INSS acaba com o Pedido de Reconsideração no Auxílio- Doença

O Pedido de Reconsideração na Perícia do INSS era uma segunda chance que o segurado tinha de ter o seu benefício aprovado.

Mas infelizmente o INSS mudou as regras da perícia médica, acabando com o chamado Pedido de Reconsideração.

Antes, o segurado que tinha o auxílio-doença negado pelo perito do Instituto podia fazer essa solicitação para tentar uma resposta positiva diretamente no posto.

A partir de agora, caso o benefício seja negado na primeira tentativa, só restará ao segurado duas opções: realizar um Pedido de Recurso às Juntas de Recurso da Previdência Social ou aguardar o prazo mínimo de 30 dias para agendar outra perícia.

Para saber como fazer um pedido de recurso no INSS, clique aqui.

Logicamente que essa alteração prejudicará o segurado, pois o pedido de reconsideração era uma segunda chance na qual poderia se comprovar a incapacidade para o trabalho.

No entanto, a partir de agora o segurado deixou de ter esse direito.

Além do recurso, outra opção é aguardar 30 dias do indeferimento do pedido e fazer um novo agendamento de perícia no INSS.

ATENÇÃO, NOVIDADES: O INSS, através da Instrução Normativa N° 90, de 17/11/2017, alterou profundamente o fluxo de perícia médica do Instituto, sobretudo na questão do Pedido de Prorrogação do Benefício de Auxílio-doença.
Clique aqui e leia o arquivo sobre esse novidade!

pedido de reconsideração
fim do pedido de reconsideração inss

Pedido de Reconsideração: Como era realizado

A realidade é que quase sempre o pedido de Reconsideração era realizado com o mesmo perito que fez a primeira avaliação e o resultado era que quase todos os Pedidos de Reconsideração realizados no INSS eram negados.

Com a medida, serão criadas novas vagas para o segurado que ainda está aguardando fazer a primeira perícia, diminuindo o tempo de espera para se fazer uma perícia.

Provavelmente, esta medida visa abrir mais espaço nas agendas para as Revisões de Auxílio Doença e Aposentadorias por invalidez que estão por vir.

Compartilhamos aqui um vídeo publicado no Yutube pelo Canal Previdência Comentada explicando de forma bem simples o Fim do Pedido de Reconsideração:

Casos em que o benefício foi negado pelo INSS

Caso você tenha dado entrada em seu benefício e ele foi negado pelo INSS, se você não concordar com essa decisão, ainda tem uma segunda chance de ter o seu benefício aprovado.

Você poderá entrar com recurso contra a decião do INSS e ter direito a uma nova análise no seu pedido, que será realizada por outras pessoas.

Para saber mais sobre como entrar com recurso no INSS veja este artigo onde explicamos passo a passo como entrar com recurso no INSS.

Além do recurso administrativo, existe também a possibilidade de solicitação de uma perícia médica judicial. Para saber mais, clique no link.

Se você quer saber mais sobre outros benefícios do INSS, como por exemplo o Salário Família, veja aqui um artigo completo sobre o tema.

 Se ficou alguma dúvida, utilize o espaço de comentários que vamos tentar esclarecer.