Plano de Saúde para Idosos

Veja como funcionam os Planos de saúde para idosos e como contratar um !

0
Plano de Saúde para Idoso: como funciona?

A população idosa no Brasil tem crescido cada vez mais e as estimativas são de um aumento ainda maior no futuro, o que explica a grande procura de produtos e serviços para este segmento.

Por outro lado, os planos de saúde são cada vez mais procurados pelos brasileiros por causa do atendimento nas redes públicas, que muitas vezes é insuficiente.

Um plano de saúde particular pode ser bastante caro, especialmente para idosos, pois os valores destes serviços costumam aumentar com a idade.

Vamos te contar agora tudo que você precisa saber sobre plano de saúde para idoso, para você contratar o seu com tranquilidade.

Plano de saúde para idosos

Como funcionam os planos de saúde?

Os planos de saúde são serviços fornecidos por empresas especializadas para atendimento médico particular.

Os serviços incluem consultas, exames, cirurgias, atendimento de emergência e outras necessidades de saúde que o conveniado tenha.

Nos planos de saúde convencionais, os valores pagos mensalmente são reajustados pela idade do conveniado, além do reajuste anual autorizado pela ANS – Agência Nacional de Saúde, que é o órgão responsável por regulamentar esse serviço.

Quais as diferenças do plano de saúde para idoso?

Os planos de saúde para idosos costumam ter algumas diferenças para o plano comum.

A mais importante delas é o reajuste. Enquanto nos planos comuns o reajuste pode ser feito por faixa etária, a ANS proíbe este reajuste para os planos de pessoas com mais de 60 anos.

Assim é possível evitar que o plano de saúde tenha valores muito altos e impossíveis de pagar.

Outra característica dos planos de saúde para idosos é a existência da medicina preventiva.

Nesta modalidade, são oferecidos aos idosos vários especialistas que cuidarão da saúde do conveniado antes que ele fique doente.

Dessa forma, tanto o idoso tem um ganho na saúde, quanto o convênio economiza com gastos médicos mais graves.

Veja também:

Veículo com desconto para idosos: é possível?
Empréstimo Consignado INSS: Veja como fazer

Como contratar um plano de saúde idoso

Atualmente é possível contratar um plano de saúde de várias formas, inclusive pela internet, sem sair de casa.

1.      Contratação diretamente na prestadora de serviços

Você pode fazer a contratação do seu plano indo diretamente à empresa que escolheu para ser sua seguradora de saúde.

Os documentos básicos solicitados são RG e CPF tanto do titular quanto dos dependentes que serão inclusos, certidão de casamento caso o plano inclua o cônjuge e comprovante de residência.

2.      Contratação com corretor de seguros

Os corretores são pessoas autorizadas pelos planos de saúde a vender os serviços que as empresas oferecem.

Habitualmente os corretores podem atender na sua casa, ou seja, não é necessário ir à empresa ou a um escritório para fazer a contratação.

Um dos benefícios em se contratar com um corretor é que normalmente eles vendem planos de diversas empresas. Dessa forma, ele poderá dar orientações sobre os detalhes do atendimento de cada plano de saúde e ajudar o idoso na hora da escolha.

Procure sempre corretores com referências para evitar possíveis problemas e fraudes.

3.      Contratação pela internet

Atualmente é possível fazer um plano de saúde pela internet.

Procure as empresas que atendam suas necessidades, e acesse o site de cada uma delas. Nos sites são fornecidos detalhes dos planos que a empresa oferece, além dos valores cobrados.

Caso esteja de acordo, a contratação se dará diretamente pelo site da empresa, com o envio dos documentos necessários digitalizados.

A cobrança pode ser por débito em conta ou boleto bancário, que chega na casa do segurado.

Plano de saúde para idosos

Cuidados na escolha do plano de saúde

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na escolha de um plano de saúde para idoso.

É sempre bom ter em mente que algumas dessas escolhas podem deixar o preço do plano mais alto ou mais baixo, por isso verifique com cuidado a verdadeira necessidade, sua e dos seus dependentes.

1.      Atendimento quarto x atendimento enfermaria

Esta é uma informação muito comum nos planos de saúde, mas as pessoas podem não entender a diferença.

Nos planos com intenção no quarto, o paciente terá atendimento em um espaço exclusivo para si. Normalmente esse espaço inclui banheiro privativo e os horários de visita são mais flexíveis.

Já na internação em enfermaria o paciente irá dividir um quarto com outras pessoas, e os horários de visita podem ser mais rígidos.

Os planos com acomodação quarto costumam ser mais caros do que os com acomodação enfermaria.

2.      Cobertura nacional x cobertura regional

As coberturas dos planos de saúde podem ter abrangência em todo o Brasil, ou apenas na região em que o idoso reside.

Os planos regionais costumam ter valores menores quando comparados aos planos nacionais.

Na hora de escolher é importante levar em consideração se o idoso costuma viajar muito para regiões diferentes. Se este for o caso, a cobertura nacional é a melhor escolha.

Além disso, numa eventual necessidade de atendimento em hospitais de referência, que ficam fora do estado onde o idoso reside, o plano nacional também é a melhor alternativa.

3.      Plano fixo x plano com fator moderador

O fator moderador é uma modalidade de plano de saúde onde o segurado paga um valor menor de mensalidade todos os meses, mas precisará pagar um valor adicional quando precisar fazer uma consulta, exame ou internação.

Este tipo de plano só é recomendado caso a utilização seja baixa, pois as tarifas cobradas para cada serviço prestado podem ser altas.

No plano fixo, o idoso pagará um valor maior na mensalidade, mas terá direito a todos os serviços sem pagar nada a mais por isso.

O plano de saúde para idoso é uma excelente opção para aqueles que querem ter segurança quanto ao atendimento médico, e não depender do atendimento público, que muitas vezes pode deixar a desejar.

É importante que o interessado pesquise as empresas que oferecem o serviço, reclamações e coberturas, para garantir que receberá um atendimento adequado, já que este é um serviço bastante caro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações