Chat INSS: entrar em contato com a Previdência

Muitas pessoas procuram alguns canais de comunicação com o Instituto Nacional do Seguro Social, também conhecido como INSS. Entre eles, um dos canais mais buscados é o chat INSS.

O INSS está passando por um processo de digitalização e, atualmente, oferece cerca de 90 serviços que podem ser feitos à distância.

Dessa forma, o INSS é a primeira instituição do Governo Federal com todos os seus serviços on-line. Isso, sem dúvidas, facilita a vida de muita gente!

Apesar de todo esse processo de digitalização, o chat INSS ainda não existe. Mas não se preocupe, pois ainda há uma série de opções caso você queria falar com o INSS!

Chat do INSS: formas de contato

Antigamente, o único caminho era ir até uma agência do INSS. Sair de casa, encarar uma fila e aguardar horas até o atendimento é cansativo. Entretanto, essa não é mais uma realidade!

Como não há um chat INSS, você pode entrar em contato com o órgão a partir de um dos seguintes canais:

  • Telefone
  • Ouvidoria
  • Agência
  • Aplicativo Meu INSS

Telefone

O Telefone do INSS é um dos canais de atendimento mais conhecidos e utilizados para realizar agendamentos, esclarecer dúvidas e obter informações.

O telefone para entrar em contato com o INSS continua o mesmo: 135.

Esse canal está disponível para o cidadão de segunda à sábado, das 07h às 22h. Não se preocupe, pois a ligação é gratuita e pode ser feita de todo o Brasil.

Lembre-se, apenas, que a ligação deve ser feita de um telefone fixo ou orelhão (se ainda houver algum por aí). Ou seja, ainda não é possível realizar essa chamada pelo celular.

Além do agendamento, é possível obter informações sobre:

  • Aposentadoria (por contribuição ou idade);
  • Aposentadorias especiais;
  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio acidente;
  • Outros benefícios.

Documentos necessários

Antes de entrar em contato com o telefone INSS, tenha certeza que você tem em mãos:

  • RG
  • CPF
  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Número do INSS

Durante a ligação, você precisará dessas informações para dar continuidade ao atendimento, ok?

chat INSS

Melhor horário para ligar no telefone INSS

Diferente das agências, você não precisará aguardar horas pelo seu atendimento. Dessa forma, não existe exatamente o melhor horário para ligar no telefone INSS.

São mais de 2,7 mil atendentes prontos para esclarecer dúvidas, fornecer informações e auxiliar cidadãos de todo o Brasil.

O importante, como dissemos anteriormente, é estar com toda a documentação em mãos. Isso irá, inclusive, agilizar o seu atendimento.

Ouvidoria

Uma das alternativas ao chat INSS é o canal de ouvidoria. Este é um dos canais mais eficientes do INSS e é importante, sobretudo, para o pós-atendimento.

Nesse canal, é possível fazer reclamações, dar sugestões, elogios, outras solicitações e até mesmo denúncia, em casos necessários.

A denúncia também pode ser feita por outros canais, como o telefone, correspondência e presencialmente.

Se você precisa fazer uma denúncia trabalhista, confira aqui um passo a passo completo.

Na agência

Apesar dos avanços tecnológicos e do processo de digitalização, ainda há quem ainda prefira e se sinta mais seguro ir até uma agência física.

A boa notícia é que, uma vez que os canais de comunicação foram ampliados, as filas para os atendimentos nas agências do INSS estão mais vazias.

Ao todo, no Brasil, são mais de 1500 unidades prontas para atender às diversas demandas dos cidadãos.

Para ser atendido em uma agência do INSS, é importante realizar o agendamento.

É possível, também, dirigir-se até a agência sem o agendamento. Nesse caso, é preciso chegar cedo e pegar sua senha, pois os atendimentos sem agendamento são bastante limitados.

Os cidadãos sem agendamento devem ser atendidos entre 7h e 13h.

Para quem quiser garantir seu atendimento, basta ligar no número 135 e realizar o agendamento. Não se esqueça de ter os documentos em mãos, até mesmo para realizar o seu agendamento.

Aplicativo Meu INSS

O Meu INSS é um dos aplicativos mais eficientes do Governo Federal. Essa ferramenta é muito segura e facilita bastante a vida dos segurados.

Você pode acessá-lo através do seu computador, notebook, tablet ou celular.

Através dela, é possível realizar agendamentos, obter informações sobre serviços, benefícios, realizar consultas e até mesmo solicitar um novo benefício.

Além disso, o cidadão também obtém as informações completas de toda a sua vida de trabalho, tais como:

  • Contribuições;
  • Empregadores;
  • Tempo de serviço;
  • Períodos trabalhados;
  • Entre outras informações.

Para fazer o cadastro é muito simples: basta acessar o site do Meu INSS, selecionar a opção criar nova conta e preencher os dados solicitados, como:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Estado de nascimento

Em seguida, será necessário responder cerca de cinco perguntas simples sobre o histórico previdenciário do cidadão e também sobre o seguro desemprego.

Quase tudo pronto! Após finalizar o seu cadastro, você receberá um e-mail com um código de acesso que deverá ser substituído por uma senha com, no mínimo, 9 caracteres. Sua senha deve conter, pelo menos, uma letra maiúscula e um caractere especial, como #@$%.

Ao validar a sua conta, basta acessar o site e encontrar as informações necessárias ou realizar as solicitações desejadas.

Agendamento INSS

Uma pergunta muito comum sobre o atendimento do INSS é como o agendamento dever ser feito.

Esse agendamento, ao contrário do que parece, é muito simples de ser feito.

Basta ligar para o telefone 135 com os documentos informados anteriormente e o próprio atendimento digital apresentará as orientações para realizar o agendamento.

Também é possível fazer esse agendamento pela internet, através do Meu INSS.

Na ferramenta, você precisa selecionar a opção “agendar”. Você será redirecionado para outro link, onde deverá preencher seu nome, cpf, data de nascimento e fazer a validação do Google.

Selecione a opção “novo requerimento” e escolha o tipo de agendamento que você pretende realizar.

Insira seu telefone e e-mail, além de anexar as documentações para a análise do seu pedido, caso seja necessário.

Por fim, basta escolher o horário e a localização em que deseja realizar o seu atendimento. Você pode filtrar por CEP, cidade ou, se estiver pelo celular, através da “minha localização” (GPS).

Depois dessa filtragem, você seleciona a agência com vaga disponível e confirma o agendamento.

Qualquer dúvida, entre em contato através do 135. Um atendente estará pronto para auxiliá-lo!