Educação Previdenciária de Qualidade

Como Consultar o Extrato e Sacar o FGTS

Veja uma maneira simples e prática para ter acesso ao Extrato do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício concedido aos trabalhadores de carteira assinada que são demitidos sem justa causa.

Esse benefício é acumulado a partir dos descontos mensais que são feitos no momento do pagamento, e somente pode ser acessado após a demissão. Caso você tenha sido demitido a mais de 3 anos sem justa causa veja Como consultar e sacar fgts inativo.

Ainda assim, ele pode ser consultado a qualquer hora, mesmo que o trabalhador não possa sacar ou fazer uso dele.

Se você deseja saber como consultar FGTS, nós explicamos aqui, continue lendo.

Passo a Passo para consultar o FGTS

A consulta do FGTS é feita diretamente no site da Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo pagamento desse benefício. Para fazer a consulta você deve:

  • Acessar o site da Caixa pelo caixa.gov.br
  • Clique em serviços e depois em FGTS
  • Caso tenha cadastro coloque seus dados e clique em consultar

Na página seguinte será mostrado o saldo que você tem em conta, quando foi depositado e se está disponível para ser sacado. Caso você ainda tenha vínculo empregatício e esteja trabalhando, não é possível sacar o valor do FGTS.

Além disso, em casos de pedido de demissão o trabalhador também não pode sacar o FGTS, mesmo que o valor esteja disponível para consulta.

Consultar FGTS

Como cadastrar extrato do FGTS

Se você ainda não possui cadastro no site da Caixa para consultar FGTS pode fazer ele rapidamente, pois só precisa de cadastrar uma senha e preencher um questionário. Com seu CPF e senha de internet você pode acessar sempre que desejar o seu saldo e o extrato completo.

O cadastro só precisa ser feito uma vez, e depois você pode acessar a sua conta rapidamente nas próximas consultas. Para se cadastrar você precisa de:

  • Acessar o site da caixa
  • Clique em FGTS
  • Selecione a opção ainda não tenho cadastro
  • Informe o seu número do CPF
  • Número do NIS
  • Número do documento de identidade
  • E-mail válido
  • Telefone de contato
  • Cadastre uma senha

Pronto, agora você só precisa voltar a página de consulta de FGTS e utilizar o seu número do NIS e senha cadastrada para acessar sua conta e ter acesso ao seu extrato completo do FGTS.

Consultar Extrato completo FGTS

Na hora de fazer a consulta do FGTS você tem duas opções, a primeira é consultar FGTS com extrato simples, onde é informado os valores depositados naquele ano. E o extrato completo, onde você pode ver todos os depósitos feitos desde que você começou a trabalhar de carteira assinada e portanto desde que começou a receber.

No momento da consulta é possível ter acesso aos dados do empregador, os valores depositados todos os meses e também os valores referentes a juros pelo tempo que o dinheiro está na conta.

No final do extrato é mostrado a soma total com os valores que serão disponibilizados em caso de rescisão de contrato de trabalho. Esse valor é o que o empregado terá direito a receber em caso de uma demissão sem justa causa.

Não consigo consultar FGTS

Existem alguns casos onde não o trabalhador não consegue consultar FGTS, mesmo tentando todos os passos ensinados acima.

Isso pode estar relacionado com algumas das seguintes situações:

  • Você não possui uma conta vinculada de FGTS
  • Seu saldo é igual a zero
  • Houve divergências nos seus dados no momento do cadastramento.

Caso o seu seja o último caso, ele pode ser resolvido pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Leve com você a sua carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência. Assim facilitará o atendimento e a resolução do problema.

Você poderá também consultar a Certidão Negativa do FGTS para saber se o seu empregador está depositando o valor mensal.

Como sacar FGTS?

Depois de consultar FGTS e caso ele esteja disponível para ser sacado, você só precisa de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o saque. Essa solicitação é aceita e em até 5 dias úteis o dinheiro está disponível na conta para ser retirado em qualquer caixa eletrônico.

No momento da solicitação do saque do FGTS leve com você a carteira de trabalho, documentos pessoais como o CPF e o RG, documento que comprove o fim do vínculo de trabalho.

Muitas pessoas também tem dúvidas sobre como consultar e sacar o FGTS de pessoa falecida. Se você quer saber mais sobre este assunto, clique no link e leia o artigo.

Extrato do FGTS

Os trabalhadores podem solicitar o saque do FGTS em caso de:

Existem também outros casos em que o FGTS pode ser solicitado, mas eles são específicos e necessitam de documentos complementares, como no caso de morte do trabalhador, invalidez.

Há também a possibilidade sacar o valor do FGTS em caso de aquisição de casa própria por meio de um dos programas da Caixa. Mas nesse caso um dos requisitos é que o empregado tenha no mínimo 3 anos de contribuição do FGTS e que não esteja ligado a nenhum outro tipo de financiamento.

Aproveite para consultar agora mesmo o seu FGTS e saber qual o valor que está disponível na sua conta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.