Aposentadoria nos EUA: Como funciona?

Aposentadoria nos EUA. Você sabe como funciona?

Hoje em dia os assuntos aposentadoria e Previdência estão cada vez mais em alta na mídia nacional.

No Brasil, a Reforma da Previdência tem causado muita apreensão na maioria das pessoas, sobretudo pela incerteza do que vem por aí.

Desta forma, é natural que todos pesquisem como é o funcionamento do sistema de Aposentadoria em outros países, até mesmo para efeito de comparação com o nosso.

Já falamos aqui no site como funciona a Aposentadoria no Chile, e também as regras para aposentadoria no Japão. Agora vamos abordar o sistema de Aposentadoria dos EUA.

Aposentadoria nos EUA: Como Funciona?

Os Estados Unidos da América possui uma das maiores economias do mundo, então é muito natural a curiosidade acerca do funcionamento da Previdência naquele país.

Desde já, é importante você saber que nos EUA existem dois sistemas de Previdência, a saber:

  • A Previdência Pública (Social Security)
  • A Previdência Privada (401 K)

Assim, os trabalhadores Norte Americanos tem à sua disposição dois sistemas de Aposentadoria que muitas vezes podem se complementar.

Embora seja um país símbolo do capitalismo ocidental em sua versão mais avançada, os norte americanos não abriram mão de uma Previdência social pública, como ocorreu em alguns países.

O Chile, por exemplo, migrou o seu sistema previdenciário para um modelo privado, praticamente sem a participação do governo no pagamento dos benefícios previdenciários.

O resultado foi muita insatisfação popular, que tem recebido valores de aposentadoria bem menores que o salário mínimo.

Os Estados Unidos preferiu mesclar o seu sistema, sobretudo depois da grande depressão de 1929, em que a maioria dos trabalhadores americanos ficou sem as suas economias e totalmente desprotegidos dos riscos sociais.

Naquele momento o país e o povo perceberam a importância de se instituir uma Previdência Pública, garantida pelo governo.

Aposentar nos EUA
Aposentadoria nos EUA

A Previdência Pública nos EUA – Social Security

A previdência Pública nos EUA, chamada de Social Security, funciona de forma muito parecida com o INSS no Brasil.

Assim como a Previdência Brasileira, a americana também adota o regime de repartição simples, no qual os trabalhadores da ativa contribuem para arcar com os benefícios de quem já é aposentado.

A contribuição para aposentadoria nos EUA se dá através do acumulo de créditos que o contribuinte consegue acumular no decorrer do seu histórico de trabalho.

Nesse sentido, a cada trimestre trabalhado, um crédito é contabilizado na conta do trabalhador.

Para conseguir se aposentar nos Estados Unidos, a pessoa tem que somar quarenta créditos. Desta forma, percebe-se que é necessário um mínimo de 10 anos de contribuição direta, sem intervalos, para conquistar o benefício.

A idade do segurado também é um fator muito importante a ser levado em conta na hora da Aposentadoria nos EUA.

Atualmente, são exigidos 65 anos tanto para os homens quanto para as mulheres.

Um ponto importante em relação à Aposentadoria americana é a possibilidade de antecipar o benefício para 62 anos, com redução no valor a ser recebido.

Por outro lado, pode também ser adiada a aposentadoria até os 70 anos, assim, o trabalhador terá um acréscimo no valor.

Além da Aposentadoria, o Social Security cobre também outros eventos como pensões por morte, aposentadoria por invalidez, seguro-desemprego e Aposentadoria aos Veteranos da Guerra.

Previdência Privada Americana: 401 K

Aposentadoria nos EUA

Como foi colocado no início deste artigo, o sistema de Previdência nos EUA engloba tanto a Previdência Governamental quanto à privada, sendo que muitas vezes uma acaba complementando a outra.

Neste tipo de Previdência, existe a contribuição tanto das empresas quanto dos empregados, em um regime de capitalização.

Os valores são depositados em uma conta individual do empregado e são administrados por fundos de pensão que investem no Mercado Financeiro.

No entanto, existe a opção de que o próprio empregado administre a sua carteira de investimentos, face ao maior conhecimento financeiro por parte da sociedade norte americana.

Neste tipo de Previdência, existe um requisito de idade para aposentadoria: 59 anos e 06 meses.

Caso o trabalhador decida se aposentar antes, serão descontadas multa e taxas que podem comprometer até 10% do seu valor de aposentadoria.

Muito importante ressaltar que não são todas as empresas que instituem esse tipo de previdência, pois a mesma não é obrigatória.

Salário Mínimo nos EUA

Muitas pessoas tem curiosidade sobre o valor e o funcionamento do salário mínimo nos EUA.

Essa dúvida é normal, afinal, os Estados Unidos possuem uma das maiores economias do mundo, que gera renda e emprego para milhões de pessoas, inclusive imigrantes.

Ao contrário do Brasil, os EUA pagam o salário mínimo por horas trabalhadas e não por Mês, embora o contrato de trabalho intermitente aprovado há pouco tempo pelo congresso tenha muita semelhança com o modelo amaricano.

Atualmente, o salário mínimo nacional dos EUA está estipulado em $ 7,25 dólares por hora, mas é importante você saber que poucas pessoas efetivamente recebem apenas este valor.

Isso porque os Estados são autônomos para definirem valores superiores a este, o que realmente acaba acontecendo na maior parte dos Estados americanos.

Leis trabalhistas nos EUA

Outra questão que levanta muita dúvida sobre os EUA é a sua ultraliberal legislação trabalhista.

O trabalhador brasileiro teria muita dificuldade em se adptar às normas norte americanas que regulam o trabalho.

De uma maneira em geral, a maioria dos benefícios trabalhistas nos EUA  são acordados entre empregado e empregador, e a interferência estatal é a mínima possível.

Por outro lado, ao contrário do Brasil, a oferta de empregos nos Estados Unidos é imensa, o que oferece condições para que os trabalhadores permaneçam sempre na ativa, sem a necessidade de receber seguro- desemprego, por exemplo.