Quarta Feira de Cinzas é Feriado?

Quarta-feira de cinzas é feriado?

Em época de carnaval, esta é uma dúvida extremamente comum entre as pessoas: afinal, quarta-feira de cinzas é feriado?

Infelizmente, ao contrário do que muitos pensam, quarta-feira feira de cinzas não é feriado.

Neste ano de 2019 a quarta-feira de cinzas cairá justamente no dia 06 de Março, dia em que o expediente bancário estará retornando.

Quarta feira de cinzas:um dia “meio feriado”

É uma questão cultural o fato de quarta-feira de cinzas o expediente na maioria das empresas e repartições começar apenas a partir do meio dia.

O INSS por exemplo só começará a funcionar a partir das 14 horas, e mesmo assim apenas para os segurados que tiverem feito um agendamento prévio.

Por outro lado, os Bancos começam o seu expediente a partir do meio dia, sendo que as contas e boletos vencidos nos dias anteriores deverão ser pagos na quarta.

Por que o nome “Cinzas”?

Esta data é carregada de simbolismo e significa uma mudança na forma de viver do ser humano, que deve se lembrar da fragilidade da condição humana.

Normalmente, os católicos costumam iniciar a quaresma a partir da quarta feira, assim, é uma data também de cunho religioso.

Embora seja muito estranho um dia só ter meio período “útil” a quarta-feira de cinzas nunca foi decretado feriado, ficando a tradição de só se trabalhar a partir do meio dia.

É muito comum a quarta-feira depois do carnaval ser declarada como ponto facultativo em muitas repartições públicas.

Desta forma, antes de sair de casa para resolver alguma coisa, é importante se informar sobre o funcionamento do órgão em questão, evitando-se assim perda de tempo e de dinheiro.

Se você for ao Banco, por exemplo, lembre-se que o atendimento será apenas a partir do meio dia, enquanto o INSS abrirá depois a partir das 14.

A Quarta-feira de cinzas tem expediente bancário a partir do meio dia.

Carnaval é feriado nacional?

Muitas pessoas pensam de forma errada que o período de carnaval é feriado nacional e desta forma não precisam trabalhar.

É importante você saber que não existe nenhuma lei nacional decretando qualquer dos dias do carnaval como feriado nacional. 

O que ocorre é que cada município pode, de acordo com a sua possibilidade, decretar o feriado de carnaval, mas muito poucos o fazem.

Embora o carnaval e a quarta feira de cinzas não sejam feriados nacionais, por tradição muitas empresas e órgãos públicos acabam por dispensar os seus funcionários, cobrando o retorno ao trabalho apenas na quarta após o meio dia.

Mesmo sem ser feriado, os boletos e contas que vencem no período do carnaval podem ser pagos após a abertura dos bancos, na quarta-feira ao meio dia, sem a cobrança de juros.