Educação Previdenciária de Qualidade

Aposentadoria na Inglaterra

Veja como funciona o sistema de previdência na Inglaterra e as perspectivas de aposentadoria para estrangeiros

Para quem pensa em se aposentar na Inglaterra, as perspectivas podem ser bem positivas, uma vez que o sistema de pensões do Reino Unido é um dos melhores do mundo. Em 2016, segundo Mercer, o sistema inglês ficou com o 11° lugar no ranking mundial.

Contudo, antes de começar a planejar  uma aposentadoria na Inglaterra como estrangeiro, é preciso conhecer uma pouco mais sobre as regras do sistema, incluindo detalhes sobre vistos,  autorização do Reino Unido, seguro de saúde, entre outras coisas.

A partir de então, será possível definir se uma aposentadoria no Reino Unido é, ou não, indicada para você.

Aqui no nosso site já falamos sobre os sistemas de aposentadoria nos EUA, Chile , Japão(clique nos links para saber mais).

Descrevemos ainda como funciona a Aposentadoria em Portugal.

Desta vez, vamos fazer um apanhado completo sobre o sistema previdenciário do Reino Unido.

Quem pode se aposentar na Inglaterra?

Se você está planejando se aposentar na inglaterra é importante ter em mente quem pode se aposentar no país e quais são as regras. Dependendo do país de origem ou situação de imigração, as coisas podem ser mais complicadas.

Para cidadãos de alguns países da Europa como Noruega, Suíça, Irlanda, entre outros, as coisas podem ser mais fáceis. Mas também é possível se aposentar vindo de de outros países.

Se você viveu e trabalhou no Reino Unido antes de atingir a idade da reforma na Inglaterra, pode se candidatar a uma residência permanente depois de cinco anos e naturalização após seis anos, desde que seja cumprido os critérios exigidos.

Além disso, se contribui com o seguro nacional e a segurança social, também poderá solicitar uma aposentadoria no Reino Unido.

No entanto, embora o Reino Unido tenha acordos de seguridade social com vários países como EUA, Nova Zelândia, entre outros, o processo para os brasileiros pode ser um pouco complicado.

Para se aposentar na inglaterra será necessário buscar um título de residência permanente. Para isso é necessário comprovar filiação próxima com o país, como parente próximo, residência anterior na Inglaterra ou outros países do Reino Unido ou interesses comerciais.

Além disso, é preciso comprovar a posse de recursos financeiros para viver no país.

Até 2008 os aposentados estrangeiros no Reino Unido deviam pedir um ‘Visto de Meios Independentes’ para confirmar o apoio financeiro adequado para a aposentadoria no Reino Unido, porém, essa exigência foi retirada.

Aposentadoria Inglaterra
A idade para se aposentar na Inglaterra varia conforme o ano de nascimento do cidadão

Idade de aposentadoria na Inglaterra

Agora que falamos sobre quem pode se aposentar na Inglaterra, vamos falar um pouco sobre as regras da previdência no Reino Unido como idade e tempo de contribuição.

O Sistema de Pensões do Reino Unido têm passado por constantes mudanças ao longo dos últimos anos, e mais alterações devem ocorrer no futuro. Como resultado dessas mudanças, a idade oficial de aposentadoria no Reino Unido de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens foi atualizada em duas partes.

A primeira fase está relacionada aos homens nascidos entre 6 de abril de 1945 e o mesmo dia do ano de 1951 com idade oficial de aposentadoria de 65 anos. Enquanto isso, as mulheres nascidas na mesma época, têm direito a aposentadoria entre 60 e 63 anos, dependendo da data de nascimento.

A segunda fase exige que a idade oficial de aposentadoria para homens nascidos depois de seis de abril de 1951 seja se 65 anos, enquanto as mulheres nascidas após o dia seis de abril de 1953 podem se aposentar com 63 anos.

Contudo, novas reformas podem aumentar a idade de aposentadoria para 68 anos, além de igualar a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres.
Assim como o sistema previdenciário brasileiro vem passando por reformas, no Reino Unido as regras de aposentadoria estão constantemente sendo atualizadas, conforme aumenta a expectativa de vida dos britanicos.

Por fim, é preciso dizer que é possível se aposentar antes do prazo determinado no Reino Unido, porém, só será possível requisitar a pensão do Estado depois de atingida a idade mínima para aposentadoria.

Para se aposentar mais cedo, os residentes do país podem resgatar pensões privadas ou ocupacionais com 55 anos de idade, porém, isso dependerá das condições do regime de pensão das circunstâncias de cada cidadão.

Financiando sua aposentadoria na Inglaterra

Se você morar e trabalhar legalmente na Inglaterra, certamente estará pagando os  Impostos do Reino Unido, para a Receita e Alfândega de Sua Majestade (HMRC – Receita do Reino Unido), bem como contribuições para o sistema de previdência social, incluindo pensões do governo.

Nesse sentido, se um cidadão cumprir o prazo mínimo de 10 anos de contribuição, poderá se qualificar para receber uma pensão de aposentadoria na Inglaterra, além de qualquer outro fundo de plano de pensão privado do Reino Unido.

Requisitos fiscais para aposentadoria na Inglaterra

Como na maioria dos países, na Inglaterra e em todo Reino Unido, as pensões são consideradas rendimentos tributáveis a partir de um determinado limite de recebimento pessoal que inclui salário por emprego, aposentadoria do Estado, previdência privada e benefícios de seguridade social.

Na inglaterra, o limite para rendimento livre de impostos é de 11 mil libras esterlinas. A partir desse valor diferentes cargas tributárias incidem sobre os rendimentos.

Calculadora de aposentadoria Inglaterra

Algumas ferramentas podem ser úteis para verificar a idade de aposentadoria na Inglaterra.

Conclusão a respeito da aposentadoria na Inglaterra

Se aposentar como estrangeiro no Reino Unido, pode ser uma coisa interessante. No entanto, se você é originário de um país com o qual o Reino Unido não tem acordo de seguridade social, as coisas podem ser um pouco complicadas.

Nesse sentido, antes de solicitar uma aposentadoria na Inglaterra, é necessário ter certeza de que está apto ao benefício.

Além disso, durante o processo, será preciso apresentar todos os documentos que comprovem o cumprimento das exigências feitas pelo sistema de pensões do Reino Unido.

Para saber mais sobre imigração, clique no link e acesse ao site do governo do Reino Unido. Além disso, para buscar informações sobre aposentadoria no Reino Unido você pode acessar a página de pensões pessoais do governo.

Vamos compartilhar com vocês o ótimo vídeo produzido pelo Canal Adriana Chiari para o You Tube:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações