Empréstimo Consignado INSS: O que você precisa saber

Veja como funciona o Empréstimo Consignado para aposentados e pensionistas do INSS

0

Empréstimo Consignado INSS. Você saber o que é? Como conseguir?

Pagar dívidas, colocar em dia contas atrasadas, ajudar alguém da família, ou quem sabe realizar uma viagem que você sempre sonhou?

Hoje, para os aposentados e pensionistas do INSS, realizar qualquer uma dessas necessidades é muito mais simples, com o Empréstimo Consignado INSS.

Conheça aqui todos os detalhes de como funciona essa modalidade de empréstimo, para evitar fraudes e conseguir alcançar seus objetivos.

Empréstimo Consignado INSS: o que é?

O Empréstimo Consignado INSS é um empréstimo pensado especialmente para aposentados e pensionistas. Com ele é possível ter as parcelas devidas debitadas diretamente do seu benefício.

Hoje, os aposentados são responsáveis pela renda de 5,7 milhões de lares no Brasil.

Isso mostra que esta parte da população é muito importante para a economia do país, por isso esta modalidade de empréstimo é muito solicitada.

Entre Janeiro e Maio de 2018, 30,2 milhões de aposentados fizeram um empréstimo consignado no Brasil, o que reforça que este é um processo seguro e vantajoso.

Empréstimo consignado na aposentadoria
Fazer um Empréstimo Consignado INSS é algo relativamente simples

Quanto é possível pedir emprestado?

Segundo as normas do próprio INSS, o valor da parcela do empréstimo que será descontada não pode ser superior a 30% do valor do benefício recebido por mês.

Ainda se pode comprometer mais 5% do benefício com um cartão consignado. Para saber como conseguir um cartão de crédito para aposentados, clique aqui.

Além disso, o tempo de parcelamento não pode ser superior a 72 meses. Logo o valor que pode ser solicitado vai depender desses dois fatores.

Supondo que o valor do benefício seja de R$ 1000,00, o valor máximo a ser pago por mês, somando todos os empréstimos, é de R$ 300,00, nos casos em que se tenha apenas empréstimos consignados (sem cartões consignados).

Qual é a taxa de juros do empréstimo consignado?

A taxa de juros máxima de um Empréstimo Consignado INSS é de 2,08% ao mês. É importante ressaltar que essa taxa já inclui todos os custos da operação, o chamado custo efetivo.

Apesar disso, no mercado é comum encontrar taxas melhores do que a máxima. O interessado deve pesquisar entre os bancos e procurar a melhor taxa!

A instituição financeira é obrigada a informar na contratação todas as informações sobre o contrato – taxa mensal, taxa anual, total a pagar, entre outros dados importantes.

Vale lembrar que é proibido às instituições financeiras cobrar Taxa de Abertura de Crédito (TAC) no empréstimo consignado.

Porque o Empréstimo Consignado INSS é uma boa opção?

1.      O valor é descontado diretamente do benefício:

Você não corre o risco de atrasar as parcelas e ter que pagar juros e multas, pois os valores serão debitados diretamente do seu benefício.

2.      As taxas de juros são mais baixas:

As taxas cobradas neste tipo de empréstimo são mais baratas do que dos empréstimos pessoais comuns. Isso porque a própria aposentadoria é uma garantia de pagamento para a instituição financeira.

3.      Muitos bancos oferecem o serviço:

Muitas instituições financeiras diferentes oferecem este serviço ao aposentado e ao pensionista. Dessa forma é possível pesquisar e conseguir taxas ainda menores que o estabelecido pelo INSS.

4.      Sem consulta ao SPC e Serasa:

Como a aposentadoria é a garantia de pagamento, o empréstimo é liberado mesmo para quem tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Se a pessoa quiser ficar ainda mais tranquilo, poderá fazer um seguro de vida para aposentados.

Solicitar um empréstimo consignado INSS não é algo difícil

Como solicitar o Empréstimo Consignado INSS

Para solicitar o empréstimo consignado, é necessário apresentar, no mínimo, o RG e CPF do beneficiário.

Cada instituição financeira, no entanto, pode pedir outros documentos para complementar o cadastro.

Após a pesquisa das taxas e escolha da instituição, o beneficiário deve comparecer presencialmente para fazer o empréstimo.

O INSS não autoriza contratação por telefone!

O empréstimo só pode ser contraído em bancos no mesmo estado em que o beneficiário reside e recebe o benefício.

Além disso, o valor será creditado na conta em que o aposentado ou pensionista já recebe o seu benefício mensalmente.

Não é permitido depositar o valor em contas de terceiros.

Essas condições são colocadas pelo INSS para evitar fraudes e proteger os contratantes.

A liberação do crédito acontece, em média, entre 48h a 72h horas, dependendo de cada banco.

Como acompanhar o Empréstimo Consignado?

Após contratar o empréstimo, é importante acompanhar os pagamentos. Assim o beneficiário pode saber quantas parcelas ainda deve.

Também é importante saber quanto do seu limite de contratação está liberado, caso precise de um novo empréstimo.

O INSS disponibiliza no seu site uma ferramenta para fazer esse acompanhamento, o Extrato de Empréstimo Consignado, onde se pode consultar os prazos, pagamentos e margem disponível para novas contratações.

Caso você prefira, poderá também acessar o aplicativo Meu INSS, um programa onde você pode conseguir todo tipo de extrato do INSS sem precisar sair de casa. Clique aqui para saber como usá-lo.

Veja aqui: como consultar empréstimo consignado INSS

Benefício Loas Pode fazer Empréstimo Consignado?

Muitas pessoas que recebem o benefício assistencial LOAS tem dúvidas sobre a possibilidade de fazer um empréstimo consignado neste benefício.

Infelizmente, como explicamos aqui neste artigo, o benefício loas não poderá fazer este tipo de empréstimo.

Embora exista uma lei tramitando no Congresso Nacional com o objetivo de permitir a consignação de empréstimos nos benefícios assistenciais pagos pelo INSS, por enquanto nada foi aprovado.

Então para quem recebe este tipo de benefício, só resta mesmo aguardar!

Empréstimo Consignado FGTS

Se por algum motivo você não conseguir o sem empréstimo consignado INSS, existem outros tipos de empréstimos consignados que você pode conseguir!

Pode ser que o seu benefício do INSS esteja sem nenhuma margem para efetuar a operação financeira.

Desta forma, você tem a opção de fazer um empréstimo consignado FGTS. Clique no Link para saber mais.

Primeiramente você deverá fazer a consulta se possui saldo no FGTS.

Após isso, procure a Caixa Econômica Federal e veja a possibilidade de fazer o empréstimo utilizando o saldo do FGTS como garantia.

Mudanças no Empréstimo Consignado INSS

O INSS vem realizando uma série de mudanças nas regras do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto.

O objetivo das alterações é diminuir o enorme número de fraudes quem vem ocorrendo em larga escala nesta modalidade de crédito.

As novas regras limitam as atividades de marketing e assédio de bancos e financeiras que tem extrapolado os limites.

Infelizmente, é muito comum o cidadão receber propostas de empréstimos sem nem mesmo saber o resultado da sua aposentadoria.

Por este motivo, a partir de agora os benefícios do INSS vão ser concedidos com um bloqueio para efetuar este tipo de operação financeira por seis meses.

Caso o segurado queira fazer um empréstimo consignado antes deste prazo, vai ter que fazer um procedimento de autorização para o desbloqueio do benefício.

Para saber como desbloquear o benefício para fazer um empréstimo, clique no link.

Mas atenção: o desbloqueio só poderá ser feito pelo aposentado a partir de três meses da concessão do benefício.

Antes de três meses vai ser impossível contratar um empréstimo consignado.

Veja o excelente vídeo publicado no You Tube Pelo canal cidadão curioso e tire todas as outras dúvidas que você ainda tem:

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o Empréstimo Consignado INSS, pode encontrar o que se encaixa melhor nas suas necessidades e realizar seus objetivos!

Lembre-se, pesquise e procure sempre instituições em que você confie!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações