Educação Previdenciária de Qualidade

Simulação de Aposentadoria está disponível no Meu INSS

Veja como fazer a Simulação do Valor da Aposentadoria

Simulação de aposentadoria no INSS, você sabe como fazer? Onde fazer? Aqui neste artigo vamos lhe mostrar uma meneira rápida e simples para saber quanto tempo de contribuição você tem junto ao INSS. Você vai saber também extamente quanto tempo falta para se aposentar, podendo se planejar com tranquilidade para este momento tão importante na vida de qualquer pessoa.

Simulação de Aposentadoria INSS: Como Fazer?

Um novo serviço foi disponibilizado na Central de Serviços do Portal do INSS. A Simulação da aposentadoria ou do tempo de contribuição, acessível por meio do Meu INSS, informa se o segurado já tem tempo para Aposentadoria por Idade ou por Tempo de Contribuição.

A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS e, caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, ele tem a opção de incluir manualmente, para saber se teria direito à aposentadoria e assim fazer a simulação da aposentadoria.

Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’ do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade do direito, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

Também é importante esclarecer que, se no resultado da Simulação da aposentadoria for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício.

Já existe uma ferramenta no portal do INSS em que é possível fazer uma simulação do tempo de contribuição, contudo, nesse caso, é preciso inserir, manualmente, todos os registros sobre os vínculos trabalhistas.

A Simulação da aposentadoria nas Agências do INSS

Caso o segurado tenha dificuldade em fazer a simulação da aposentoria através do aplicativo Meu INSS ou não tenha acesso, poderá procurar uma Agência do INSS e fazer a simulação da aposentadoria diretamente com um servidor, momento inclusive que o mesmo poderá tirar todas as suas dúvidas sobre as regras para obter a sua aposentadoria e outros benefícios do INSS.

De qualquer forma, a vantagem em fazer a simulação pelo MEU INSS é a comodidade de não ter que ir a´te uma Agência e esperar um longo tempo para ser atendido.

Como Fazer o Cadastro no Meu Inss

Os cidadãos podem se cadastrar, de forma totalmente online, no Meu INSS, sem precisar ir em uma agência ou ligar no tel 135. É tudo completamente online.Outra novidade é que a Central de Serviços do Instituto pode ser acessada também pelo endereço meu.inss.gov.br, além do já habitual servicos.inss.gov.br.

 

Para Acessar O cidadão deve informar o CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o Estado de nascimento para fazer o login. Em seguida, segurados e beneficiários respondem a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário e o seguro-desemprego.Pronto: é gerado, pela internet, um ‘Código de Acesso’, que o cidadão vai trocar por uma senha, que deve conter no mínimo 9 caracteres. É requisito ter também uma letra maiúscula e um caractere especial.

 

Todo o procedimento leva alguns minutos e o usuário já é habilitado para acessar todas as funcionalidades disponíveis.

 

Serviços e Histórico O Meu INSS já está sendo testado e analisado pelos servidores da Autarquia desde setembro/2016 e disponibiliza ‘Extrato CNIS’; ‘Histórico de Créditos’; ‘Carta de Concessão’; ‘Consulta Revisão de Benefício- Artigo 29′; ‘Declaração de Regularidade de Contribuinte’ e ‘Encontre uma Agência’ e por fim a simulação da aposentadoria.
Agências Para aqueles com dúvidas para realizar o processo remoto, a autenticação pode ser feita também nas Agências. É preciso levar um documento de identificação. Neste caso, o segurado precisará só trocar a senha, recebida na triagem, no primeiro acesso.

 

 

simular aposentadoria

 

meu INSS simulação de aposentadoria

 

Benefício Negado pelo INSS

Caso você tenha feito a simulação da aposentadoria, dado entrada em seu benefício e ele foi negado pelo INSS, se você não concordar com essa decisão, ainda tem uma segunda chance de ter o seu benefício aprovado: você poderá entrar com recurso contra a decião do INSS e ter direito a uma nova análise no seu pedido, que será realizada por outras pessoas. Para saber mais sobre como entrar com recurso no INSS veja este artigo onde explicamos passo a passo como entrar com recurso no INSS.

 
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.