Quais São os Documentos Para Aposentadoria?

Fique por dentro dos documentos que você vai precisar para se aposentar no INSS

0

Quais são os documentos para aposentadoria é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão próximos de completar a idade.

Afinal, um momento bastante esperado na vida de muitos trabalhadores é a aposentadoria. Após trabalhar e contribuir para a sociedade durante muitos anos, nada mais justo do que descansar.

No entanto, para conseguir ter direito ao benefício da aposentadoria, são necessários alguns procedimentos junto ao INSS.

Vamos te contar quais são os documentos para aposentadoria que você vai precisar ter em mãos, e como fazer este requerimento.

Quem pode se aposentar

No Brasil, hoje, os trabalhadores podem se aposentar por idade ou por tempo de contribuição, além das aposentadorias especiais e aposentadorias por invalidez.

Uma vez completada a idade ou o tempo de serviço, conforme o caso, o cidadão poderá enfim dar entrada no seu sonhado benefício.

Como não poderia deixar de ser, o requerimento do benefício vai exigir a apresentação de vários documentos em alguns casos.

Documentos para se aposentar

Documentos para aposentadoria

No atendimento presencial no INSS, é necessário levar os seguintes documentos para todos os tipos de aposentadoria:

  • Documento pessoal com foto (RG, CNH, entre outros);
  • Documentos que comprovem o vínculo previdenciário, como carteiras de trabalho, carnês de pagamento avulso e certidões de tempo de contribuição;
  • Outros documentos que a pessoa quiser apresentar, como simulação do tempo de serviço e petições;
  • Comprovante de residência;
  • Número do NIS/PIS;

Além disso, para o trabalhador rural é necessário levar documentos que comprovem a condição, como contratos de arrendamento, comprovante de cadastro no INCRA, notas fiscais de vendas de produção, entre outros.

Para a aposentadoria especial, também é importante incluir o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais (LCAT).

Para os interessados na aposentadoria por invalidez, é indispensável levar laudos, exames e atestados médicos e quaisquer outros documentos que ajudem a comprovar a condição de invalidez.

Se o trabalhador não puder comparecer na agência, ele poderá nomear um procurador para representá-lo. Esta pessoa também deverá levar seu documento de identificação com foto.

Seguindo estas orientações, você conseguirá dar entrada no seu benefício rapidamente e sem erros.

Lembre-se, a falta de documentos para a aposentadoria pode gerar o indeferimento do pedido, além de poder levar o interessado ao início do processo novamente, perdendo tempo.

Além disso, documentações incorretas podem fazer você receber um valor de benefício menor do que o que realmente tem direito.

Tenha certeza de ter toda a documentação necessária em mãos, para não ter qualquer um desses problemas!

Aposentadoria Automática: uma realidade

Antes de levar qualquer documento ao INSS você deverá agendar o seu atendimento diretamente no aplicativo Meu INSS ou pelo tel 135.

Com o projeto do INSS digital, muitos benefícios estão sendo concedidos de forma automática, sem a necessidade do cidadão se deslocar até uma agência para levar documentos.

É o caso por exemplo da Aposentadoria por idade urbana e do Salário Maternidade Urbano.

grande parte destes benefícios já estão sendo concedidos de forma automática.

Em alguns casos, a Aposentadoria por tempo de contribuição também poderá ser concedida desta forma.

Então fique atento para não perder a sua viagem na Agência do INSS!

Se você vai dar entrada em benefício do INSS, é quase obrigatório o cadastro no aplicativo Meu INSS, onde você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação e saber se está faltando algum documento para a aposentadoria.

Caso exista uma exigência para comparecer na agência, lembre-se de fazer um agendamento antes, pois se for levar os documentos para aposentadoria sem agendar, você vai perder a viagem.

Veja como fazer o cadastro no aplicativo Meu INSS:

Tipos de Aposentadoria da Previdência Social

Se você quer saber quais são os documentos para aposentadoria, é importante conhecer as modalidades deste tipo de benefício no INSS.

Sabendo qual a espécie de aposentadoria que melhor se encaixa na sua situação, você poderá avaliar melhor quais os documentos vai precisar para dar entrada no seu benefício.

Aposentadoria por idade

Na aposentadoria por idade, o cidadão pode pedir o seu benefício aos 65 anos, se for homem, e aos 60, se for mulher. Parasaber mais sobre a Aposentadoria por Idade, clique aqui.

No caso de trabalhadores rurais, são reduzidos 5 anos para ambos os casos: 60 anos para homens e 55 para mulheres. Comprovando a atividade rural, o segurado vai ter direito à Aposentadoria Rural.

Em ambos os casos, deve ser cumprida a carência da Previdência Social, que é de 180 meses de contribuição, ou seja, ter contribuído por 15 anos.

No caso dos rurais, deve ser comprovado o exercício da atividade rural no período mínimo de 15 anos.

Documentos Aposentadoria INSS
Normalmente, o INSS exige bastante documentos para se aposentar

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é devida ao cidadão que comprovar ter trabalhado durante 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Neste caso, se o trabalhador ainda não tiver completado a idade para se aposentar, o benefício será pago de maneira parcial, com aplicação do fator previdenciário.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que estão sujeitos a fatores nocivos ou perigosos durante seu trabalho, initerruptamente.

Neste caso, o tempo mínimo de trabalho pode ser de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do grau de insalubridade a que o trabalhador está exposto.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é devida ao trabalhador que está permanentemente incapaz de exercer suas atividades, e que não pode, em razão da sua condição, realizar nenhum outro tipo de trabalho.

Esta aposentadoria depende de perícias e confirmações médicas que serão realizadas pelo INSS e, diferente das demais aposentadorias, é revista de dois em dois anos, para assegurar que o trabalhador ainda está incapacitado.

Inicialmente, o trabalhador receberá o auxílio-doença, e caso comprovada a invalidez permanente, o benefício poderá ser convertido em aposentadoria.

Aposentadoria Híbrida

Neste tipo de aposentadoria, existe a possibilidade de somar o tempo trabalhado na cidade e no campo, para atingir o tempo mínimo de contribuição.

A aposentadoria híbrida exige a idade de 65 anos para os homens e 65 para as mulheres.

Como solicitar a aposentadoria

Para solicitar a aposentadoria urbana, você deve acessar o site Meu INSS, e escolher, nas opções do lado esquerdo, o item Aposentadorias Urbanas.

Faça login no sistema e preencha as informações solicitadas. Somente com essas informações a aposentadoria pode ser deferida, sem necessidade de ir até uma agência do INSS.

Caso seja convocado, será necessário ir até o INSS mais próximo de você. Lembre-se de fazer um agendamento antes de levar os documentos solicitados para a aposentadoria.

No caso do trabalhador rural e das aposentadorias especiais e por invalidez, será necessário agendar um horário no posto de atendimento do INSS, para fazer o requerimento.

O agendamento pode ser feito através do Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Documentos da Aposentadoria: Cada caso é um Caso

É importante você saber que o requerimento do benefício de aposentadoria no INSS pode ser extremamente simples. Mas infelizmente na maioria dos casos acaba se tornando um processo complexo.

Isso porque o INSS exige inumeros tipos de documentos para comprovação do tempo trabalhado.

Muitas vezes, o cidadão se vê em uma situação muito difícil, sem entender ao certo o que lhe é solicitado.

Você deverá sempre manter a calma e acompanhar com muita atenção o seu pedido, buscando entregar todas as solicitações do Instituto, quando possível.

Quando não tiver ou não puder entragar algum documento, faça as devidas justificativas.

No caso do seu pedido de benefício ser negado pela não apresentação de documentos, ainda lhe restará a alternativa de entrar com recurso administrativo no próprio INSS.

Ou caso ache conveniente e não concordar com o indeferimento, poderá contratar um advogado e buscar o seu direito através do poder judiciário.

Veja o vídeo e saiba mais sobre os documentos para aposentadoria.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações