Prazo de validade do RG

Prazo de validade do RG ainda é dúvida para muitos cidadãos.

Antes de mais nada, saiba que não existe por lei um prazo válido de vencimento para este documento, no entanto, depois de alguns anos você provavelmente vai começar a ter alguns transtornos quando precisar apresenta-lo.

Sob o mesmo ponto de vista, saiba que se o seu documento de identidade tiver mais de 10 anos, por exemplo, é provável que ele não seja mais aceito em alguns lugares.

Além disso, se o seu RG for antigo, você poderá ter alguma dificuldade para adquirir um imóvel, por exemplo.

Fique atento a validade dos seus documentos pessoais

Com o intuito de orientar nossos leitores, e desta forma, alertá-los para a importância de estarem atentos quanto ao prazo de validade de seus documentos pessoais, então nós preparamos este artigo.

Acompanhe a leitura até o final e saiba quando será necessário renovar o seu RG, além disso, outros documentos importantes também, tais como: Passaporte, CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e além disso CPF.

Então, vamos lá.

Prazo de validade do RG: o que é Registro Geral do cidadão?

Por mais que o RG seja um documento usado constantemente, algumas pessoas ainda não sabem a sua importância, é provável, que também não saibam que o significado da sigla seja Registro Geral.

Portanto, cada cidadão possui um número pessoal e intransferível de RG.

O documento mais importante de uma pessoa

Só para exemplificar, o Registro Geral é como se fosse o documento “mãe” de cada pessoa, pois é a partir dele que será possível tirar a maioria de todos os outros documentos.

O seu documento de identidade tem sua foto, sua digital e informações pessoais tais como:

  • Seu nome completo
  • Nome da mãe
  • Nome do pai
  • Data de nascimento
  • Região onde nasceu
  • Seu número de cadastro de Pessoa Física (CPF) nos documentos mais recentes

RG tem prazo de validade?

Apesar de vários outros documentos pessoais terem um prazo de validade, o RG, no entanto, não tem.

Todavia como finalidade do Registro Geral é a identificação do cidadão, é importante estar atento às informações que estão neste documento.

Em quais situações o meu documento pode ser negado por ser muito antigo?

Para exemplificar, separamos 4 situações em que seu RG poderá ser negado por causa do seu prazo de validade. São elas:

1 – Alteração de dados

Se você mudar de nome quando se casar, por exemplo.

2 – Documento visivelmente estragado

É provável que se o seu documento for antigo, consequentemente ele vai estar amassado, rasgado, além disso algumas informações já podem estar apagadas.

Assim sendo poderá comprometer a verificação de sua autenticidade.

3 – Características físicas alteradas (Foto)

Uma criança segurando o seu RG (identidade) na mão. Prazo de validade do RG.
RG emitido ainda quando se é criança

A menos que você tenha a fórmula da juventude, de acordo com o passar dos anos, consequentemente as suas características físicas também serão alteradas. Não é mesmo?

Dessa forma a foto é um dos quesitos mais importantes para a sua identificação, então o documento pode ser negado quando as características físicas do titular gerarem algum tipo de dúvida.

A saber situação bastante comum de acontecer quando se tira o RG quando se é criança, por exemplo.

4 – Mudança significativa na grafia da sua assinatura

Sob o mesmo ponto de vista da situação acima, se você emitiu o seu RG quando era criança, é provável que a sua grafia (letra) também já não seja mais a mesma.

Portanto, se essa mudança gerar dúvidas na hora de comparar a sua assinatura atual com a do seu documento de identidade antigo, provavelmente o seu documento será negado.

Emita a segunda via caso o prazo de validade do esteja no limite

Se acaso você perceber que precisa urgentemente emitir uma segunda via do seu RG, o processo será bastante simples, e você só vai precisar ir até o lugar indicado para a emissão do documento, e apresentar então, os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4 originais e recentes
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado)
  • Boletim de ocorrência original ou cópia simples (caso você tensa sido roubado)
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa da 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG
  • Cartão do Cidadão original – do mesmo modo se você quiser que o número apareça no novo RG, além disso, poderá ser substituído por PIS ou PASEP

Vou precisar pagar para emitir a segunda via?

Sim. No entanto o valor pode variar de região para região, portanto se informe sobre o prazo de validade do RG e quanto é a taxa em sua cidade.

Prazo de validade de outros documentos

Assim sendo como citamos no início do nosso texto, outros documentos possuem prazo de validade, ao contrário do RG.

Portanto, confira quais são eles.

Passaporte

Com a finalidade de realizar viagens internacionais o passaporte é exigido nos aeroportos. Seu prazo de validade é de 10 anos. Além disso, o documento não pode ser renovado, sendo assim quando sua validade expirar será preciso fazer uma nova solicitação do documento.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Com o propósito de autorizar o cidadão a conduzir veículos, a CNH tem validade de 5 anos. No entanto, para condutores acima de 65 anos sua validade é de apenas 3 anos.

Documentos que a validade não expira

  • Título de Eleitor – em suma o documento é exigido para votar nas eleições e pode ser expedido por pessoas a partir dos 16 anos de idade. No entanto, o título poderá ser cancelado caso o eleitor não vote em três eleições consecutivas.
  • Carteira de Trabalho – documento que permite acesso ao mercado de trabalho a partir dos 14 anos de idade. Do mesmo modo o documento integra informações e cria um banco de dados que inclui, além dos dados do da própria carteira de trabalho, endereço, CPF, título de eleitor, além disso a CNH.
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física – em resumo o CPF é um documento emitido pela Receita Federal com o intuito de identificar os contribuintes por meio de uma numeração de 11 dígitos. Além disso pessoas de qualquer idade podem possuir CPF, inclusive recém-nascidos.

Deixe seu comentário e compartilhe as informações

Por fim se você gostou da leitura e agora já sabe qual é o prazo de validade do RG, então deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos.

Além disso, aproveite e leia também em nosso site tudo sobre Benefício Social Familiar.