O Canadá é o destino dos sonhos de muitos brasileiros, sobretudo pela qualidade de vida que o país oferece. O salário mínimo do Canadá também pode ser um grande atrativo para quem pensa em deixar o país tupiniquim e se aventurar pelo país norte americano.

No entanto, antes de comprar a passagem você precisa saber um pouco mais sobre o salário mínimo do Canadá, qual é o valor, como é calculado e como é pago. As diferenças com as leis do Brasil podem ser bem grandes.

Como é o salário mínimo no Canadá?

Para começar, no Canadá não existe uma lei federal que determine quanto o empregador deverá pagar ao empregado. Nesse sentido, cada província do país fica responsável por definir, usando o bom senso, o valor mínimo a ser pago ao trabalhador.

No entanto, apesar de não existir um mínimo para o país inteiro, os empregadores devem respeitar o mínimo definido pelas leis provinciais. Além disso, assim como no Brasil, no Canadá, o empregador e o empregado podem definir em contrato um valor maior do que o mínimo estipulado.

Diante desse cenário, o salário mínimo no Canadá pode variar bastante dependendo da província, os valores vão de CAD$ 11,06 a CAD$ 15,00.

Salario Minimo Canadá
Veja o valor do salário mínimo por província no Canadá

Pagamento do salário o Canadá

Outro ponto interessante sobre o salário no Canadá, é que o valor não é calculado mensalmente como acontece no Brasil. O salário mínimo por lá é definido por horas de trabalho.

Porém, o pagamento é realizado uma vez por mês, como acontece por aqui. Mas isso não é bem uma regra imutável. Empregador e empregado podem fazer acordo para pagamento semanal ou quinzenal.

Leis trabalhistas no Canadá

As leis trabalhistas no Canadá são bem diferentes das leis aplicadas no Brasil. Vamos falar um pouco delas a seguir.

Salário Mínimo no Canadá
Trabalhar no Canadá é o sonho de muitos brasileiros

Carga de trabalho no Canadá

O regime de trabalho da maior parte dos trabalhadores do Canadá não é muito diferente do brasil. Porém, o limite máximo de carga de trabalho é de 60 horas semanais.

Em geral, os trabalhadores  canadenses trabalham em regime part-time, o que seria equivalente a meio período no Brasil, entre 4h e 6h por dia, ou full-time, (tempo integral), que pode ser 7h, 8h, 9h, 10h, e assim sucessivamente. No entanto, o limite máximo de 60 horas semanais não pode ser ultrapassado.

Benefícios

No Canadá, benefícios como vale-refeição e vale-transporte não são tão comuns como no Brasil.

Algumas empresas canadenses oferecem auxílio para estudo, plano de saúde complementar, previdência privada e, em alguns casos, até férias remuneradas. Contudo, essa não é uma regra.

No entanto, assim como no Brasil, no Canadá também existe seguro-desemprego baseado em cada profissão e no tempo de trabalho de cada funcionário. O benefício é pago semanalmente e varia de acordo com tempo de trabalho do beneficiário, entre outros fatores.

Atestados

No Canadá, os empregadores não são obrigados a pagar pelos dias em que o funcionário se ausentou do serviço em decorrência de doenças.

Em alguns casos de afastamento o trabalhador pode recorrer ao governo, porém cada situação é analisada de maneira individual.

É comum nas empresas canadenses a prática do “sick day”, em que a empresa limita uma quantidade de dias por ano que um funcionário pode se ausentar de suas atividades em decorrência de doenças e imprevistos. Em geral, são concedidos nessa prática entre 5 e 10 dias de afastamento por ano.

É importante, ressaltar, no entanto, que o funcionário não pode ser penalizado por faltar por motivo de doença, mas ele não recebe pelas horas não trabalhadas.

Férias

No Canadá existe um período mínimo de descanso determinado de acordo com as leis de cada província e profissão. Em geral, esse tempo varia entre 10 e 20 dias úteis por ano.

O período de descanso pode ser solicitado antes de um ano, na maioria das vezes, a partir de seis meses.

As férias, no entanto, não são remuneradas como no Brasil. Porém, existe um adicional de 4% sobre qualquer salário que é pago em cada recebimento, ou quando o empregado tira férias.

Licença-maternidade

O Canadá possui um dos maiores períodos de licença-maternidade do mundo. São dois tipos de licença: a pregnancy leave e a parental leave.

A pregnancy leave só pode ser solicitada pela mãe e pode ser pedida antes da provável data de nascimento do bebê. Após este período existe a  parental leave, que tem duração de 35 semanas e pode ser compartilhada entre pai e mãe. A regra também é válida para adoção.

O recebimento do salário fica por conta do governo e ele não é integral. Essa regra, no entanto, varia de acordo com a província e com a média salarial do empregado.

Veja também:

Salário mínimo no Chile
Salário mínimo na Argentina

Salário mínimo em cada província do Canadá

Como falamos anteriormente, o salário mínimo no Canadá não é definido por uma lei federal, portanto, ele varia de acordo com a legislação própria de cada província.

Salário mínimo Alberta

O salário mínimo em Aberta é o maior do país. Em vigor desde outubro de 2018, o salário mínimo por hora na província é de CAD$ 15

Salário mínimo British Columbia

Desde o dia 1° de junho de 2019 o salário mínimo em British Columbia é CAD$ 13,85. Para junho de 2020 a previsão é de que o salário mínimo por hora na província suba para CAD$ 14,60 e em junho de 2021 suba para CAD$ 15,20.

Salário mínimo Manitoba

Desde outubro de 2018 o salário mínimo por hora em Manitoba é CAD$ 11,35. No entanto, a partir de outubro de 2019 o salário aumentará para CAD$ 11,65.

Salário mínimo New Brunswick

Em abril de 2019 entrou em vigor em New Brunswick o salário mínimo CAD$ 11,50. Na província o valor é reajustado todo ano no dia 1° de abril em relação ao Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index).

Newfoundland & Labrador

Na província Newfoundland & Labrador, o salário mínimo, em vigor desde 1° de abril de 2019 é de CAD$ 11,40.

Northwest Territories

Desde abril de 2018 o salário mínimo por hora em Northwest Territories é CAD$ 13,46. A legislação da província não especifica que deve haver reajuste anual no salário mínimo.

Nova Escócia

Desde abril de 2019 o salário mínimo em Nova Escócia é de CAD$ 11,55 por hora. Em 2020 e 2021 o salário deve aumentar 55 centavos por ano, calculado com base em 30 centavos de aumento mais 25 centavos para cobrir a inflação. A partir de 2022 o reajuste será anual de acordo com a inflação.

Nunavut

Na província de Nunavut o salário mínimo por hora é de CAD$ 13,00. O valor é reajustado anualmente.

Ontário

Desde janeiro de 2018 o salário mínimo em Ontário é CAD$ 14,00. A partir de 2020, a métrica poderá ser reajustada anualmente em outubro.

Prince Edward Island

Em vigor desde abril de 2019, o salário mínimo em Prince Edward Island é CAD$ 12,25.

Quebec

O salário mínimo em Quebec é de CAD$ 12,50 desde maio de 2019.

Saskatchewan

Desde outubro de 2018 o salário mínimo em Saskatchewan é de CAD$ 11,06. Em outubro de 2019 o valor deve subir para CAD$ 11,32. Na província o salário mínimo é reajustado anualmente no dia 1° de outubro de acordo com o Consumer Price Index.

Yukon

Em Yukon o salário mínimo por hora é de CAD$ 12,71. A métrica é reajustada todo no ano dia 1° de abril de acordo com o Consumer Price Index.

Salário mínimo Canadá
O Canadá oferece excelentes oportunidades de trabalho para estrangeiros

O salário no Canadá é vantajoso ou não?

A principal vantagem do salário mínimo do Canadá é que ele é suficiente para cobrir todas as despesas de um cidadão comum. Desta maneira, é bem difícil, estando empregado, chegar a linha de pobreza.

Além disso, para quem pensa em acumular capital, alguns trabalhadores canadenses podem aumentar a renda com as gorjetas, bonificações e comissões. Nesse caso, o funcionário recebe um salário mínimo um pouco menor, definido pelas regulamentações da categoria de trabalho.

Porém, para quem está acostumado às leis trabalhistas do Brasil, trabalhar no Canadá pode causar alguns desconfortos. No país os trabalhadores não recebem décimo-terceiro salário, não têm férias remuneradas, tampouco recebem vale-alimentação e vale-transporte.

Porém, tudo é bem esclarecido. Em geral, os empregadores avisam aos candidatos o valor do salário mínimo no Canadá, bem como será o faturamento mensal e anual do trabalhador.

Como podemos ver, existem muitas semelhanças entre os regimes de trabalho e a política de salário mínimo entre o Canadá e os Estados Unidos da América. Se você quer saber como funciona o Salário Mínimo nos EUA, Clique no link.