Como Consultar o FGTS

Veja neste artigo tudo que você precisa saber para consultar o seu saldo do FGTS e se programar melhor em uma eventual autorização para saque.

0

Se você é um trabalhador empregado pelo regime CLT deve saber que tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS. Desta forma, aprender a consultar o FGTS é fundamental para saber se existe algum dinheiro a ser retirado.

A consulta também informa ao trabalhador se o dinheiro está sendo depositado corretamente pela empresa. O Fundo de Garantia foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Quer conferir mais informações sobre o FGTS como quem tem direito, como realizar a consulta e como funciona o saque? Então confira nosso artigo até o fim e saiba mais detalhes.

Como consultar FGTS pelo site da Caixa

A consulta FGTS pode ser feita de várias maneiras. Para facilitar o acesso à informação, a Caixa disponibiliza alguns meios para que o trabalhador se informe sobre os valores disponíveis em sua conta.

Confira como consultar FGTS:

  • Acesse o site do FGTS em http://www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
  • Insira o número do PIS que você deseja consultar. Em seguida, clique em “Cadastrar Senha”, marque o captcha indicando que você não é um robô, leia o regulamento e clique em “Aceito”;
  • Depois dos processos acima, faça o seu cadastro preenchendo os campos com as informações solicitadas. Nesse momento tenha em mãos o seu Título de Eleitor;
  • Para finalizar, crie uma senha de até 8 caracteres e confirme. Será enviado uma notificação de que o seu cadastro foi criado.

Como consultar FGTS pelo aplicativo

O passo a passo apresentado acima traz a opção de consulta através do site da Caixa. Mas também é possível fazer todo o processo pelo Aplicativo do banco. Confira abaixo.

  • Faça o download do aplicativo FGTS na Play Store;
  • Depois de instalado o App no seu celular, clique para executá-lo;
  • Na tela inicial, clique em “Primeiro Acesso”;
  • Leia o contrato e clique em “Aceitar”;
  • Agora, informe o número do seu NIS e clique em “Continuar”;
  • Preencha o formulário com seus dados pessoais e clique em “Próximo”;
  • Para concluir o processo, crie uma senha e aperte em “Cadastrar”.

Depois de ter feito o procedimento de preferência, você já pode consultar o seu extrato do FGTS. Na tela inicial, é só preencher o campo do PIS, incluir a senha que você criou no cadastro e clicar em OK.

Com o objetivo de te deixar ainda mais informado sobre o seu Fundo de Garantia, a Caixa também oferece o serviço gratuito de envio de mensagens via SMS. Assim, você recebe todos os meses informações sobre os depósitos e o saldo atualizado do seu FGTS.

Outra forma de receber o extrato do FGTS é em seu endereço residencial, a cada 2 meses. Se não estiver recebendo o extrato ou o SMS, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da Caixa ou se preferir, pelo número 0800 726 01 01.

Quem tem direito de receber o FGTS?

Como já informado, todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, como também trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

O valor depositado na conta dos trabalhadores é de 8% do valor bruto do salário. Esse valor é depositado por todas as empresas que estão devidamente registradas na Receita Federal.

Como sacar o FGTS?

Para realizar o saque FGTS o trabalhador precisa atender condições determinadas pela Caixa. Veja algumas abaixo:

  • Demissão sem justa causa;
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão do contrato por extinção da empresa;
  • Aposentadoria;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente).

Acima, foram apresentadas apenas algumas das situações em que um trabalhador poderá sacar o FGTS em uma das agências Caixas ou Casa Lotérica. Todas as condições para a realização do saque podem ser conferidas, detalhadamente, no site da Caixa.

É importante saber que, para realizar o saque, é preciso fazer o seguinte:

  • Consultar FGTS pelo CPF através do site da Caixa ou pelo aplicativo;
  • Ao verificar que há um valor a ser recebido, então será necessário ir até uma agência com o seu cartão cidadão em mãos;
  • Ao chegar no local, vá até a atendente e informe que deseja fazer a retirada.

O saque dos recursos de valor até R$ 1.000,00 (mil reais) poderá ser realizado em um terminal de autoatendimento, nas casas lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui, com uso do cartão do cidadão e senha. Para valores superiores o saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

O FGTS é um direito e, além de favorecer os trabalhadores que possuem contratos de trabalho formais, também financia programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, que beneficiam a sociedade, em geral, principalmente a de baixa renda. Não deixe de fazer sua consulta FGTS.

Para mais informações sobre o seu saldo, acesse: https://www.consultasaldo.com.br/.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, por favor, deixe um recado para que possamos responder o mais breve possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações