Educação Previdenciária de Qualidade

Aposentadoria nos EUA: Como funciona?

Veja como é a Aposentadoria nos Estados Unidos da América

Aposentadoria nos EUA. Você sabe como funciona?

Hoje em dia os assuntos aposentadoria e Previdência estão cada vez mais em alta na mídia nacional.

No Brasil, a Reforma da Previdência tem causado muita apreensão na maioria das pessoas, sobretudo pela incerteza do que vem por aí.

Desta forma, é natural que todos pesquisem como é o funcionamento do sistema de Aposentadoria em outros países, até mesmo para efeito de comparação com o nosso.

Já falamos aqui no site como funciona a Aposentadoria no Chile,  e também as regras para aposentadoria no Japão. Agora vamos abordar o sistema de Aposentadoria dos EUA.

Aposentadoria nos EUA: Como Funciona?

Os Estados Unidos da América possui uma das maiores economias do mundo, então é muito natural a curiosidade acerca do funcionamento da Previdência naquele país.

Desde já, é importante você saber que nos EUA existem dois sistemas de Previdência, a saber:

  • A Previdência Pública (Social Security)
  • A Previdência Privada (401 K)

Assim, os trabalhadores Norte Americanos tem à sua disposição dois sistemas de Aposentadoria que muitas vezes podem se complementar.

Embora seja um país símbolo do capitalismo ocidental em sua versão mais avançada, os norte americanos não abriram mão de uma Previdência social pública, como ocorreu em alguns países.

O Chile, por exemplo, migrou o seu sistema previdenciário para um modelo privado, praticamente sem a participação do governo no pagamento dos benefícios previdenciários.

O resultado foi muita insatisfação popular, que tem recebido valores de aposentadoria bem menores que o salário mínimo.

Os Estados Unidos preferiu mesclar o seu sistema, sobretudo depois da grande depressão de 1929, em que a maioria dos trabalhadores americanos ficou sem as suas economias e totalmente desprotegidos dos riscos sociais.

Naquele momento o país e o povo perceberam a importância de se instituir uma Previdência Pública, garantida pelo governo.

Aposentar nos EUA
Aposentadoria nos EUA

A Previdência Pública nos EUA – Social Security

A previdência Pública nos EUA, chamada de Social Security, funciona de forma muito parecida com o INSS no Brasil.

Assim como a Previdência Brasileira, a americana também adota o regime de repartição simples, no qual os trabalhadores da ativa contribuem para arcar com os benefícios de quem já é aposentado.

A contribuição para aposentadoria nos EUA se dá através do acumulo de créditos que o contribuinte consegue acumular no decorrer do seu histórico de trabalho.

Nesse sentido, a cada trimestre trabalhado, um crédito é contabilizado na conta do trabalhador.

Para conseguir se aposentar nos Estados Unidos, a pessoa tem que somar quarenta créditos. Desta forma, percebe-se que é necessário um mínimo de 10 anos de contribuição direta, sem intervalos, para conquistar o benefício.

A idade do segurado também é um fator muito importante a ser levado em conta na hora da Aposentadoria nos EUA.

Atualmente, são exigidos 65 anos tanto para os homens quanto para as mulheres.

Um ponto importante em relação à Aposentadoria americana é a possibilidade de antecipar o benefício para 62 anos, com redução no valor a ser recebido.

Por outro lado, pode também ser adiada a aposentadoria até os 70 anos, assim, o trabalhador terá um acréscimo no valor.

Além da Aposentadoria, o Social Security cobre também outros eventos como pensões por morte, aposentadoria por invalidez, seguro-desemprego e Aposentadoria aos Veteranos da Guerra.

Previdência Privada Americana: 401 K

Aposentadoria nos EUA

Como foi colocado no início deste artigo, o sistema de Previdência nos EUA engloba tanto a Previdência Governamental quanto à privada, sendo que muitas vezes uma acaba complementando a outra.

Neste tipo de Previdência, existe a contribuição tanto das empresas quanto dos empregados, em um regime de capitalização.

Os valores são depositados em uma conta individual do empregado e são administrados por fundos de pensão que investem no Mercado Financeiro.

No entanto, existe a opção de que o próprio empregado administre a sua carteira de investimentos, face ao maior conhecimento financeiro por parte da sociedade norte americana.

Neste tipo de Previdência, existe um requisito de idade para aposentadoria: 59 anos e 06 meses.

Caso o trabalhador decida se aposentar antes, serão descontadas multa e taxas que podem comprometer até 10% do seu valor de aposentadoria.

Muito importante ressaltar que não são todas as empresas que instituem esse tipo de previdência, pois a mesma não é obrigatória.

Salário Mínimo nos EUA

Muitas pessoas tem curiosidade sobre o valor e o funcionamento do salário mínimo nos EUA.

Essa dúvida é normal, afinal, os Estados Unidos possuem uma das maiores economias do mundo, que gera renda e emprego para milhões de pessoas, inclusive imigrantes.

Ao contrário do Brasil, os EUA pagam o salário mínimo por horas trabalhadas e não por Mês, embora o contrato de trabalho intermitente aprovado há pouco tempo pelo congresso tenha muita semelhança com o modelo amaricano.

Atualmente, o salário mínimo nacional dos EUA está estipulado em $ 7,25 dólares por hora, mas é importante você saber que poucas pessoas efetivamente recebem apenas este valor.

Isso porque os Estados são autônomos para definirem valores superiores a este, o que realmente acaba acontecendo na maior parte dos Estados americanos.

você pode gostar também
8 Comentários
  1. Nivaldo Diz

    Discordo da afirmativa que o trabalhador da ativa trabalhar para arca com os benefícios de quem já se aposentou, esqueceram que para chegar a essa condição o aposentado recolheu nos anos exigidos, logo, não é o trabalhador da ativa quem arca é sim somente a devolução dos valores previamente destinado a esse fim!!

    1. Laurenco Diz

      Mas quando vc paga sua contribuição mensal e de parte do seu salário, não ele todo, se fosse todo estaria de acordo com vc.

    2. Carlos Diz

      Mas existem aqueles que não contribuíram para a previdência, o Loas os auxílios, pensão por morte. Logo se vê que vc está parcialmente enganado.

    3. Arlene Zeferini Diz

      Que bom ler alguém que “saiba ler”. Ótimo Nivaldo Diz!

    4. Anônimo Diz

      Se o dinheiro que vc paga vai para um fundo e no futuro você aposenta usando ele, o seu dinheiro está sendo usado para pagar a sua aposentadoria. Se ele nao vai para um fundo e é usado para pagar o salário de quem já está aposentado então o salário do aposentado depende da geração que está na ativa, logo uma geração financia a outra..,

  2. Ivan Diz

    Imagina que você contribuiu por 35 anos com 11% do seu salário. Isso significa que após 35 anos você só aculmulou 11% dos seus salários de 35 anos, que seria 35 x 11% =~ 3.8 anos que você teria direito.
    O sistema de previdência por reparticão simples só funciona se houver mais pessoas contribuindo que recebendo, e se não houver tantas distorções em privilégios como é o caso do funcionarismo público e de parlamentares.

    1. Nelson Diz

      Os calculos nao podem ser tao simplista. Imagine o contribuinte colocando 11% do seu salario bruto em investimentos financeiros durante 35 ou 40 anos, o que devera render em media juros compostos 3% ao ano, excluida a inflacao. Na epoca da aposentadoria ele/a teria muito mais que 3.8 anos.

  3. mARCO Diz

    NO BRASIL EXISTE COFINS, LOGO, DESDE QUANDO VC NASCE E SEUS PAIS COMPRAM CHUPETA E FRALDAS, DURANTE A SUA VIDA, COMPRANDO ALIEMNTOS, ROUPAS, MATERIAL ESCOLAR, CASA, CARRO, ETC… VC JÁ ESTA CONTRIBUINDO – A PREVIDENCIA QUEBRADA OU DEFICITARIA É UMA FRAUDE!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.