Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer?

Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer?

Afinal, se você se encontra nesta situação, então nós podemos te ajudar.

Embora a carteira de trabalho seja um documento bastante importante para o cidadão, no entanto, na maioria das vezes, depois que a empresa assina a sua carteira, é provável que você vá guarda-la em algum lugar em que provavelmente não vai se lembrar depois.

Portanto, se você perdeu sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), saiba que será possível recuperar o documento, além disso, resgatar os registros e consequentemente as informações de todos os seus empregos anteriores.

Então, vamos lá!

Antes de tudo, acompanhe a leitura até o final, e saiba exatamente o que fazer para recuperar a sua carteira de trabalho perdida.

Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer? – Utilidade do documento

A Carteira de Trabalho (CTPS), ou carteira profissional, é um documento obrigatório para toda pessoa que inicia a sua vida trabalhista, e pode ser feita a partir dos 14 anos de idade.

Ela contém informações sobre os registros de cada empresa que o cidadão trabalhou, além disso, tem os dados sobre a filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social, ou seja, o INSS, de cada pessoa.

Como solicitar a primeira via do documento?

A princípio, a CTPS pode ser feita em qualquer posto de atendimento credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), ou por exemplo, subdelegacias do trabalho.

Dessa forma, ela é gratuita e os documentos necessários para a emissão da 1ª via, são:

  • 02 fotos 3×4
  • Comprovante de residência
  • CPF
  • Documento de identificação

O que o registro na carteira de trabalho garante ao trabalhador?

Imagem de duas pessoas segurando uma Carteira de Trabalho.
Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer?

Primeiramente, você precisa entender a importância do registro na sua carteira de trabalho, pois através disso, será formalizada a sua relação com a empresa perante ao Ministério do Trabalho.

Comprovante de experiência profissional

Do mesmo modo, o registro em carteira representa toda a sua experiência ao longo da sua carreira profissional, além disso, lhe garante o direito de no caso de uma rescisão trabalhista, sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e receber parcelas do Seguro Desemprego.

E o que devo fazer se eu perder a minha carteira de trabalho?

Antes de mais nada, assim como você faz quando perde qualquer documento pessoal, é importante que você registre um boletim de ocorrência, informando a perda da sua CTPS.

Com a finalidade de facilitar todo este processo, já existe a modalidade de BO pela internet. No entanto, você deve se informar sobre o endereço eletrônico da delegacia virtual do estado em que você mora. Todo o processo é bastante simples e prático.

Solicite uma nova carteira de trabalho

Mas claro, que a sua dúvida ainda é: “Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer?”.

Logo depois que você fizer o Boletim de Ocorrência na delegacia virtual do estado que você mora, basta ir até o local onde você emitiu a primeira via do seu documento, que pode ser a Superintendência Regional do Trabalho, ou qualquer outra instituição que emita a CTPS na sua região.

Quais os documentos necessários para emitir a 2ª via?

Sobretudo, para solicitar a emissão da 2ª Via da sua Carteira de Trabalho, você vai precisar apresentar alguns documentos.

São eles:

  • Primeiramente, comprovante de residência com CEP (água, luz, telefone, gás, etc.)
  • Logo depois, documento de identificação original (RG ou CNH)
  • Comprovante de estado civil mediante a apresentação da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

Além disso, informações sobre a carteira de trabalho anterior

  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho perdida (por exemplo, cópia da ficha de registro do empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, além disso, extrato de PIS ou FGTS)
  • Por fim, Boletim de Ocorrência original

Agendamento online

Desde já, existe a possibilidade de agendamento de solicitação da emissão de 2ª via da sua CTPS através do site do Ministério do Trabalho.

Assim, faça o agendamento agora mesmo.

Quanto tempo demora para o novo documento ficar pronto?

Da mesma forma como foi feito no momento da emissão da primeira via, a segunda via poderá ser pega então na mesma hora, ou com dois dias de diferença.

Porém, coletar os dados dos registros dos empregos anteriores, será um pouco mais demorado.

Entretanto, o processo de emissão e retirada será bem rápido.

É possível recuperar os registros dos empregos anteriores?

Semelhantemente, para você recuperar os registros dos empregos anteriores, você vai precisar levar todos os documentos que foram necessários para a emissão da segunda via da sua CTPS.

Antecipadamente, vale lembrar que a superintendência só tem dados a partir do ano de 1976, além disso, nem sempre os empregadores enviam ao ministério as informações solicitadas sobre cada trabalhador da empresa.

Se sentir falta de alguma informação, procure o setor de RH da empresa.

Se acaso você sentir falta de alguma informação ou dado de alguma empresa que você tenha trabalhado anteriormente, procure diretamente o setor de Recursos Humanos dos antigos empregadores e peça então, que repassem as informações na sua nova carteira.

O número da minha CTPS vai continuar sendo o mesmo?

Sim. O número será o mesmo da CTPS que foi perdida.

Por isso a necessidade de você levar no dia da emissão da segunda vida da carteira de trabalho, um documento que comprove o número da carteira que você perdeu. Neste caso pode ser:

  • Rescisão de contrato
  • Declaração da empresa em papel timbrado
  • E número do CNPJ ou extrato do FGTS

Carteira de Trabalho Digital

Imagem de uma pessoa segurando um smartphone, com a tela do aplicativo Carteira de Trabalho Digital Aberta.
Carteira de Trabalho Digital

Já pensou em não passar mais por este problema de perder a Carteira de Trabalho?

Justamente para facilitar a vida do cidadão por exemplo, a Carteira de Trabalho Digital substituiu igualmente o documento de papel desde o dia 24 de setembro de 2019.

E como faço para emitir o documento digital?

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro que possui CPF (Cadastro de Pessoa Física), já possui então, automaticamente uma Carteira de Trabalho Digital.

Portanto, assim também não será necessário pedir a emissão do documento.

Siga o passo a passo

No entanto, para ter acesso a sua Carteira de Trabalho Digital, é preciso ter cadastro no sistema do governo.

Então, veja como fazer:

  1. Primeiramente, entre em acesso.gov.br
  2. Depois disso, informe seus dados pessoais, tais como: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento
  3. Logo depois, você será redirecionado para um questionário com 5 perguntas sobre toda a sua trajetória trabalhista
  4. Por fim você receberá uma senha temporária que vai precisar ser trocada no primeiro acesso

Assim após o cadastro, o documento já estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho digital (para Android e IOS), além disso no navegador pelo link do site Emprega Brasil.

Desde já as informações foram úteis para você?

Então, se você gostou deste artigo deixe seu comentário e, do mesmo modo compartilhe com seus amigos.

Além disso, é provável que você também tenha interesse em ler sobre a Tabela de Pagamento do INSS 2020, então leia o conteúdo disponível em nosso blog.