Advogados Trabalhistas: saiba a importância de usar softwares jurídicos

Se você é advogado e milita na área trabalhista, precisa conhecer as vantagens de utilizar a tecnologia a seu favor

0

O uso de softwares jurídicos para advogados trabalhistas é uma tendência que vem ganhando destaque na área nos últimos meses e promete se tornar regra nos próximos anos.

A razão desse sucesso é simples: os programas e aplicativos jurídicos aumentam a produtividade do advogado, que passa a ganhar mais causas e gerenciar melhor sua carteira de clientes.

Se você não conhece a tecnologia e não sabe como ela pode ajudar no seu trabalho, este artigo é para você. Confira abaixo as principais razões de usar softwares jurídicos no seu dia a dia!

Softwares jurídicos ajudam no controle de prazos

Cada processo trabalhista conta com um procedimento e uma sequência de ações diferentes. Cada etapa do caso envolve diferentes prazos para que se apresentem documentos e recursos.

Quem trabalha com isso sabe como pode ser fácil se perder entre as muitas datas em cada processo. Todavia, um erro ou descuido com os prazos pode gerar problemas sérios para os clientes e até perdas de casos.

Uma das funções dos softwares é melhorar a gestão de processos judiciais para que os advogados trabalhistas não percam nenhum prazo para seus clientes.

Isso faz com que a taxa de ganho de causa suba, levando a produtividade do profissional para cima também.

Organização dos clientes dos advogados trabalhistas

Os advogados trabalhistas da velha-guarda tinham armários e armários com pastas e documentos sobre cada cliente ou cada caso. Hoje em dia, como é tudo digital,  não precisa mais ser dessa forma.

Todavia, ainda é necessário armazenar e organizar os muitos arquivos referentes a cada cliente do escritório.

Os aplicativos para advogados ajudam com esse trabalho, criando pastas e organizando cada cliente e cada caso com facilidade. Assim, quando o advogado quiser acessar algum documento ou informação, terá tudo disponível com um clique.

É importante que os advogados trabalhistas modernizem os seus escritórios

Gestão de pagamentos e financeiro fica mais fácil

Os advogados trabalhistas que atuam por conta própria em seu escritório precisam, além de conhecer a Lei, ter noções e competências administrativas.

Isso pode não ser fácil, porém. É relativamente comum ver grandes advogados sofrerem com a administração financeira dos seus próprios escritórios.

Os softwares para advogados ajudam a controlar o fluxo de caixa do escritório, os pagamentos dos clientes e o registro da saída de dinheiro para os casos, refeições e outros gastos.

Assim fica mais fácil fazer a gestão financeira e garantir que o bom trabalho feito no escritório dará frutos monetários.

Inteligência Artificial é usada para sugerir ações

Até o momento, listamos algumas funções básicas que diferentes programas jurídicos realizam. Todavia, existem algumas vantagens que levam certos aplicativos para outro nível.

O melhor software jurídico é aquele que usa de recursos de Inteligência Artificial para auxiliar o trabalho de advogados trabalhistas.

Por exemplo: suponha que no último ano você atendeu 35 profissionais que não tiveram a carteira assinada pelos contratantes.

Nesses 35 casos, você fechou um acordo extrajudicial e entrou com a homologação desse acordo no tribunal.

No 36º caso, o sistema já vai oferecer os modelos ou templates dos acordos extrajudiciais automaticamente, assim que você registrar o cliente. Dessa maneira, você poupa tempo e o trabalho fica mais eficiente.

Os softwares fazem atualização constante dos processos

Os melhores programas jurídicos contam com uma função muito interessante: eles puxam automaticamente cada novidade publicada em cada caso em que o advogado trabalhista atua.

O mais legal dessa função é que ela trabalha com o número de registro do advogado na OAB. Assim, o programa garante que apenas os seus casos serão capturados pelo sistema, sem confundir com homônimos ou ter outros problemas.

Dessa maneira, não é preciso entrar no sistema do Judiciário para conferir se houve algum desenvolvimento nos seus processos. O próprio software se comunica com o sistema automaticamente e entrega essa informação em tempo real para você.

Isso faz com que você seja informado das decisões judiciais ou desenvolvimentos nos seus processos em tempo real e tenha mais tempo para preparar documentos e estratégias.

Os programas garantem a segurança dos dados

Advogados trabalhistas têm uma preocupação especial com a segurança dos dados dos seus clientes.

Afinal, ali estão reunidas informações sensíveis sobre grande parte das empresas do Brasil, além de dados financeiros privados, como salários, indenizações e outros.

Se a informação que um cliente recebeu uma indenização de R$ 500 mil vaza, por exemplo, ele pode ficar em risco pela sua segurança.

Ao mesmo tempo, acordos extrajudiciais normalmente incluem cláusulas de sigilo, então um vazamento poderia configurar como quebra de acordo e gerar um novo processo.

Por isso é importante preservar a segurança dos dados do seu escritório de advocacia. Se você tem um sistema próprio, está em risco a não ser que ele não esteja ligado à Internet.

Isso porque a maioria dos escritórios ainda usa as proteções básicas do Windows, que são quebradas por hackers e dependem de hábitos de segurança por parte dos advogados.

Já os melhores softwares jurídicos guardam os documentos na nuvem, usando sistemas de segurança avançados, envolvendo criptografia de dados.

Isso faz com que os documentos dos seus clientes estejam mais seguros e protegidos do que se você os mantivesse no seu computador.

Preenchimento automático de dados em documentos

Apesar da velha máxima de que cada caso é um caso, existem muitos processos que compartilham várias características.

Se os processos não são semelhantes, pelo menos os procedimentos, petições e documentos gerados pelo advogado tendem a ser.

Por exemplo, um contrato estabelecido com o cliente tende a ser o mesmo, só alterando as informações de cada pessoa.

Os softwares jurídicos aproveitam isso para facilitar a vida dos advogados. Uma vez cadastrado o cliente, ele usa essa informação para preencher automaticamente os documentos necessários naqueles casos.

Assim, em vez de perder tempo fazendo o preenchimento manual, você pode solicitar que o programa faça isso com um clique e poupar muito tempo na sua rotina.

Como ficou comprovado, um software jurídico ajuda a melhorar a qualidade do trabalho de advogados trabalhistas.

Com o auxílio dos programas, o profissional não perde prazos, tem maior organização e controle financeiro, mais segurança na informação e ainda usa Inteligência Artificial para aprimorar sua atuação.

Se você se interessou em usar um programa para advogados no seu dia a dia, conheça as vantagens de usar o software da SAJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações