fazer o salário maternidade Rural só que a Terra é um nome de uma amiga que eu moro com ela antes de eu ter a neném eu moro e trabalho com ela aí eu ainda não tenho a carteira do sindicato que é preciso eu fazer com 16 anos será se eu recebo

  175. Cláudia Alves Diz

    Boa tarde, gostaria de saber se meus documentos forem de outros estados vai dar problema no salário maternidade

    1. benjamin Diz

      Não temos com saber, cada caso é um caso.

  176. Anônimo Diz

    Oi Benjamin meu marido tem projeto no Banco do Nordeste somos casados o cartão serve de provas

    1. benjamin Diz

      O contrato sim.

  177. Liliane Diz

    Oi benjamim eu fiz o meu salario maternidade mas foi indeferido por causa do termo de comodato, pq foi declarado um mes antes do meu filho ter nascido , mas a questao qe eu nao sabia qe isso ia prejudicar , como faço agora??

    1. benjamin Diz
  178. Maria Aparecida dos santos Diz

    Minha carteira já foi assinada, meus documentos são todos assinado como lavradora tenho direito ao benefício porque já fui empregada uma vez? Atualmente vivo da roça .

    1. benjamin Diz

      Tem que dar entrada para saber.

  179. Ailma Diz

    Olá. ..
    Toda minha vida trabalhei na roça com meus pais, mas em 2013 tentei outro meio e trabalhei um ano de carteira registrada, porém não deu certo e eu dei baixa e voltei pra roça. .me casei e em 2016 tive meu bb, hj com quase doisso anos. Na época meu esposa trabalhava comigo na roça, mas tá com 4 meses que ele tá registrado..mas será que eu ainda posso da entrada no salário maternidade? Eu ainda trabalho na roça, mas meu esposo não?

    1. benjamin Diz

      Pode dar entrada sim, com certeza. Mas se vai ser aprovado ou não, só o INSS é quem vai dizer.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações