Aposentadoria em Portugal: saiba os detalhes!

Aposentadoria em Portugal: quais são os requisitos? Qual a idade mínima, tempo de contribuição e carência? Se você tem dúvidas sobre como funciona o sistema de Previdência em Portugal, veja neste artigo todos os detalhes.

0

Recentemente, por conta do rápido envelhecimento da população, Portugal passou por uma reforma da previdência. E claro, isso modificou um pouco os processos.

Para você entender melhor como funcionar a aposentadoria em Portugal, nós preparamos o artigo de hoje explicando mais sobre o assunto.

Ficou interessado? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Idade para ter direito a aposentadoria em Portugal

A curiosidade sobre qual a idade de aposentadoria em outros países é totalmente normal. Em um momento que o Brasil discute a Reforma da Previdência, é natural que as pessoas queiram saber qual a idade exigida em outros países.

Aqui no site já falamos sobre a aposentadoria no Japão, Chile e nos EUA. Agora vamos conhecer um pouco do sistema previdenciário português.

Em Portugal, com a nova reforma da previdência feita em 2017, não há uma diferença de idade para se aposentar entre homens e mulheres. Nesse mesmo ano, foi decidido que a idade mínima para se aposentar seria de 66 anos e 3 meses.

Para driblar o rápido envelhecimento da população, o governo propôs que a cada ano a idade mínima aumentasse em um mês. Para que fique mais claro, eu preparei um quadro exemplificando:

AnoIdade para se aposentar
201766 anos e 3 meses
201866 anos e 4 meses
201966 anos e 5 meses
202066 anos e 6 meses

Como a idade média da população só tende a aumentar (com diversos avanços tecnológicos na área da medicina) a expectativa é que esse padrão continue por um longo período.

Aposentadoria portugal
Se aposentar em Portugal é o sonho de muitas pessoas

Quanto ganha um aposentado em Portugal?

Em Portugal, existe uma formula pelo qual o valor da aposentadoria é calculado. Sendo ela:

Remuneração de referência x a taxa global de formação x fator de sustentabilidade.

Para que você entenda melhor como a aposentadoria em Portugal é calculada, eu irei explicar etapa por etapa:

Remuneração de referência

O valor de remuneração de referência é calculado a partir da soma de todas os rendimentos da pessoa que vai se aposentar. Esse valor deve então ser multiplicado pelos anos de contribuição dividido por 14.

A taxa global

Essa taxa é calculada a partir do número de anos pelo qual a pessoa trabalhou e teve os descontos referentes a segurança social. Dessa forma, isso significa pelo menos 120 dias de trabalho por ano remunerado e com as devidas contribuições.

Fator de sustentabilidade

Esse valor é alterado a cada ano, e é calculado conforme o início do benefícios da aposentadoria.

Qual é o valor mínimo da aposentadoria em Portugal?

Como a maioria dos países, o valor da aposentadoria é aumentado conforme a renda que o aposentado recebeu. Dessa forma, quanto mais trabalhou, mais é a chance de ganhar melhor.

O valor mais baixo de aposentadoria em Portugal possível é de € 264,30 euros. É permitido se aposentar antes da idade mínima, contudo os valores do benefício serão menores.

Veja também:

Aposentadoria na Alemanha: como funciona?

Quais são os requisitos para se aposentar em Portugal?

Em 2019, a idade para solicitar a aposentadoria em Portugal é de 66 anos e 5 meses. Vale lembrar que isso é alterado a cada ano, conforme a tabela que você pode visualizar mais acima.

Além da idade mínima, há outros requisitos que devem ser cumpridos para ter direito a aposentadoria em Portugal, sendo eles:

  • É preciso pelo menos 15 anos de contribuição, independente se forem seguidos ou não.
  • Há a opção também de fazer a contribuição do Seguro social Voluntário, esse deve ser por um período maior que 12 anos.
Aposentar em Portugal
Os aposentados em Portugal vivem com uma renda relativamente boa

É possível transferir minha aposentadoria do Brasil para Portugal?

Sim! Os aposentados brasileiros que desejam transferir a sua morada para Portugal, devem saber exatamente como podem conseguir o visto de aposentado para Portugal.

Dessa forma, se você deseja transferir sua aposentadoria do Brasil para Portugal, é preciso que você tenha em mente alguns detalhes.

Para saber quais são os requisitos para que o aposentado consiga um visto para viver em Portugal, clique aqui e veja as informações diretamente do Consulado.

O visto pode demorar meses para sair, por isso se você tem planos de mudar de país, o ideal é que esse pedido seja feito o mais breve possível em um consulado Português no Brasil.

Além disso, para que possa haver a transferência da aposentadoria para Portugal, é preciso que o aposentado Brasileiro ganhe no mínimo 600 euros mensais, o que equivale a aproximadamente R$ 2.800,00 na cotação atual.

Tenha em mente que o valor que você irá receber não será integral. O governo Brasileiro ficará com 25% da sua aposentadoria todos os meses. Por isso, é fundamental que você faça as contas.

Contudo, se você possui cidadania europeia, pode morar no país sem problema algum e fazer a transferência de sua aposentadoria todos os meses.

Gostou de saber mais sobre a aposentadoria em Portugal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações