Educação Previdenciária de Qualidade

Número do Benefício INSS: Para que Serve e como Consultar

Número do Benefício INSS é um assunto que causa muitas dúvidas entre os segurados.

Aqui neste artigo vamos tentar esclarecer de forma simples, para você entender o seu significado  e como consultar esse número.

Todas as pessoas que já recebem um benefício do INSS ou que deram entrada para receber tem um número de benefício.

Mesmo que o benefício seja negado, o INSS disponibiliza um número para identificar aquele pedido.

Se você ainda não é beneficiário, o número do benefício INSS é algo fundamental para você fazer o acompanhamento do seu pedido pela Internet.

Toda vez que uma pessoa dá entrada em um benefício do INSS, obrigatóriamente é gerado um número.

Normalmente, esse número é entregue ao requerente para que o mesmo possa acompanhar o andamento do pedido.

Esse acompanhamento poderá ser feito pelo telefone 135, pela internet ou diretamente em uma agência.

Em outras situações, pessoas que já recebem benefício do INSS há muito tempo possuem o número do benefício INSS.

É importante você saber qual é o seu  número do benefício INSS, pois somente com ele é possível realizar as mais diversas operações que envolvem o seu benefício.

Número do benefício INSS: o que Significa

O número do benefício é uma série de números que identifica a prestação recebida pelo segurado do INSS. É através dele que o INSS sabe quem recebe o quê.

Através desse número, o INSS poderá identificar o segurado e o respectivo tipo de benefício que cada um recebe junto à Previdência Social.

Considerando que muita vezes a pessoa não sabe o número do seu próprio benefício, é importante ter uma maneira prática e rápida de consultar esse dado.

Consulta número de Benefício INSS

Existem três formas para saber qual o seu número do benefício INSS.  Mas é importante destacar aqui que esse dado é absolutamente sigiloso.

Esse sigilo é justificável, pois alguém de má intenção poderá utilizar o seu número de benefício para forjar empréstimos consignados.

Portanto, todo cuidado é pouco. Procure não facilitar e nem divulgar esse número para pessoas desconhecidas.

Por ser um dado extremamente importante, o INSS dificulta um pouco o acesso a essa informação. Mas existem algumas formas de você conseguir saber de maneira mais simples.

Aqui vamos listar as formas mais fáceis e práticas de ter acesso ao seu número de benefício INSS.

Consultar o número do Benefício Pela Central 135

Consultar Número do Benefício INSS
Central 135 do INSS

A maneira mais simples de consultar o seu número de benefício é fazendo uma ligação para Central 135 do INSS.

A ligação é gratuita de telefone fixo, do celular é cobrado o valor de uma ligação Local.

Ao ligar, tenha  e mãos todos os seus dados, como CPF, carteira de identidade e demais documentos.

Quando ligar, escolha a opção de falar com uma atendente e assim que for atendido, solicite o número do seu benefício. Fique com caneta e papel em mãos para anotar.

Muitas pessoas estão tendo dificuldades em falar com a Central 135 do INSS devido ao grande número de ligações para este setor. Assim, sugerimos que você procure ligar em horários mais calmos.

Normalmente, a partir das 17 horas e nos sábados é bem mais fácil conseguir a ligação. Então se você está com dificuldades para falar com uma atendente, pode tentar nessas opções.

Meu INSS: Uma forma Simples de Consultar o Benefício

Número do Benefício INSS
Meu INS

Você poderá consultar o número do benefício de forma bem simples e prática através do portal Meu Inss. Se você já tem cadastro, é só entrar e pedir qualquer tipo de extrato.

Nesse extrato você poderá visualizar o número do benefício.

Caso você ainda não tenha cadastro no Meu INSS, poderá ver aqui um passo a passo para fazer o seu cadastro e ter acesso a diversas informações sem precisar sair de casa.

A vantagem em fazer o seu cadastro é que você terá acesso não só ao número do seu benefício, como também à Carta de Concessão do seu Benefício, histórico de créditos e de consignações.

Se você tiver dificuldade em fazer o cadastro no Meu INSS, poderá acessar um tira dúvidas bem completo do INSS para conseguir o seu acesso. Veja aqui.

Se quiser uma maneira ainda mais fácil de fazer esse cadastro, disponilizamos um vídeo compartilhado no Youtube para que você faça o seu cadastro sem problemas. Assista!

Consultar o número do Benefício diretamente em uma Agência

Outra opção prática é você se dirigir diretamente à uma agência do INSS e solicitar o seu número do benefício INSS.

Mas saiba que o INSS tem cada vez mais procurado automatizar o seu sistema de informações. Isso porque se espera queo segurado resolva tudo pelos canais remotos.

Ainda assim, quem tem dificuldade em acessar os serviços disponíveis na Internet poderá ir até a agência para obter os serviços.

No entanto, deixamos essa opção por último, devido às dificuldades para sair de casa e se dirigir até uma agência. Assim, caso você não consiga obter o seu número de benefício das formas anteriores, ir na agência seria o último caso.

Conclusão

Como você pode conferir, existem diversas formas de fazer a consulta do número do benefício do INSS. Cabe agora a você escolher a forma que mais lhe agradou e fazer a consulta.

Lembramos que o atendimento da Previdência Social é gratuito e dispensa intermediários.

Caso que queira saber como dar entrada em benefícios do INSS, então leia nossos artigos sobre  Salário Maternidade e Auxílio Doença.

você pode gostar também
1 comentário
  1. José Carlos Toda Diz

    Não estou conseguindo me cadastrar, Após preencher os dados e dar prosseguir, fica sem alteração no menu sempre dizendo aguardar…..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.