Educação Previdenciária de Qualidade

Segunda Parcela do Décimo Terceiro: Veja a Previsão

Saiba quando os Aposentados do INSS vão receber a segunda parcela do 13°

A segunda Parcela do Décimo Terceiro INSS dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social é sempre muito aguardada por todos.

Afinal, com esse valor a mais no pagamento, os aposentados e demais beneficiários do INSS podem passar as festas de fim de ano com uma folga maior no orçamento.

É justamente pensando nesse dinheirinho a mais que todos ficam muito ansiosos para saber em qual data exata será paga a última parcela do Décimo Terceiro INSS.

Se esta também é a sua dúvida, fique com a gente e que vamos responder todas as suas perguntas.

Segunda Parcela do décimo terceiro 2018: Qual a Previsão?

A previsão para pagamento da segunda parcela do décimo terceiro é no final de Novembro de 2018 e início de Dezembro.

Normalmente, em anos anteriores, esse pagamento sempre foi realizado junto com o pagamento do mês de Novembro.

Para saber a data exata em que vai ser realizado o seu pagamento, é só consultar a Tabela de Pagamento de Benefício do INSS.

Pelo último número do seu benefício você vai saber qual a data do pagamento da segunda parcela do décimo dos aposentados.

Portanto, você já pode fazer alguns planos com esse dinheiro, pois o pagamento da gratificação natalina dos aposentados é garantida pelo governo federal.

Por mais que o país esteja em crise, o Governo não pode de forma nenhuma deixar de fazer o pagamento para os aposentados e pensionistas do INSS.

Tabela de Pagamento da Segunda Parcela do 13° INSS:

Para benefícios de até um salário mínimo:

FINAL PREVISÃO
1 26/NOV
2 27/NOV
3 28/NOV
4 29/NOV
5 30/NOV
6 03/DEZ
7 04/DEZ
8 05/DEZ
9 06/DEZ
0 07/DEZ

Para benefícios acima de um salário mínimo:

FINAL PREVISÃO
1 e 6 03/DEZ
2 e 7 04/DEZ
3 e 8 05/DEZ
4 e 9 06/DEZ
5 e 0 07/DEZ

 

Segunda Parcela do Décimo ajuda a equilibrar o orçamento

Qual o valor da Segunda Parcela do Décimo 2018 INSS?

O valor da segunda parcela do Décimo terceiro 2018 é exatamente a metade do valor da Aposentadoria ou Benefício do INSS recebido pela pessoa.

Assim, para quem ganha um salário mínimo por exemplo, o valor a ser recebido na segunda parcela do décimo terceiro é de  R$ 477,00 (Quatrocentos e Setenta e Sete Reais).

Mas fique atento (a): Se no seu benefício tem desconto de imposto de renda, ou seja, se você ganha mais de R$ 1.903,98, então nesta parcela do Décimo Terceiro será descontado o valor correspondente a todo o décimo recebido, na primeira e na segunda parcela.

Isso ocorre porque o INSS não desconta o Imposto de renda na Primeira Parcela, apenas na segunda.

Então o valor a ser recebido pode ser um pouco menor que o esperado.

Quem tem Direito à Gratificação Natalina do INSS?

Todos os aposentados e pensionistas do INSS tem direito de receber a segunda parcela da gratificação natalina paga pelo Instituto.

Se você recebeu no pagamento de agosto a primeira parte do décimo terceiro INSS, então com certeza vai receber no pagamento do mês de novembro o valor referente à segunda parte.

O pagamento da segunda parcela do Décimo terceiro INSS está garantido para os seguintes benefícios:

Os titulares destes benefícios podem ficar despreocupados, pois o pagamento do décimo terceiro está garantido em lei.

Benefícios que Não pagam Gratificação Natalina

Existem alguns benefícios pagos pelo INSS que não dão direito a receber as parcelas de gratificação Natalina.

São os chamados benefícios assistenciais, que são mantidos pela Assistência Social do governo federal.

Normalmente, esses benefícios são concedidos aos idosos com mais de 65 anos e ao deficiente que não possui meios de suprir as suas necessidades básicas.

Estas prestações, também conhecidas como LOAS, não dão direito a décimo terceiro, pois não são benefícios previdenciários.

Além de não pagar o décimo terceiro salário, os benefícios assistenciais também não geram direito à pensão com a morte do titular.

Se você quiser saber mais informações sobre o LOAS, veja a Lei 8742/93, que trata desta espécie de benefício.

Aposentados em viagem usando o valor do Décimo terceiro

Benefícios Concedidos Após Julho recebe décimo?

Uma dúvida muito comum entre os aposentados e pensionistas do INSS é sobre os benefícios que foram concedidos após o mês de julho. Como fica a segunda parcela do Décimo terceiro para estes benefícios?

Considerando que quando houve o pagamento da primeira parcela do décimo essas pessoas ainda não eram aposentadas, elas só vão ter direito de receber a segunda parcela.

Então, dependendo do mês em que a pessoa se aposentou ou passou a receber pensão, ela vai poder sacar o proporcional na segunda parcela do décimo terceiro INSS.

Desta forma, não espere receber um valor completo de benefício no décimo terceiro, como normalmente ocorreu com os outros aposentados e pensionistas.

Como você só passou a receber o benefício na segunda metade do ano, o valor vai ser apenas de acordo com os meses em que começou a receber o pagamento.

Conclusão

A segunda parcela do décimo terceiro 2018 é um dinheiro que faz muita diferença para todos. É bom para você, segurado do INSS, e muito bom para o país, pois movimenta a economia.

Utilize esse valor para passar um natal e um fim de ano com mais fartura em sua mesa ou até mesmo pagando suas dívidas. Faça o que achar melhor.

Mas independentemente de como for utilizar esse valor, planeje-se antes e evite qualquer contratempo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] e também sobre os respectivos pagamentos. Alguns querem saber quando vai ser o pagamento da 2° parcela do décimo terceiro salário. Essas informações podem ser encontradas na internet e não demandam uma ida até uma agência do […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.