O que é o INSS Digital?

O que é o INSS digital? Visualizando essa nova plataforma digital do INSS chegamos à conclusão que o órgão tem se mostrado cada vez mais moderno, para auxiliar de forma justa o cidadão brasileiro. Mas, o que é INSS digital?

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social apresentou algo novo ao cidadão. Um meio que agiliza os processos nas agências e reduz o tempo de espera nos atendimentos dos assegurados.

O que antes levava semanas, tanto para segurados quanto aposentados do INSS, hoje, estes observam seus processos durarem apenas poucos dias previstos.

Com a chegada da Pandemia da Covid 19 e a necessidade da implementação do distanciamento social, o projeto INSS foi um tiro certeiro da Instituição, que saiu na frente quando o assunto é Home Office e atendimento digital.

Continue conosco e entenda melhor como funciona essa nova modalidade do INSS digital.

Afinal, o que é o INSS Digital?

O INSS Digital é um novo processo de atendimento com o fim de melhorar o fluxo dos processos do INSS aumentando assim a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

É digital porque se tornou eletrônico permitindo, por exemplo, que agendamentos, assim como concessões de benefício sejam realizados via Internet pelo segurado ou pela instituição que o representa.

Por outro lado, com a chegada da Pandemia, este projeto permitiu que milhares de servidores da Autarquia continuassem exercendo as suas funções em regime de home office, o que evitou maiores atrasos nas concessões de benefícios previdenciários e assistenciais.

O salário maternidade, por exemplo, é um benefício que já pode ser concedido de forma automática, através da internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Para isso basta acessar o site Meu INSS e fazer o pedido, ou ligar no telefone 135.

Se você quiser mais informações sobre como dar entrada no Salário Maternidade pela internet, criamos um artigo exclusivo sobre o tema, que poderá ser acessado aqui.

O que antes exigia a presença física do cidadão no brasileiro na agência mais próxima, gerando filas e lotação, com o INSS digital a garantia é que o segurado possa receber o mesmo atendimento tendo acesso a serviços diversos sem sair de casa.

Todos os canais vêm sendo digitalizados e através do INSS Digital, contribuintes podem encaminhar documentos para análise de forma digital e fazer requisições de benefícios previdenciários.

Com essa iniciativa não é mais necessário esperar horas em uma agência esperando por atendimento, nem mesmo esperar dias para oficializar a solicitação e mesmo ligar a todo instante para saber a respeito de um processo.

INSS pela internet
INSS Digital: Plataforma já é realidade na internet

Mas, como envio minha documentação do INSS pela internet?

Antes de enviar sua documentação você precisa saber que a plataforma INSS Digital se disponibiliza devido a um acordo de cooperação técnica. Sendo assim, é importante mencionar que:

Empresas, cooperativas, órgãos públicos e sindicatos podem representar trabalhadores e encaminhar documentações pertinentes a seus colaboradores de forma digital.

 Por enquanto, os requerimentos de benefício junto ao INSS podem ser feito através desse acordo de cooperação. Trazendo essa comodidade ao trabalhador impossibilitado de ir a uma agência sem precisar ausentar-se do trabalho.

Neste caso, não há preocupação da parte do colaborador. As entidades que o representam terão a responsabilidade de cuidar do envio de seus documentos.

Elas poderão dar entrada em diversos tipos de benefícios, como salário maternidade, por exemplo, ou mesmo pensão por morte, aposentadoria e revisões de benefício.

No entanto, existem casos em que segurados não estão ligados a uma empresa. Estes também podem enviar seus documentos via internet para um servidor direto da Previdência Social para que a mesma faça a análise.

Trabalhadores rurais são representados automaticamente pelo seu sindicato rural no INSS Digital. Enquanto trabalhadores autônomos podem inserir os documentos digitalizados diretamente na plataforma Meu INSS.

como funciona o INSS digital
INSS digital

Procedimentos do INSS pela Internet

Antes de comparecer pessoalmente em uma agência do INSS, procure se informar se o serviço não pode ser feito pela internet ou se precisa de agendamento para fazer o mesmo.

A cada dia, o INSS está reduzindo mais e mais os serviços que são realizados diretamente as Agências, devido a enorme falta de servidores que o órgão possui. Assim, para você não perder a sua viagem, é fundamental saber se realmente é preciso fazer o serviço pessoalmente no INSS. Ainda mais considerando que neste contexto de pandemia, a reabertura das agências está se dando de forma lenda e gradual.

Atualmente, grande parte dos extratos e certidões emitidas pelo INSS estão sendo disponibilizadas pelo site Meu Inss, como por exemplo:

Existem ainda outros serviços que devem ser feito totalmente online, como por exemplo:

Cadastrar Procuração para Receber o Benefício

Fazer a Transferência do Benefício de uma cidade para outra (TBM)

Mudar o benefício de Conta Corrente para Cartão Magnético e virce-e-versa

Após solicitar o serviço na internet, se for necessário o comparecimento do segurado em uma agência, este será convodado através de uma notificação de exigência.

Mas são poucas as situações que necessitam do comparecimento pessoal em um posto, portanto, fique atento e não perca a sua viagem!

Como cooperar com o INSS Digital?

Instituições interessadas neste novo modelo digital precisam procurar uma agência do INSS e direcionar-se ao gerente da mesma. Somente assim será possível formalizar qualquer acordo de cooperação.

Mais informações a respeito do INSS digital podem ser encontradas no site oficial (www.previdencia.gov.br) ou mesmo pelo contato telefônico para a Central 135.