Segunda via do Cartão cidadão: veja como pedir!

Veja neste artigo todos os detalhes de como fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão

0

O cartão cidadão é hoje uma das maneiras mais simples de se ter acesso aos benefícios sociais e trabalhistas concedidos pelo governo.

Afinal, além de ser de fácil aquisição, é também uma maneira bastante viável e segura de recolher seus benefícios.

Mas, e quando, por qualquer motivo, esse cartão é extraviado?

Será que é possível solicitar um novo documento?

A resposta é sim; porém, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes.

Por isso, convidamos você, caro leitor, a conferir esse conteúdo único e exclusivo sobre o assunto.

Não deixe de conferir!

Segunda via do Cartão Cidadão: Como é o procedimento para solicitar?

Você perdeu seu cartão ou, até mesmo, teve seu documento subtraído. E agora, o que fazer?

Primeiro, fique tranquilo! Pois, como você bem já deve saber, esse não é um cartão bancário comum de crédito ou débito.

Isso quer dizer que uma pessoa qualquer não conseguirá utilizar o seu saldo retido, a não ser, obviamente, que ela tenha acesso a sua senha.

Mas, ao perceber que não mais está em posse do seu cartão cidadão, realize imediatamente o cancelamento do mesmo.

Você pode solicitar esse serviço através do telefone 0800-726-0207 ou, igualmente, indo pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Já para quem mora no exterior, é importante buscar postos locais onde esse serviço é prestado.

Geralmente essa demanda é suprida nos postos das redes consulares brasileiras disponíveis em diversas localidades do mundo. Para maiores informações, acesse a página do Itamaraty.

Entretanto, caso você tenha sido vítima de um furto ou roubo, é aconselhável que  procure um posto policial e faça um boletim de ocorrência (BO).

Esse documento será importante tanto na hora de solicitar a segunda via do cartão quanto para outras comprovações, caso necessário.

Ainda, é importante lembrar que o cancelamento do cartão não gera taxas, ou seja, é totalmente gratuito. E, tampouco interromperá o direito ao recebimento do seu benefício, certo?

Nesse caso, a única desvantagem é que o usuário necessitará ir pessoalmente fazer o recolhimento do valor em uma agência. Ou, nos casos específicos, o seu representante legal.

Mas isso, é claro, somente até a aquisição da segunda via do seu cartão, que é fácil e rápido de se solicitar. Quer ver?

Segunda via Cartao cidadao

Saiba o que é necessário para a segunda via do seu cartão

Solicitar a segunda via do cartão cidadão é um processo muito simples e que, como dito anteriormente, pode ser realizado tanto via telefone quanto de forma presencial.

Nas duas opções, é preciso apenas se atentar ao seguinte:

  • Por telefone: basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Caixa e solicitar a emissão da segunda via. Informe o motivo do pedido e tenha em mãos o número de documentos como identidade, CPF e PIS/PASEP.
  • Pessoalmente: vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicite a reemissão do cartão cidadão. Para tal, você deverá possuir em mãos comprovante de endereço, documentos de identificação e carteira de trabalho.

No caso de roubos ou furtos, leve também o Boletim de Ocorrência, pois, apesar de não ser obrigatório, ele pode proteger você no caso de alguém desconhecido ter sacado o valor indevidamente.

Em média, o cartão cidadão chegará em 15 dias no endereço cadastrado.

Por fim, é só redefinir uma senha através dos canais de SAC da Caixa ou presencialmente em alguma agência do banco.

Mas não se esqueça de que sua senha é individual e intransferível, certo? Logo, não compartilhe com ninguém, seja quem for. Como já dizia o velho ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.

Após desbloquear e habilitar o seu cartão, é só fazer uso dos seus benefícios. Lembrando que o saque pode ser feito diretamente em um caixa eletrônico ou até mesmo em lotéricas.

E para quem optar pela utilização de lotéricas, é necessário estar portando também um documento de identificação oficial, válido e com foto.

E então, agora que você já sabe como solicitar a segunda via do seu cartão do cidadão, é hora de compartilhar essa importante informação com seus amigos e familiares.

Divulgue nosso link em suas redes sociais e nos ajude a difundir mais essa matéria de utilidade pública. Contamos com a sua colaboração!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação. AceitarMais Informações