Aposentadoria na Alemanha: veja as regras

Se você tem curiosidade sobre o funcionamento do sistema de aposentadoria na Alemanha e as suas regras, está no lugar certo. Vamos detalhar aqui neste artigo o funcionamento da Previdência Alemã

0

A Alemanha está envelhecendo, mais ainda do que a maioria dos outros países europeus. Em 2015, mais de um quarto da população alemã estava aposentada. Deste modo, o truque do país é controlar os custos do sistema de pensões.

Neste sentido, o sistema previdenciário alemão tem três pilares: A pensão do estado, o seguro coletivo suplementar, como as pensões ocupacionais e as políticas privadas.

Portanto, se você quer saber mais sobre como funciona o sistema de aposentadoria na Alemanha, então confira o nosso artigo de hoje.

Qual o valor da aposentadoria na Alemanha?

A fórmula da aposentadoria na Alemanha é composta da seguinte forma: Pontos de ganhos x Fator de acesso x Valor atual da pensão x Fator tipo de pensão.

Mas o que isso realmente significa para o aposentado? Especificamente, que estes são principalmente fatores como renda, tipo de pensão e similares.

Por exemplo, apesar de receber menos dinheiro com baixos rendimentos, uma idade de aposentadoria posterior à exigida por lei pode ser uma razão pela qual as pessoas gozarão mais tarde de uma pensão mais alta.

No entanto, os pontos individuais do cálculo devem ser entendidos para poder calcular o próprio direito à aposentadoria na Alemanha.

Esse é o fator-chave para o valor real do benefício. O valor atual da pensão decide o que você ganha para cada ponto de ganho.

Atualmente, o valor na Alemanha é de 31,03 euros (a partir de janeiro de 2017). Se, por exemplo, você tem uma renda média e paga 30 anos no seguro de pensão, você receberia algo próximo de 900 euros em pensão por mês.

Em termos concretos, estes valores indicam o seguinte para o cálculo: Como um empregado, você tem atualmente em sua conta de aposentadoria um ponto rendimentos creditados.

Por exemplo, se você ganhou o mesmo salário médio por até 40 anos e ganhou 40 pontos de compensação, a fórmula é: 40 x 31,03 = 1241,20 euros de pensão bruta mensal.

Como se aposentar na Alemanha
A Aposentadoria na Alemanha possui regras bem específicas

Qual a idade mínima para se aposentar na Alemanha?

Devido à mudança demográfica, assim como o ocorreu em Portugal, o governo alemão decidiu em 2006 aumentar a idade de aposentadoria de 65 para 67 anos.

O aumento gradual começa com o ano de nascimento de 1947. A partir de 2012, a idade de aposentadoria será aumentada em incrementos mensais, a partir de 2024 em incrementos bimestrais.

A aposentadoria na Alemanha padrão completa só é possível para aqueles que atingiram a idade de 67 anos. Entretanto, se tiver 65 anos e tiver pago contribuições durante pelo menos 45 anos, pode retirar-se antes do seu 67º aniversário como parte da “pensão de velhice para segurados a longo prazo”.

Além disso, o montante da sua pensão legal também depende muito da idade da reforma e do número de anos de contribuição. Mas ainda há a possibilidade de ser alugado mais cedo.

A regra é: Se você quiser se aposentar antes dos 67 anos, pode solicitar sua pensão mais cedo, mas deve aceitar perdas financeiras significativas.

Os funcionários que pagaram contribuições por 35 anos ainda podem se aposentar aos 63 anos, mas também terão que aceitar uma redução de 0,3% ao mês.

Veja também:

Aposentadoria na Inglaterra: como funciona?
Aposentadoria no Japão: veja os detalhes!

Condições especiais de aposentadoria na Alemanha

a.    Pensão com 60 anos para mulheres

As mulheres nascidas antes de 1º de janeiro de 1952 podem se aposentar aos 60 anos se: Pago no seguro de pensão estatutário por pelo menos 15 anos e pelo menos 10 anos desse período de contribuição são após o 40º aniversário.

Períodos de criação de filhos aplicam-se aqui como as contribuições próprias para o fundo de pensão.

b.    Pensão com 60 anos para os deficientes graves

As pessoas gravemente incapacitadas que nasceram antes de 1952 podem se aposentar cedo. Entretanto, mesmo neste caso, uma aposentadoria na Alemanha sem deduções é possível com a conclusão do 63º ano de vida. A pensão aos 60 anos é possível com deduções de até 10,8%.

c.    Pensão com 60 anos para desempregados

Os desempregados têm a oportunidade de ir para a aposentadoria aos 60 anos. Para fazer isso, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • Tal como acontece com as mulheres, deve haver pelo menos 15 anos de contribuições.
  • O período de contribuição de oito anos deve ser imediatamente antes da aposentadoria.

No entanto, o desemprego deve ser pelo menos 52 semanas após o dia em que a idade do segurado é de 58 anos e seis meses.

Além disso, a pensão de 60 anos só é possível para os desempregados que nasceram antes de dezembro de 1948.

Atenção: Pessoas desempregadas que nasceram entre dezembro de 1948 e o final de 1951 podem se aposentar com a idade de 63 anos, no mínimo.

Vamos compartilhar aqui um vídeo do excelente canal da Jessy Fernandes com explicações adicionais sobre a aposentadoria alemã. Confira:

Acordo de Previdência Brasil X Alemanha

Acordo Bilateral de Previdência Social firmado entre a República Federativa do Brasil e a República Federal da Alemanha tem por objetivo a garantia dos direitos dos trabalhadores que se encontram no território brasileiro e no território alemão quanto aos direitos previdenciários.

Principais pontos do Acordo Previdenciário:

  1. Todos aqueles que estejam ou tenham estado sujeitos à legislação previdenciária do Brasil e/ou da Alemanha, bem como seus dependentes, têm direito à utilização do Acordo Bilateral de Previdência Social entre o Brasil e a Alemanha.
  2. Para os benefícios previstos no Acordo, o interessado poderá computar, se necessário, os períodos de contribuição no outro país para implementação das condições para o direito ao benefício.
  3. Quando houver totalização de períodos de contribuição no Brasil e na Alemanha, o valor do benefício a ser pago será calculado na proporção ao tempo de contribuição cumprido no país que concede o benefício em relação ao tempo totalizado.
Confira aqui informações mais detalhadas sobre este acordo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje então continue em nosso site e confira muito mais. Aproveite para deixar um cometário sobre a Aposentadoria na Alemanha e o que você achou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações