O salário mínimo na Alemanha é um assunto bastante comentado pelos brasileiros.

Não é nenhuma novidade que o país é um dos 10 melhores lugares para se viver no mundo. Além disso, a Alemanha dá show em desenvolvimento, e também é um dos melhores lugares da Europa para se viver.

Mas você sabe qual o valor do salário mínimo na Alemanha? Primeiramente saiba que a remuneração ocupa as posições mais altas do ranking de salários do velho mundo.

Por isso ter um emprego na Alemanha certamente parece ser um bom negócio, ou seja, é mais ou menos como “vencer na vida”.

No entanto, ganhar salário mínimo na nação germânica não é tão simples e garantido como aqui no Brasil.

Justamente para deixar a informação bastante clara para os nossos leitores, que vamos tirar todas as dúvidas.

Acompanhe então, a leitura até o final e fique por dentro de tudo sobre o salário mínimo no país.

Como funciona o salário mínimo na Alemanha

Notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros. Salário mínimo na Alemanha.
Salário mínimo na Alemanha

Não faz muito tempo que a lei que introduziu o salário mínimo aos trabalhadores alemães foi implementada. E quando usamos o termo “não faz muito tempo”, não estamos falando somente do ponto de vista histórico.

A lei do salário mínimo na Alemanha entrou em vigor durante o governo da atual premier Angela Merkel, mais especificamente no ano de 2015.

Ou seja, muitas décadas depois que o salário mínimo foi decretado no Brasil, por exemplo.

O princípio

No início o salário mínimo no país alemão era de 1360 (mil trezentos e sessenta) euros por mês, e a jornada era de 40 horas semanais.

Da mesma forma como é no Brasil, a remuneração é dividida por hora trabalhada. Isso significa então, que na época que entrou em vigor a nova lei, a hora de trabalho de um alemão que recebia salário mínimo era de 8,50 euros.

Reajuste em 2019

Assim também como ocorre no Brasil, no ano de 2019 o mínimo sofreu reajuste e agora então está em 1500 (mil e quinhentos) euros por mês.

Se convertermos este valor para o dinheiro brasileiro, isso equivale a R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais). Um valor bastante considerável não é mesmo? Surpreendentemente um trabalhador brasileiro levaria 6 meses para ganhar o que um trabalhador alemão ganha em 30 dias.

Base do cálculo

A base de cálculo do salário mínimo na Alemanha é feita por hora trabalhada. Porém, vale lembrar que existem contratos de 30 / 40 / x horas semanais. Portanto o valor final pode variar um pouco, pois depende do regime aplicado dentro de cada empresa.

Assim também como as regras e direitos que os trabalhadores estarão sujeitos.

Os problemas do salário mínimo na Alemanha

Consolidar a cultura de receber salário mínimo no país alemão, foi um dos principais problemas. Pois como citamos a lei é recente, e foi criada justamente para criar um novo hábito para os trabalhadores na Alemanha.

Antes disso, trabalhadores e empresas negociavam entre si os valores a serem pagos pelos serviços. No entanto, a prática ainda ocorre e é independente de ser mais ou menos que o salário mínimo estabelecido.

Como é o custo de vida na Alemanha?

Imagem de um carrinho de supermercado dentro do supermercado. Salário mínimo na Alemanha.
Custo de vida na Alemanha

Este é um ponto bastante importante para se levar em consideração. O custo de vida no país varia bastante de região para região.

Por isso, buscar oportunidades em locais que ofereçam os melhores salários e as melhores ofertas de emprego, pode significar um custo de vida mais elevado.

A princípio o salário mínimo na Alemanha parece ser bem atraente, no entanto, se colocar na ponta do lápis os recebíveis e os gastos, o número já não fica mais tão interessante.

Impostos

Para se ter uma ideia, um adulto solteiro e sem filhos que recebe um salário mínimo inicial de 8,84 euros por hora poderia levar, descontando todos os impostos sobre sua renda, algo em torno de R$ 4.700,00 (quatro mil e setecentos), ou seja, o equivalente a 1.150 (mil cento e cinquenta) euros.

O número pode parecer expressivo, porém não é extraordinário para o padrão de vida na Alemanha. Pois, soma apenas 14,50 euros a mais do valor que é considerado linha da pobreza no país.

Quais são os descontos do salário mínimo na Alemanha?

Assim como no Brasil, o salário de lá também está sujeito a descontos na folha de pagamento. Na Alemanha se desconta imposto de renda e seguro social.

Porém, se o trabalhador usar o veículo da empresa que ele trabalha, também é descontado do seu salário os gastos com este veículo. Além disso se o empregado for filiado a alguma religião, e se declarar parte de uma, o dízimo será descontado diretamente da folha.

Diferença de salário entre homens e mulheres

Infelizmente no país a desigualdade salarial entre homens e mulheres existe. Em alguns casos de determinadas profissões, a diferença pode alcançar até 10%.

Profissões com melhores salários na Alemanha

Na hora de fazer a pesquisa de salários na Alemanha, é importante levar em consideração a quantidade de horas trabalhadas, tamanho da empresa, tipo de contrato e cargo ocupado.

Separamos três profissões como exemplo:

  • Professor – por volta de 4 mil euros
  • Médico – entre 7 e 8 mil euros
  • Engenheiro – entre 5 e 6 mil euros

Quem não pode receber salário mínimo no país alemão?

Não é todo tipo de trabalhador que pode receber o salário mínimo na Alemanha. Portanto categorias como estagiário, jovem aprendiz, trabalho voluntário e menor de 18 anos, estão fora desta forma de remuneração.

Vale ou não vale a pena viver na Alemanha?

Com toda certeza sim!

Afinal, mesmo com todos os contratempos é possível viver muito bem com um salário mínimo no país.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o salário mínimo na Alemanha.

Por isso, se você gostou da leitura deixe seu comentário e compartilhe a informação com seus amigos.

Aproveite e leia também sobre o Salário Mínimo na França.